Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Com adaptações, fieis celebram o dia de Nossa Senhora Aparecida em Limeira

As celebrações continuam até às 19h desta segunda-feira, quando acontece a carreata em comemoração ao dia da padroeira


Por Redação Educadora Publicado 12/10/2020
Foto: Roberto Gardinalli

A pandemia de covid-19 não impediu que fieis louvassem Nossa Senhora Aparecida nesta segunda-feira (12), em Limeira. Com adaptações, missas, procissões e quermesses marcaram o feriado em homenagem à Padroeira do Brasil. Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Vila Queiroz, o dia de festa começou cedo, logo às 6h.

Para participar das celebrações, os fieis devem solicitar senhas com antecedência na secretaria da igreja. No total, 200 números são distribuídos para cada celebração, sendo que 100 são para o ambiente interno e outros 100, para o ambiente externo, onde a missa é transmitida através de um telão. De acordo com informações da secretaria paroquial, os horários mais procurados foram o das 6h, na primeira celebração do dia, e o das 17h, missa presidida pelo Bispo da Diocese de Limeira, José Roberto Fortes Palau. As senhas desses horários se esgotaram. Quem não conseguiu, precisou acompanhar de fora. Para os outros horários, a procura foi grande, porém ainda haviam assentos disponíveis.

Dentro do templo, seguindo as normas de higiene criadas para evitar o contágio do coronavírus, o fiel só pode entrar após ter a temperatura medida e passar álcool em gel, disponível nas portas da igreja e próximo ao altar. Para manter o distanciamento social, os bancos estão marcados: metade está interditada e os disponíveis podem ser ocupados por apenas duas pessoas, uma em cada extremidade.

Enquanto a missa acontece, do lado de fora, na Avenida Laranjeiras, muito barulho de buzina e músicas religiosas. É a carreata dos caminhoneiros, que passa pela avenida, com os participantes dempre demonstrando devoção à Santa. Alguns motoristas depositam doações em uma cesta, enquanto padres abençoam os veículos, chaves e documentos com água benta.

Dentro da igreja, durante a preparação da comunhão, os ajudantes passam distribuindo álcool em gel para os fieis. Feita a higienização, o padre sai com os ministros distribuindo a eucaristia, estratégia tomada para evitar filas e aglomerações. Nos pedidos, saúde e o fim da pandemia. O momento de fé ajuda a seguir em frente durante tempos difíceis. As celebrações continuam até às 19h desta segunda-feira, quando acontece a carreata em comemoração ao dia da padroeira, sempre com o pedido de que cada fiel carregue consigo um frasco de álcool em gel, use máscara e fique dentro do carro.

*Texto: Roberto Gardinalli

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.