Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Comissão de Meio Ambiente ouve BRK sobre qualidade da água tratada

Levantamento sobre agrotóxicos foi questionado


Por Nani Camargo Publicado 18/05/2019
Comissão de Meio Ambiente do dia 16.mai.19

Um levantamento repercutido em mídia nacional e local sobre a possível detecção de agrotóxico na água em Limeira motivou uma reunião entre a Comissão de Meio Ambiente da Câmara e representantes da concessionária BRK, nesta quinta-feira, 16 de maio. A denúncia noticiada em abril apontou 27 agrotóxicos detectados na água que abastece a cidade. A BRK contestou a informação, apresentando dados que demonstram a ausência de agrotóxicos ou valores infinitamente baixos nas análises.

Segundo os representantes da concessionária, os resultados obtidos no período citado, de 2014 a 2017, apontaram o “completo atendimento aos limites estabelecidos”. “Todas as análises realizadas nos mananciais do Sistema de Abastecimento de Água tiveram resultados dos parâmetros agrotóxicos abaixo do limite de quantificação do método”, acrescentaram os técnicos da BRK. Eles também informaram que o relatório de monitoramento da agência reguladora Ares-PCJ atesta conformidade em todos os parâmetros previstos em legislação, dentre eles os agrotóxicos.

A BRK explicou aos vereadores que o monitoramento, controle e gestão da qualidade de água atendem a toda regulamentação em vigor, entre elas Resolução do Conama nº 357. As análises são realizadas em laboratórios e a gestão segue parâmetros do ISO 9001 e 17025, sendo composta por programas de treinamento, de manutenção e de estudos hidrológicos.

Questionados pela Comissão sobre o motivos da citação no noticiário sobre a existência de 27 agrotóxicos encontrados na água, a BRK explicou que “esse número é exatamente a quantidade de agrotóxicos monitorados”, mas não presentes.

Diante dos dados noticiados e da justificativa feita pela empresa, os vereadores deliberaram a expedição de ofício para que a BRK forneça relatório de atendimento da qualidade da água previsto na legislação do Ministério da Saúde.

Fazem parte da Comissão os vereadores Wagner Barbosa (PSB), presidente; Lu Bogo (PR), vice-presidente; Dra Mayra Costa (Cidadania), secretária; Marcelo Rossi (PSD) e Erika Tank (PR), membros.

Texto e fotos: Câmara de Limeira

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.