Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Coveiros usam roupa especial em enterros de suspeitos de Covid, explica Prefeitura de Limeira

Em caso de óbito suspeito ou confirmado, caixão é lacrado e não acontece velório pelo risco de contaminação


Por Renata Reis Publicado 15/05/2020
Foto: Divulgação

Ouvinte da Educadora comentou nesta sexta-feira (15) que coveiros têm usado apenas máscaras em cemitério Limeira. Ela ponderou sobre os riscos que estes trabalhadores também correm durante os sepultamentos. A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, responsável pela administração dos cemitérios, explicou sobre o uso de equipamentos de segurança dos coveiros.

A pasta explicou, por meio de nota, que todo corpo encaminhado aos serviços funerários já têm informação se há suspeita ou confirmação de Covid-19. A partir desta informação, as equipes que trabalham com o corpo para dar prosseguimento ao enterro usam um equipamento especial de protocolo do Ministério da Saúde como medida preventiva.

Quando não há suspeita da doença, os profissionais usam os equipamentos de proteção individual (EPIs) necessários de praxe. Mas, quando há suspeita de Covid ou confirmação, é um equipamento especial.

CAIXÃO LACRADO E SEM VELÓRIO

Quando há suspeita ou confirmação de coronavírus e o paciente morre, o caixão é lacrado e não acontece velório, confirma a Prefeitura. A medida é considerada necessária e preventiva.

A Vigilância em Saúde de Limeira confirma que há, sim, risco do cadáver ser fonte de contaminação de vivos.

A Vigilância diz, ainda, que as funerárias em Limeira têm tomado todas as providências necessárias para evitar contágio dos colaboradores, conforme orientações oficiais.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.