Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Dias Toffoli quer explicações de juiz que cita astronautas em decisão de presa de Limeira

Ministro pede explicação "pela utilização de linguagem inadequada e, possivelmente, desrespeitosa"


Por Renata Reis Publicado 02/04/2020

A negativa de um desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo de prisão domiciliar, sob alegação de pandemia de coronavírus, a uma detenta de Limeira chegou ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Dias Toffoli. De ofício, ele instaurou na corregedoria do órgão um “pedido de providência” para esclarecimento dos fatos.

O teor da decisão do desembargador da 7ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça (TJ), Alberto Anderson Filho, repercutiu no meio jurídico. O desembargador disse que só três pessoas no mundo estão livres da contaminação do coronavírus neste momento: os três astronautas que estão na estação espacial internacional. Para o desembargador, a Covid-19 tem sido alegada de forma tão indiscriminada que sequer mereceria análise detalhada.

A Educadora mostrou a decisão na íntegra mais cedo.

Ao instaurar o procedimento, Dias Toffoli pede explicação pela utilização de linguagem inadequada e, possivelmente, desrespeitosa em relação ao impetrante e à paciente (presa). O desembargador deverá prestar esclarecimentos à Corregedoria Nacional de Justiça, no prazo de 15 dias após notificação.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.