Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Câmara de Limeira faz homenagem à cidadãos e entidades por atuação na prevenção ao uso de drogas

Entrega do Diploma de Atuação faz parte da Campanha Junho Laranja


Por Redação Educadora Publicado 27/06/2019
Foto: Adriano Silva/Câmara Municipal de Limeira

Em sessão solene, a Câmara Municipal de Limeira fez a entrega do Diploma de Atuação na Política sobre Drogas nesta quarta-feira, 26 de junho, no Plenário, a 20 pessoas e entidades que atuaram na prevenção e cuidado e na política sobre drogas, conforme instituído pelo Decreto Legislativo nº 30/2019.

A sessão foi conduzida pelo presidente da Câmara, Sidney Pascotto, Lemão da Jeová Rafá (PSC), e contou com a presença dos vereadores, do secretário municipal de Saúde, Vitor Santos, representando o prefeito Mário Botion, e do tenente-coronel Márcio Silveira Franco, comandante da 36º Batalhão da Polícia Militar/Interior.

O presidente da Câmara destacou o trabalho de duas entidades, o Proerd, que faz prevenção junto às crianças, e a União Sindical dos Trabalhadores de Limeira (USTL), que, por sua vez, atua junto à categoria para dar qualidade de vida aos profissionais acometidos pelo problema da dependência química.

Por fim, ele agradeceu o trabalho dos homenageados e das igrejas. “Muitas vezes elas são esquecidas, mas têm abraçado essa causa, de amar o próximo, como todos vocês têm feito”, frisou.

Em nome do chefe do Executivo, o médico e secretário Vitor Santos ressaltou que a dependência às drogas pode ser uma das maiores enfermidades no mundo. “Ela não escolhe país, classe social, raça, condição econômica, pode afetar todas as pessoas. Não é uma doença do indivíduo, mas de toda sociedade”, afirmou.

O secretário também falou sobre a importância da prevenção como uma das principais medidas para diminuir esse mal e se comprometeu com duas ações práticas no âmbito da Prefeitura. Primeiro, desenvolver o chamado consultório de rua. “A gente espera até o final desse ano colocar esse consultório. Estamos trabalhando com uma equipe mínima, com seis profissionais, e buscando uma estrutura móvel”, explicou. Outra iniciativa é disponibilizar para as mulheres que vivem na rua um contraceptivo de uso contínuo para evitar gravidez indesejada.

Em nome dos homenageados, a psicóloga Debora Araujo resumiu o sentimento coletivo dos congratulados, agradeceu e falou sobre a motivação. “A verdadeira razão por estarmos aqui é porque acreditamos ser possível o resgate de uma vida”, disse.

Debora também comentou sobre o preconceito que recai sobre pessoas com dependência. “Mesmo que tenha ganhado algum espaço na mídia, a doença de dependência química e a pessoa afetada por ela ainda é vista por olhares diversos e resumida, na maioria das vezes, a julgamento, desprezo e até mesmo como piada”, expressou.

Junho Laranja

A diplomação faz parte da Campanha Junho Laranja, dedicada à prevenção e conscientização acerca do uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas, instituída no Calendário Oficial de Eventos do Município por meio da Lei 6.028/2018, e também atende à Resolução 644/2016, que institui a campanha permanente de conscientização e prevenção à dependência de álcool e outras drogas, ambas de autoria da vereadora Dra. Mayra Costa (Cidadania). As atividades são realizadas pela Câmara por meio da Escola legislativa Paulo Freire e conta com o apoio e colaboração de entidades da cidade.

Durante a sessão, a vereadora Dra. Mayra Costa falou em nome da comissão organizadora do diploma. “A gente está em pleno Junho Laranja e na segunda edição da Câmara. Com isso, criamos o Movimento Limeira Sem Drogas, no qual houve um grande apoio da população, de autoridades, da comunidade, das entidades, de pessoas individuais, do Executivo, do Judiciário e da polícia. Porque todos nós, com certeza, queremos ver Limeira sem drogas”, disse. Ela ainda destacou e agradeceu o trabalho de cada um dos homenageados pela dedicação à essa causa. “Vamos nos unir, vamos nos tornar parceiros”, conclamou.

Sobre o símbolo laranja, a homenageada Débora convocou todos a usar a cor não só no mês de junho, mas durante todo o ano. “Continuem usando a cor laranja como símbolo de resgate, todos os meses desse ano e dos próximos, para, quando nos deparar com a cor laranja, no lembremos que vale a pena acreditar que um pouco de nós pode ser o que basta para salvar uma vida”, defendeu.

Homenageados

1- Projeto Restaurando Vidas – PRV;

2- Sr. Romildo Gomes;

3- Sr. Marcio Groeschel

4- Sr. Thiago Arnosti Torquato;

5- PM Cb. Romualdo José Fernandes Rodrigues;

6- Sr. André Avelino da Costa Nunes Junior;

7- Sra. Alane Freitas Oliveira Dias;

8- Sr. Carlos Eduardo Alves Santos;

9- Sr. Rafael Henrique Bernardo Correa;

10- Sr. Rodrigo Scandolara;

11- Sra. Sonia Regina Carvalho Malta;

12- Sr. Levi Tavares Rezende;

13- Sr. José Roberto de Toledo;

14- Sra. Jeniffer Cristina Pereira Bonfim Franco da Silveira;

15- Sra. Débora Araújo;

16- Sra. Liliane Tonello Carbonari Augusto;

17- Sr. Michael Cristian Mizael;

18- Sr. Damião Aparecido Vieira;

19- Pastor Marcos Alexandre de Almeida;

20- Sra. Josemeire Jesus Rodrigues.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.