Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Com ajuda de empresários, Limeira poderá ter testagem de Covid-19 para prevenção

Profissionais da saúde seriam os primeiros a serem testados porque estão na linha de frente do combate à doença


Por Renata Reis Publicado 18/04/2020
Foto: Reprodução

Um programa de testagem rápida de Covid-19 de forma amostral da população de Limeira poderá ser colocado em prática com a ajuda do empresariado. Alguns, já mostraram interesse no projeto, que tem o apoio do Ministério Público (MP). O apoio se dá porque a proposta de uma cientista de Piracicaba indica que a testagem antecipada, sobretudo de grupos de risco, pode reduzir em até 25% as transmissões do coronavírus.

A Educadora apurou que este projeto foi apresentado na semana passada, por meio de videoconferência, a promotores de Justiça, alguns empresários e representantes da Prefeitura de Limeira, como o prefeito Mario Botion.

Funcionaria assim: os testes rápidos seriam fornecidos a preço inferior ao praticado no mercado pela clínica de Piracicaba. Os empresários fariam o investimento para iniciar a testagem com a estratégia de identificar os casos positivos para Covid-19 na população mais exposta a contaminação durante o período de quarentena (profissionais da saúde e funcionários de serviços essenciais). E o poder público participaria com a estrutura já existente de unidades de saúde e mão de obra para coleta de amostras para exames.

O empresário e provedor da Santa Casa de Limeira, José Roberto Piccinin, explicou que a testagem de um maior número de pessoas não resolve o problema, mas ajuda a prevenir com bastante eficiência, pois seriam identificadas as pessoas que já tiveram contato com o vírus e foram curadas para atuar na linha de frente. Outros, que ainda não tiveram a confirmação da dpença mas tiveram contato, seriam isolados com rapidez. Desta forma, a atuação seria mais segura diante da população.

O programa foi bem visto por empresários, que deverão fazer o investimento para colocar em prática o projeto em breve na cidade. Quanto ao poder público, a informação é de que a Prefeitura não deverá aderir com a justificativa de que já comprou testes rápidos para pessoas com suspeitas da doença. Além disso, teria havido preocupação com futuras responsabilizações cíveis e criminais, mesmo com a participação de diversos promotores na discussão.

O programa de testagem rápida da população independe do poder público, embora o apoio fosse considerado muito importante com a disponibilização de estrutura.

CENÁRIO SEM INTERVENÇÃO

A proposta da clínica mostra um cenário provável sem qualquer intervenção:

  • 80% da população infectada;
  • Dos infectados, 20% precisam de hospitalização;
  • Dos hospitalizados 5% são casos críticos – precisam de UTI e suporte respiratório;
  • 50% dos casos críticos evoluem a óbito.

OBJETIVO

  • Mitigação: proteger os idosos (reduzir 60% dos contatos)
  • Restringir apenas 40% dos contatos do restante da população.
  • Supressão: testar e isolar os casos positivos.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.