Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Crianças de Limeira participam de oficina de Confecções de Brinquedos Africanos

Os brinquedos são confeccionados com materiais encontrados em casa, como semente de árvore e caixas de ovo


Por Redação Educadora Publicado 19/11/2019
Fotos: Eduardo Zanzirolamo

Para celebrar o Dia da Consciência Negra, comemorado nesta quarta-feira (20), a Biblioteca Municipal realizou uma oficina de Confecções de Brinquedos Africanos. Os brinquedos são confeccionados com materiais encontrados em casa, como semente de árvore e caixas de ovo. Muitas vezes, pode ser desenhado no próprio solo.

A oficina contou com cerca de 50 crianças da escola Emeief Profª Maria Aparecida de Luca Moore. Durante o encontro, as crianças confeccionaram um brinquedo que se chama Yoté – um jogo com estratégias matemáticas disputado por duas pessoas. O objetivo do jogo é capturar ou bloquear todas as peças do adversário. Sendo assim, o jogo tem que ter raciocínio rápido e ser criativo.

Sandra Regina Schwetizer, monitora escolar, acompanhou os alunos e falou da importância de atividades realizadas além da sala de aula. “É muito bom vir com as crianças para participar das atividades. Elas aprendem brincando e desenvolvem o companheirismo”, disse.

Laysla Fernanda dos Santos Ferreira, 9, conta que gostou da atividade. “Eu não conhecia esse jogo e achei bem legal. Podemos usar material que temos em casa para fazer o brinquedo. Eu, com certeza, chamarei minhas amigas para jogar em casa”, comentou.

Otávio dos Santos Silva, 9, também gostou do jogo. “É a primeira vez que venho na biblioteca e gostei bastante. Eu nunca tinha brincado com o Yoté e é bem simples. Ganhei duas vezes da minha colega”, falou empolgado.

Fotos: Eduardo Zanzirolamo

Daniele Pedroso, chefe do serviço de Biblioteca, falou um pouco sobre a importância dessa atividade. “Trouxemos esse tipo de oficina para que as crianças conheçam um pouco dessa influência cultural que temos do continente africano, no Brasil. Trata-se de um tabuleiro bem semelhante ao jogo de damas, mas jogado de uma forma diferente”, destacou.

A oficina é uma realização da Prefeitura de Limeira, por meio das secretarias de Cultura e Educação.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.