Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Conheça as propostas dos 11 candidatos à Prefeitura de Limeira

A um mês das eleições municipais, Educadora apresenta as propostas de cada coligação e partido em quatro principais eixos: economia, segurança, saúde e educação


Por Thayla Ramos Publicado 15/10/2020 Atualizado 19/10/2020
Foto: Henry Curcio/Educadora

A Educadora acompanhou os Planos de Governo dos onze candidatos à Prefeitura de Limeira e apresenta as propostas de cada coligação e partido em quatro principais eixos: economia, segurança, saúde e educação. Três candidatos defendem a instalação de uma Escola Cívico-Militar no município; planos de governo também falam do público LGBTT+ e combate à covid-19. Confira:

“Um novo tempo para Limeira” – PTC
Prefeito: Clayton Silva (PTC)
Vice: Zé Carlos Flávio (PTC)



ECONOMIA
– Estabelecer um programa de pagamento nos parcelamentos e empréstimos dos últimos governos; diminuição máxima da máquina pública, com fusão de algumas secretarias municipais, além de diminuir a quantidade de comissionados e valorizar os funcionários efetivos.

Construção do Aeroporto de Limeira, que já possui estrutura para ser concretizada.

– Trazer para a cidade uma usina de reciclagem que trabalhe em conjunto ao aterro sanitário, para auxiliar no descarte correto e a reciclagem dos materiais que possam ser reutilizados e transformados em lajotas e telhas, para auxiliar as famílias carentes a construírem suas casas.

SAÚDE
– Estabelecer quatro polos principais, para atendimentos especializados 24 horas, utilizados em urgência e em caráter especiais, para o descongestionamento dos hospitais instalados em Limeira (Humanitária e Santa Casa). Atendimentos regionalizados, em consonância com as unidades básicas de saúde; bem como a volta das farmácias em área rural.

EDUCAÇÃO
Implantar a Escola Cívica Militar, “para que o civismo, a cidadania e o respeito às forças de segurança, bem como o patriotismo seja objeto de aprendizagem em sua integralidade”.

– Incluir nas escolas o ensino básico econômico-financeiro, afim de que as crianças aprendam sobre controle financeiro e desenvolvimento.

SEGURANÇA
– Valorização das forças policiais, sendo elas (GCM, Defesa Civil, Polícia Militar e Polícia Civil). Melhorar equipamentos, renovando armamento, uniformes, viaturas e aumentar a corporação em quantidade e qualidade.

– Aproximar o cidadão da força policial, principalmente nas escolas, onde as crianças possam aprender valores e o respectivo respeito, com os nossos agentes de segurança.

– Estreitar ainda mais os trabalhos em conjunto com a Polícia Militar e Polícia Civil, aumentar o número de câmeras na muralha digital, principalmente, na área central, próximos aos bancos e nas posições de grandes aglomerações, em que contém frequência de delitos.

Partido Trabalhista Brasileiro (PTB)
Prefeito: Euclides Rodrigues de Carvalho (De Carvalho Joias) – PTB
Vice: Enaudo Augusto Da Silva Bahe (Coronel Enaudo) – PTB



SAÚDE
– Garantir o acesso da população a serviços de qualidade e em um tempo adequado para o paciente, sem longas filas de espera.
Informatizar a rede de saúde
– Melhoria das unidades de saúde já existentes, expandindo conforme a necessidade e nas regiões com maior demanda. Fortalecer a rede de saúde mental, reestruturando o CAPS em suas diversas modalidades.

EDUCAÇÃO
– Educação em período integral, atendendo aos alunos no contra turno escolar.
–  Implantação da Escola Cívico-Militar.
Solução dos problemas das vagas em creches. Serão direcionadas ações para atender ao maior número possível de crianças, devendo ser perseguido de forma incansável o objetivo de zerar o déficit existente.
–  Ações voltadas para o ensino pré-vestibular e técnico.

SEGURANÇA
– Investimento em tecnologia, ampliando o uso de câmeras integradas com o cidadão: projeto “Big Brother” Limeira.
– Fortalecimento dos canais de denúncia
– Melhor aparelhamento da Guarda Civil Municipal, reestruturando os departamentos e melhorando as condições de trabalho.

ECONOMIA
– Criar uma secretaria específica para o turismo, com uma reformulação que não inche a estrutura administrativa e nem crie mais despeças orçamentárias.

– Explorar o título de Limeira como capital nacional da Joia Folheada, formatando, a partir daí, outros enfoques para o setor em Limeira.

Reformulação de toda a Avenida Costa e Silva, transformando o local em um verdadeiro atrativo para os limeirenses e turistas, tornando Limeira referência em compras, a exemplo de Pedreira, Jaú, Porto Ferreira e Serra Negra. Outro potencial enorme é o turismo rural, incluindo o bairro dos Pires e as fazendas históricas.

– Retomada da Incubadora de Inovação para empresa e startups.

“Cidade Amada Limeira” – MDB
Prefeito: Dr. Rafael Camargo (MDB)
Vice: Dimas Peruzza (MDB)



ECONOMIA
Eliminar gastos desnecessários, “como os gastos altíssimos com Propaganda e Publicidade dos últimos Governos”.
– Acabar com o aparelhamento das Secretarias Municipais e “indicações sem fundamentos que apenas incham a máquina pública”.
– Buscar eliminar carimbos, autorizações e burocracias que alimentam a corrupção.
Revisão do Plano Diretor e do Estatuto da Cidade, que não são atualizados há mais de 10 anos.
– Promover e valorizar empresas sustentáveis.

SAÚDE
Contato telefônico semanal com todos os pacientes que são acamados ou sequelados neurológicos; criar canal de contato entre os cidadãos e equipes de PSF para que demandas de saúde sejam resolvidas.

– Implementar um programa de check up populacional, considerando as patologias mais frequentes na cidade. Estimular a vacinação em massa da população infantil.

EDUCAÇÃO
– Zerar a fila de vagas em creches; construção e ampliação de creches.

– Maximizar as escolas com ensino multidisciplinar em tempo integral.

– Valorizar o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, além de estruturar seu conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa, com a participação do corpo docente e apoio de militares voluntários.

– Promover e fortalecer a educação a distância, especialmente para áreas rurais.

– Criação da Secretaria da Educação Especial, órgão ligado à Prefeitura, com recursos próprios, técnicos e materiais.

SEGURANÇA
Aumentar monitoramento da Muralha Digital e implementar parcerias em toda região.

– Dar suporte para a qualificação da Defesa Civil, com a implementação de tecnologias e equipamentos.

– Enfrentar e prevenir o crime com máxima valorização das forças policiais. Motivação, estrutura tecnológica eficiente, integração, suporte e inteligência entre as forças, equipamentos de primeira qualidade, capacidade investigativa e infraestrutura correta para um alto desempenho.

Coligação: “A Limeira que a gente merece”
Cidadania, Democratas e Rede Sustentabilidade
Prefeita: Dra. Mayra Costa (Cidadania)
Vice-Prefeito: Italo Ponzo Júnior (Cidadania)

Mayra Costa e Ítalo Ponzo

SAÚDE
Agendamentos de consultas, especialidades, consulta de disponibilidade de medicamento e farmácia mais próxima, agendamento de exames e resultados, tudo de forma digital por aplicativo em celular.

– Programa “Em casa sim, medicado também”, que visa garantir aos idosos, pessoas acamadas e com mobilidade reduzida, que recebam os medicamentos necessários em casa, sem precisar ir até uma farmácia.

– “Saúde Animal”: Criação do Hospital Veterinário Municipal e aumentar a oferta de castração de gatos e cachorros.

– Atenção especial aos programas da saúde mental.

SEGURANÇA
Ampliação da muralha digital.

Aumento do número de câmeras de videomonitoramento, instaladas em pontos estratégicos da cidade, e equipamentos de alta resolução com reconhecimento facial, proporcionando melhorias na segurança preventiva e na gestão do trânsito.

– Melhoria na estrutura da Guarda Civil e na iluminação pública em pontos com maiores índices de criminalidade.

EDUCAÇÃO
Alteração do Estatuto do Magistério: Atualização do estatuto, fortalecendo a carreira, reivindicação antiga da categoria.

– Instalação nas escolas e creches de câmeras de monitoramento nas áreas externas, garantindo a preservação do patrimônio público e coibindo açõescriminosas e de vandalismo.

– Ampliação do número de vagas em creches.

– Ensino em Tempo Integral.

– Realização de atividades extra curriculares nos Centros Comunitários para alunos de rede pública.

ECONOMIA
– Melhorias nos distritos industriais: Melhorar acessos, sinalização e infraestrutura, tornando-os mais atrativos e em melhores condições.

Atualizar a lei de incentivo fiscal.

– Retorno do Mercado Modelo.

Empresa fácil: Constante processo de facilitação e desburocratização nos procedimentos de abertura de novas empresas, além de desenvolver cursos de capacitação e aperfeiçoamento para os empresários.

Criação do Centro de Tecnologia e Inovação: Incentivar a criação de startups. Para fomentar a geração de emprego e renda.

Coligação: “Nova aliança por Limeira. Coragem pra mudar, experiência pra fazer!” – PSDB/ Republicanos
Prefeito: Eliseu Daniel dos Santos (PSDB)
Vice-prefeita: Adriana Marçal dos Santos (Republicanos)



ECONOMIA
Redução drástica de comissionados e diretorias, revisando o atual quadro administrativo.

– Implantação do programa “avisa lá que eu vou”: Prefeito fará visitas-surpresa checando in loco como estão os serviços, aulas e atendimentos.
– Redução de gastos com publicidade.

– Programas de incentivo e capacitação das empresas localizadas no munícipio para participação nos processos licitatórios, fortalecendo o comércio local.

– Modernizar os distritos industriais existentes e incentivar a implantação de novos distritos industriais, especialmente àqueles destinados ao pequeno empreendedor.

Modernizar lei de incentivo fiscal para as empresas e desburocratização para abertura de empresas.

– Solucionar a situação do Mercado Modelo, reconstruindo-o e ampliando as atividades comerciais em seu entorno.

EDUCAÇÃO
– Trabalhar preventivamente para que não haja falta de vagas nas creches municipais, até zerar a fila atualmente existente. Construir novas unidades de creches e de ensino infantil, especialmente nos bairros onde há demanda maior de vagas.

– Ampliar o número de alunos atendidos pelo ensino integral, especialmente nas regiões com maiores vulnerabilidade social.

Revisão do estatuto do magistério.

– Implantação de medidas de prevenção contra atos de vandalismo nas escolas.

SAÚDE
– Implantação do programa remédio em casa, com a entrega, via correio, de medicamentos para alguns tipos de doenças.
– Aumentar quantidade de médicos especialistas.
– Aumentar quantidade de postos de saúde com atendimento 24h.
 – Plano de ação eficiente para prevenção da dengue.
– Implantar o sistema preventivo da saúde do trabalhador, em parceria com a iniciativa privada e apoio de todas as secretarias municipais.

SEGURANÇA
– Atualização técnica da muralha digital.

– Ampliar o monitoramento nos próprios municipais, com maior integração com os sistemas privados de vigilância, tornando a cidade a cada dia mais segura.

– Coibir com rigor, eventos não autorizados que geram incômodos na vizinhança.

– Apoiar a Associação de Vigias Noturnos de Limeira e Região (AVIR), para que os vigias possam ser parceiros das forças policiais, tanto na prevenção e comunicação de crimes.

– Aumento na fiscalização para construção de muros, limpeza de terrenos particulares baldios.

PSOL LIMEIRA
Prefeita: Livia Lazaneo – PSOL
Vice: Marcos Vinicius da Silva (Salsa) – PSOL



EDUCAÇÃO
– Ampliar e manter o acesso ao programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
– Incentivar o intercâmbio de conhecimento entre escolas e universidades, através de programas e projetos intersetoriais.
– Ampliar vagas em cursinhos pré-vestibulares públicos.
– Abrir um canal de sugestões no qual os estudantes possam oficializar suas ideias.
– Ampliar o programa de educação em tempo integral.
– Promover a educação para a diversidade, com o combate às discriminações de todos os tipos.
– Melhorar as condições de inclusão das crianças e jovens com deficiência.

SAÚDE
– Revisão e investimento na infraestrutura municipal de saúde pública de acordo com necessidades levantadas pelos munícipes e servidores.
– Ampliar Programa de Estágio em parceria com as Universidades.
– Estruturar a criação do Hospital da Mulher, com tratamento humanizado e especializado nas diversas necessidades.
– Investir na infraestrutura e “corpo clínico” do Hospital Humanitária.
– Ampliar e fortalecer programas que trabalham com pessoas em situação de rua e dependentes químicos.
– Garantir atendimento integral e humanizado às mulheres, à população negra e LGBTQIA+.

ECONOMIA
– Incentivar e fortalecer os microempreendedores e produtores rurais orgânicos, ampliando os espaços de venda pela cidade.
– Incentivar e consolidar Limeira como polo produtor de mudas.
– Incentivar tecnologias desenvolvidas por faculdades e institutos do município.
– Exigir da empresa que planeja se instalar no município a responsabilidade social e ambiental.
– Disponibilizar redes de wi-fi em mais espaços públicos.
– Estabelecer editais de licitação para compras de produtos e serviços que estimulem condições para a participação de empresas locais de pequeno porte.
–  Modernizar o sistema 156, para oferecer respostas mais rápidas às demandas.

SEGURANÇA
– Reivindicar junto ao governo estadual o funcionamento 24h da delegacia da mulher, durante 7 dias da semana.
– Fomentar o debate sobre a guerra às drogas e criminalização da pobreza.  
–  Qualificação dos sistemas de monitoramento, com investimento em radares inteligentes.
– Valorização do profissional da segurança pública, por meio de acompanhamento psicossocial, amplamente disponível aos guardas municipais, além de uma política de formação mais humana focada em mediação, cidadania e garantia de direitos.

Coligação: “Paixão por Limeira, paixão por você!” – Progressistas/ PSB
Prefeito: Márcio Paixão – PP
Vice: Paula Bocaiuva – PSB



ECONOMIA
– Oferecer cursos livres em áreas importantes para o desenvolvimento dos pequenos negócios como por exemplo, marketing, finanças, tributos, vendas, entre outros, em parceria com escolas técnicas.

–  Criação de um programa de microcrédito para ME e MEI, voltado para aquisição de ferramentas e matérias primas, em estabelecimentos regulares de Limeira. Incentivo à formalização, orientação para que as empresas de Limeira estejam aptas a fornecer seus produtos e serviços para a Prefeitura.

– Expandir as ações do Centro de Tecnologia e Inovação. Parcerias com Senai, Cotil, Trajano Camargo e Universidades para a gestão compartilhada deste laboratório.

Instituição de frentes de trabalho como forma de reduzir os efeitos da crise econômica sobre os trabalhadores desempregados, que receberão uma bolsa-auxílio e deverão frequentar cursos de capacitação profissional.

– Estímulo à economia cultural, à vida noturna ativa e segura, permitindo maior segurança aos empresários, mais tranquilidade à vizinhança e mais oportunidades de diversão e entretenimento em Limeira.

– Fomentar o comércio de bairro com a criação de corredores comerciais.

EDUCAÇÃO
– Reduzir o tempo de espera na fila para vagas em creche. Reformar e readaptar as creches municipais e realizar parcerias com as creches particulares para que, periodicamente, façamos a realocação das crianças para creches mais próximas ao local solicitados pela mãe (próximo a casa, ao trabalho, à casa dos avós).

– Em parceria com a UNICAMP e utilizando as modernas técnicas de educação à distância, criar o cursinho municipal à distância, levando educação de qualidade aos computadores e celulares de nossos jovens e adultos.

– Criar salas de apoio à educação à distância nos centros comunitários.

SAÚDE
Teleatendimento: Atendimento digital por médicos, com o objetivo de fortalecer a relação médico-paciente, podendo à critério do médico, substituir o atendimento presencial.

– Ampliar o credenciamento de empresas limeirenses de cuidados com a saúde (laboratórios, clínicas, entre outros) para atendimento da demanda excedente da secretaria da saúde.

Projeto Formigas: Reeducação alimentar e acompanhamento nutricional de diabéticos, celíacos, ou outras doenças onde a alimentação é fator primordial para a qualidade de vida.

Criação do Programa Municipal de Bolsas para Residência Médica nas especialidades de saúde da família, urgência e emergência, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, enfermagem, enfermagem de urgência e emergência.

SEGURANÇA
Revisão do Estatuto da Guarda Civil Municipal, modernização de viaturas e equipamentos.

– Modernização da infraestrutura de tecnologia da informação para integração entre os sistemas de vigilância eletrônica da muralha digital, da câmera cidadã e do sistema DETECTA do Estado de São Paulo.

– Ampliação dos postos de monitoramento para profissionais da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e agentes de trânsito, com o objetivo de para otimizar a atuação conjunta dos serviços de segurança.

– Ampliação dos semáforos sonoros no centro da cidade, para os cegos, e estudo de viabilidade de implementação de semáforos inteligentes.

Coligação: “Juntos por mais transformação” – PSD – PV – PL – PROS – PSC – PMB
Prefeito: Mario Botion (PSD)
Vice: Erika Tank (PL)


SEGURANÇA
Ampliar a cobertura da muralha digital com integração e interligação das associações constituídas com o Sistema Detecta.
– Ampliação do projeto de monitoramento da região central e dos centros comerciais regionais por meio de câmeras de monitoramento.
– Modernização da segurança pública e da defesa civil com aquisição de novos equipamentos.
– Aumentar o patrulhamento na área rural.
– Implantar novas tecnologias para corregedoria e ouvidoria da GCM;
Construção da nova sede da ROMU.
– Ampliar e aperfeiçoar a Rede de Atendimento às mulheres em situação de violência.

EDUCAÇÃO
– Reformular o programa de Educação em Tempo Integral visando a sua ampliação dentro da estrutura municipal.
– Ampliar e fortalecer o Programa Bolsa Creche.
– Aumentar as ações do Projeto Escola Cidadã oferecendo mais atividades.
Criar o Índice de Qualidade Educacional Municipal – IQEM, para incentivar evalorizar as boas práticas e os melhores resultados educacionais da rede municipal.
– Incentivo à Escola Amiga do Peito, estimulando a amamentação em Limeira.

ECONOMIA
– Desburocratização dos procedimentos para instalação de empresas e realização de eventos.

– Expandir a capacitação de micros e pequenas empresas locais para se tornarem fornecedores da Prefeitura.

– Fomentar o turismo histórico e rural, buscando parcerias com instituições de ensino e fazendas do nosso entorno. Além disso, dar mais visibilidade às comunidades de descendentes de imigrantes, fomentando eventos e visitações aos atrativos históricos da região rural.

– Fortalecimento da regionalização turística, através de programas de atração de turistas, conjuntamente com outras cidades da Região Turística da Serra de Itaquerí, na qual Limeira está inserida.

– Reforçar a estratégia de comunicação para consolidar o título de Limeira como Capital da Jóia Folheada, por meio de parcerias com o Sebrae e outras instituições e interação com o segmento no município, além de fomentar o turismo de negócios no município.

SAÚDE
Informatizar todas as áreas da Secretaria de Saúde.

– Continuidade das modernizações e ampliações das Unidades Básicas de Saúde, bem como, das unidades de especialidades.

Construção de uma nova Central de Ambulâncias, ao lado do SAMU; ampliar o atendimento do Programa de Atenção Domiciliar (PAD) com a implantação de mais equipes.

Criação do Centro de Referência do Idoso, que funcionará como uma Policlínica específica para esse público, com atendimento geriátrico, clínico, fisioterápico, cardiológico e outros serviços.

Reformar o Ambulatório de Saúde Mental com a implantação do CAPS III – para transtornos mentais graves e persistentes.

Transformação dos Pronto-Atendimentos (PAs) do Jardim Aeroporto e Parque Hipólito em UPAs, ampliando o atendimento de urgência e emergência.

Criação do Consultório na Rua para oferecer atendimento médico de pessoas em situação de rua.

Coligação: “A mudança que Limeira precisa” – Podemos, Avante, PDT e PSL
Prefeito: Murilo Felix (PODEMOS)
Prefeita: Dra. Alessandra Stringheta (PSL)



SAÚDE
– Construção de novos Pronto Atendimentos (PAs).
– Criar a UPA do Ernesto Kühl.
– Retomar as farmácias nos postos, que foram fechadas, e criar a entrega de medicamentos controlados em domicílio.
– Informatizar todas as unidades de Saúde, o que permitirá criar o “Saúde 360”.
– “Ambulatório de Doenças da Pele”: Dermatologistas atenderão no tratamento de vitiligo, câncer de pele, micoses, acnes e catapora, entre outras, além de promover ações de prevenção e a entrega de remédios.
– Criação do Centro de Prevenção do Câncer.
– Reformar o prédio onde era o Hospital Beneficência Limeirense, na Boa Vista.
Criação do Hospital Veterinário Público e parcerias com clínicas veterinárias e ONGs de proteção animal para procedimentos como castração, vacinação, exames e microchipagem.

ECONOMIA
Reconstrução do Mercadão: Ideia é iniciar imediatamente a reconstrução, com um projeto que seja inovador e, ao mesmo tempo, respeite a tradição do Mercadão.
–  Término das obras do Aeroporto Municipal.
–  Criação da Secretaria da Indústria, Comércio e Emprego.
–  Reativar a Escola do Trabalho: Ampliar parcerias como o Senai, Sebrae, Senac, Sesi, entre outros.
– Criar banco de vagas para pessoas com deficiência
– Criação do ‘HUB Limeira’ – local de implantação de startups, novos modelos de negócio, coworking e buscar soluções colaborativas para a cidade.

SEGURANÇA
– Articular ações de repressão aos crimes que mais ocorrem na cidade, como furto de veículos e roubo de celulares.
– Criação de uma campanha contra o feminicídio.
Ampliar a Muralha Digital; dobrar o número de câmeras e consertar as que estão quebradas. Interligar o sistema às câmeras de empresas, condomínios e residências.
– Revisão do Estatuto da GCM.
– Criação do Estatuto do Vigilante.

EDUCAÇÃO
– Adequar os horários de funcionamento das creches às necessidades dos pais das crianças dos CIs e dos profissionais; construir novas creches, em locais com maior demanda, e incentivar o Bolsa Creche.

– Ampliar o projeto de escolas em tempo integral.

– Ainda no primeiro trimestre do governo, criar uma comissão de educadores da rede municipal para reformular o projeto pedagógico desse tipo de escola, inclusive para a zona rural.

– Com recursos de várias secretarias, criar uma equipe multidisciplinar para o atendimento de crianças com dificuldades na aprendizagem. A equipe terá um médico clínico geral, um médico pediatra, uma psicóloga e uma terapeuta ocupacional.

Patriota
Prefeito: Professor Paulo Morais (Patriota)
Vice: Anna Maria Braga (Patriota)



SEGURANÇA
– Reestruturar a Defesa Civil com a aquisição de equipamentos com tecnologia, para melhorar o desempenho nas diversas áreas de atuação.

EDUCAÇÃO
– Ampliar no município as escolas de tempo integral, analisando a possibilidade de utilização de espaços municipais e/ou ampliação das escolas para atender a demanda no contra turno.

Abrir as escolas nos finais de semana para a realização de atividades monitoradas, buscando parcerias com a comunidade na definição das atividades a serem desenvolvidas. Viabilizar a ampliação do programa Escola da Família.

– Criar ações para aumentar a parceria “escola x família” na formação escolar e de valores nos alunos. As famílias devem ser orientadas a contribuir e participar no processo de formação de seus filhos.

– Implantação de programas de saúde nas escolas, que visa acompanhar a saúde dos alunos, mas principalmente ser um polo de conscientização na prevenção de doenças.

SAÚDE
– Viabilizar a construção de mais duas UPAS e de novos Postos de Saúde.

– Parcerias com entidades governamentais e ONGs, para implantar no município programas de prevenção e de recuperação de dependentes químicos.

– Estruturar os Postos de Saúde para que façam o atendimento básico com maior eficiência. Redimensionar a oferta de consultas considerando as áreas de abrangência dos postos de saúde.

– Organizar o agendamento de consultas para quem toma medicamento de uso contínuo.

ECONOMIA
– Desenvolver planejamento estratégico com horizonte nos próximos 30 anos.

– Incentivar e atrair a vinda de empresas de atividade sustentáveis com geração de empregos de alto valor agregado, através de uma política tarifária adequada.  

– Reorganização e ampliação do parque tecnológico, para que seja homologado pelo governo do estado ficando apto a convênios com o “Investe São Paulo” e com Inova (Unicamp) para obter novas linhas de crédito.

– Avançar na capacitação profissional firmando parcerias com Sesi, Senai, Sesc, Senat.

– Implementar o uso do banco de crédito municipal para o desenvolvimento do empreendedorismo no município.

– Reduzir o número de funcionários comissionados.

– Valorizar os funcionários municipais de carreira, com maior participação nas funções gerenciais.

– Reduzir o número de secretarias.

– Implementar programas de capacitação das micro e pequenas empresas locais, incentivando a participação nos processos licitatórios do município.

“Bem viver, acreditar de novo” – PT
Prefeito: Wilson Cerqueira (PT)
Vice: Cláudia Volpato (PT)



O PT apresentou o “Plano emergencial Limeira”, dividido em três eixos: saúde (SUS que cuida e protege), segurança alimentar para todos e plano de emprego e renda. O plano de governo do partido é o único dos onze candidatos à Prefeitura de Limeira que cita ações de combate à covid-19.

A proposta também prevê que lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros têm direito de exercer a sua orientação sexual livremente, por isso, a coligação propõe a promoção da cidadania LGBTT+, com a criação do Conselho Municipal de Cidadania LGBTT+, com a finalidade de formular propostas e exercer a garantia de direitos desse público.

SAÚDE
– Identificação das pessoas que não podem ficar em casa em isolamento para apoio e testagem; rastreamento dos casos confirmados para identificar o trajeto de contágio; e investimentos em comunicação para orientar a população.

– Reforço da atenção básica com contratação emergencial de profissionais da saúde e demais envolvidos no enfrentamento à covid-19, além da garantia de direitos como pagamento de insalubridade e condições de trabalho adequadas.

– Formar agentes populares de saúde em áreas de maior vulnerabilidade; priorizar os locais de maior risco e fortalecer a rede de combate à violência contra a mulher.

EDUCAÇÃO

– Ofertar vagas em creches, pré-escolas e escolas de ensino fundamental à totalidade das crianças, sem filas de espera e de forma gratuita.

– Respeitar dois documentos ‘de extrema importância’ já vigentes em Limeira: o Plano Municipal de Educação (2015-2025) e Plano Municipal de Cultura (2019-2029), ambos instituídos por leis municipais.

Criação do Cartão Merenda Escolar para as famílias de todos os alunos da rede municipal de ensino, para a compra de alimentos em pequenos comércios locais, e o Cartão Alimentação no lugar da entrega de cestas básicas.

ECONOMIA

Isenção de ISSQN para MEI, ME e EPP, isenção de 100% do ISS para empresas do Simples Nacional por seis meses, com garantia de emprego.

Criação do Programa Emergencial de Microcrédito para ofertar crédito com taxas de juros baixas para fomentar novas atividades produtivas, viabilizar as reformas das unidades habitacionais e reciclagem de dívidas com outros bancos; suspensão de cobrança, por até um ano, dos débitos alusivos ao IPTU, ISS, MEI e água para espaços culturais e seus responsáveis; subsídio para pagamento de aluguéis e outros encargos.

– Na área de alimentação, o partido propõe a criação do Programa Municipal de Aquisição de Alimentos, com cestas de alimentos in natura dos agricultores locais, com gasto no mínimo 30% dos recursos do PNAE com agricultores familiares de Limeira.

– Pagar reajuste de 4% para servidores municipais, injetando recursos na economia local.

SEGURANÇA
O partido não apresentou propostas específicas para a área de segurança pública.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.