25 de fevereiro de 2020

Carteira de Trabalho Digital é implantada em Limeira; PAT interrompeu emissão do documento

Recomendação é que os trabalhadores migrem para a carteira digital, já que todas as anotações futuras serão feitas pelo sistema online


Por Redação Educadora Publicado 23/01/2020
Foto: Henry Curcio/ Educadora

O Governo Federal decretou, no ano passado, a criação da Carteira de Trabalho Digital, que substitui a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) em papel impresso. Agora, todas as informações relacionadas ao trabalhador podem ser acessadas por meio do aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”, disponível para Android e iOS, ou pelo link www.gov.br/trabalho. O modelo é equivalente ao documento físico e está emitido de maneira prévia a todas as pessoas inscritas no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Limeira orienta que os munícipes que já têm a carteira física não devem descartá-la, por conta das informações contidas nela, já que pode ser necessário comprovar o tempo de serviço, por exemplo. No entanto, a recomendação é que os trabalhadores migrem para a carteira digital, já que todas as anotações futuras serão feitas pelo sistema online. Agora, a emissão do modelo antigo não é mais realizada pelo PAT. Saiba mais na reportagem de Thayla Ramos e Henry Curcio. ASSISTA!