Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Câmara de Limeira firma convênio com Unicamp para arrecadação e distribuição de livros

Segundo o representante da Unicamp, a campanha pretende recolher livros infantis e do ensino fundamental, médio e universitário, além de conteúdo destinado ao vestibular


Por Estadão Conteúdo Publicado 19/07/2019
Reunião de Assinatura de Convênio com UNICAMP do dia 17.jul.19 – Crédito: Câmara Municipal

A Câmara assinou, nessa quarta-feira, 17 de julho, um termo aditivo ao convênio de cooperação entre o Legislativo e a Unicamp para desenvolver o projeto “BIOTECação: destinação sustentável para livros”. O novo convênio foi assinado pelo presidente da Casa, vereador Sidney Pascotto, Lemão da Jeová Rafá (PSC), e pelo Reitor da Unicamp, professor dr. Marcelo Knobel. O professor Dr. Augusto Ducati Luchessi, representante a universidade estadual, o vereador Wagner Barbosa (PSB), presidente da Comissão de Meio Ambiente, e a Escola Legislativa Paulo Freire são responsáveis pela realização das ações.

O objetivo do projeto é fazer a arrecadação de livros, junto aos estudantes universitários, e promover sua distribuição para escolas públicas de Limeira. Para isso, a Unicamp vai promover uma campanha nas redes sociais e na intranet da instituição e por meio de cartazes espalhados pelo campus. “O projeto tem como finalidade estabelecer uma estratégia de destinação de livros que possa ser modelo para outras cidades no contexto de cidade inteligente, visando impactar positivamente a educação e o meio ambiente”, explicou Luchessi.

Segundo o representante da Unicamp, a campanha pretende recolher livros infantis e do ensino fundamental, médio e universitário, além de conteúdo destinado ao vestibular. A bibliotecária da Unicamp, junto com um grupo de estudantes, será responsável por fazer uma triagem do material recolhido. Além das escolas municipais e estaduais, a Biblioteca Municipal e as escolas técnicas, como a ETEC Trajano Camargo e o Colégio Técnico de Limeira (Cotil), também poderão receber exemplares arrecadados. O papel da Câmara será identificar as demandas das instituições de ensino na cidade. “Queremos fazer uma contribuição para o ensino público”, resumiu o professor.

Luchessi contou que, antes de apresentar formalmente o projeto, foi realizada uma atividade piloto de arrecadação de livros. Com uma pequena divulgação, os organizadores conseguiram coletar 300 exemplares.

A ideia surgiu do próprio professor Luchessi e contou com a intermediação do vereador Wagner Barbosa. Os idealizadores do projeto esperam ainda fortalecer a relação entre a Unicamp, a Câmara Municipal e a comunidade limeirense. “Não podemos ignorar que o ensino público está sucateado, e essa é uma tentativa de colaborar”, explicou Luchessi.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.