Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Comércio de Limeira pode reabrir na próxima semana

Decisão do prefeito Mario Botion (PSD) ocorreu após encontro com representantes dos comerciantes


Por Danilo Janine Publicado 17/04/2020
Foto: Henry Curcio/Educadora

O comércio de Limeira poderá reabrir na próxima semana. Conforme apurou a Educadora, representantes dos comerciantes se reuniram com o prefeito Mario Botion (PSD) na quarta e na quinta-feira e falaram sobre a necessidade da reabertura para tentar aliviar os problemas financeiros. O comércio da cidade está fechado desde o dia 23 de março. O prefeito, no entanto, estaria esperando pronunciamento do governador João Dória (PSDB) em relação à quarentena.

Representantes da ALJ (Associação Limeirense de Joias) também se reuniram com o prefeito e pediram a reabertura do setor que comercializa joias e folheados no município.

Ainda segundo apurou a Educadora, a abertura seria gradativa e as lojas não funcionariam aos finais de semana. O primeiro dia de abertura seria na quarta-feira (22). Os estabelecimentos voltariam a abrir na quinta (23) e sexta-feira (24, conforme foi discutido na reunião, porém, isso ainda está em análise no gabinete do prefeito.

Na reunião, foi discutida a abertura das lojas com medidas rígidas de segurança, como o uso de máscaras por toda a população.

A reabertura do comércio aconteceria após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que garante autonomia a prefeitos e governadores determinarem medidas para o enfrentamento a pandemia do novo coronavírus.

Confira abaixo comunicado que ALJ enviou aos seus associados, que a Educadora teve acesso:

A  Diretoria da ALJ, esteve ontem 15/04, com o Prefeito Mario Botion para solicitar a abertura parcial do Comércio do nosso segmento.

A Reunião foi amena e muito cordial.

Falamos da necessidade de abrirmos o comércio, mesmo que de forma restrita, para que com isso, começássemos a gerar um clima de melhora.

Deixamos claro que não seria conveniente agora abrir com força total, pois temos certeza que o movimento não irá se recuperar rapidamente e, por isso mesmo, faríamos uma abertura bem limitada.

O Prefeito nos informou que existe um Comitê Técnico de Gestão da Crise do Coronavirus que estão atentos aos indicadores impostos pelo Ministério da Saúde e que tão logo seja possível, a quarentena deverá sofrer um afrouxamento, respeitando todos os critérios técnicos.

Sendo assim, a ALJ ficou responsável por apresentar uma proposta para retorno para que, em se consumando esse afrouxamento, será usado como referência para o setor, o que fizemos na data de hoje.

Veja abaixo ofício da ALJ protocolado na Prefeitura.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.