20 de junho de 2019

Dia D de vacinação contra gripe acontece neste sábado em Limeira

Postos ficarão abertos neste sábado (4), das 8h às 17h


Por Nani Camargo Publicado 03/05/2019
Brasília – Alunas do Centro de Ensino Fundamental 25, em Ceilândia, são vacinadas contra o papiloma vírus humano – HPV (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, promove neste sábado (4), o primeiro “Dia D” de vacinação contra a gripe. Ao todo, 15 Unidades Básicas de Saúde e a sede da Divisão de Vigilância Epidemiológica ficarão abertas, das 8h às 17h, para vacinar a população. A campanha segue até o dia 31 de maio e conforme balanço divulgado ontem (2), 21.766 pessoas já tomaram a vacina.

Até o momento, idosos respondem pelo maior número de doses aplicadas, foram 13.440 procedimentos (41,2% da meta). Também foram vacinadas 3.788 crianças (19,9% da meta); 2.304 crônicos (grupo sem meta prevista); 850 trabalhadores da saúde (13,5% da meta); 739 gestantes (27,4% da meta); 453 professores (20,2% da meta); e 192 puérperas (43,3% da meta).

Os grupos com indicação da vacina são: crianças de seis meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos (a partir de 60 anos), gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema penitenciário, indivíduos privados de liberdade e pessoas com doenças crônicas.

Para o procedimento, é necessário apresentação da Caderneta de Vacinação. Pessoas com doenças crônicas devem levar receita com indicação do medicamento do qual fazem uso ou carta médica indicando a CID (Classificação Internacional de Doenças). A vacina é contraindicada para bebês menores de 6 meses e para pessoas que já apresentaram reações anafiláticas em aplicações anteriores ou após ingestão de ovo.

O secretário de Saúde, Vitor Santos, reitera a importância da vacinação para as pessoas que integram os grupos de risco. “A vacina contra gripe é um grande avanço no sentido de prevenir complicações pulmonares e internações hospitalares. Em razão da modificação dos vírus, ela deve ser tomada anualmente. Neste sábado, 16 unidades de saúde ficarão abertas para facilitar o acesso da população à saúde”, frisou.

Confira os locais de vacinação, que ficarão abertos neste sábado (4), das 8h às 17h (ininterruptamente).

Unidades Básicas de Saúde Endereço
Planalto Rua Prof. Ely A. Campos, s/nº
Vista Alegre Rua Alberto Pelegrino, s/nº
Cecap Av. Fausto E. dos Santos, s/nº
Jd. Aeroporto Rua Antonio de Luna, s/nº
Jd. Nova Europa Elisa Stalberg, 366
Nossa Senhora das Dores 1 Av. Frei João das Mercês, 50
Nossa Senhora das Dores 2 Av. Vitório Bortolan, s/nº
Morro Azul Rua Oswaldo Bertolini, 500
Pq. Hipólito 1 Rua Arlinda Abreu Ribeiro s/nº
Abílio Pedro Rua Agostinho Gianoto, s/nº
Graminha Rua Luis Pereira do Prado, 156
Nova Limeira Rua José Fontanin, 179
Nova Suíça Rua Vereador Samuel Berto, s/nº
Novo Horizonte Rua Nelson F. da Silva, s/nº
Tatu Rua Alberto Pelegrino, s/nº
Vigilância Epidemiológica Av. Ana C. B. Levy, 650