Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

CPI da BRK da Câmara de Limeira termina com dois relatórios finais

O documento aprovado pela maioria foi o elaborado por Mir do Lanche (PL)


Por Nani Camargo Publicado 27/08/2019
Crédito: Câmara de Limeira

Dois relatórios distintos e conclusões diferentes. Esse foi o resultado final da CPI da BRK da Câmara de Limeira, que encerrou os trabalhos na tarde desta terça-feira (27). O relatório de Mir do Lanche (PL) foi aprovado pela maioria, com votos de José Roberto Bernardo (PSD) e Lu Bogo (PL). O relatório apartado, de Nilton Santos (PRB) e Waguinho da Santa Luzia (Cidadania), foi apenas anexado aos autos.

RELATÓRIO APROVADO

No relatório aprovado, de Mir do lanche, foram apontadas várias situações: que a minoria das reclamações trataram de consumo atípico, que a troca de hidrômetros antigos pode mesmo causar aumento no consumo e que não foi constatada relação entre o aumento de pressão nos encanamentos com aumento nos valores das contas de água, que sobre os dispositivos inibidores de ar não possuem certificação do inmetro e que em várias cidades, o tal eliminador não resultou em benefícios aos consumidores.

Sobre as recomendações feitas, o relatório aponta a necessidade de aumento nos valores das multas a serem aplicadas à concessionária e que seja analisada a possibilidade de realização de estudos para se verificar a necessidade de se instaurar uma agencia municipal reguladora dos serviços em substituição à Ares PCJ, além do reforço da fiscalização do município sobre os serviços prestados.

RELATÓRIO APARTADO

Já o relatório de Nilton e Waguinho é mais duro com a BRK Ambiental. É citado que, com base em consultorias técnicas, a pressão do ar na rede está diretamente relacionada com a gestão de perdas e que a entrada de ar na tubulação causa pressão nos sistema, que evidenciaria a causa das reclamações de usuários com o aumento nas contas de água. É citado que a BRK descumpre resoluções da ARES PCJ no tocante à pressão máxima suportada pelo sistema e recomenda ainda a aplicação de multa à empresa, além da criação efetiva de umA agência reguladora municipal e não regional. Também é citada a necessidade de se fazer valer lei municipal que assegura aos usuários o direito à instalação dos inibidores de ar na tubulação de água, já que perito ouvido informou que há presença de ar no sistema de abastecimento de Limeira.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.