Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

BRK poderá ampliar captação do rio Jaguari para evitar desabastecimento em Limeira

Em entrevista ao programa Educadora Meio Dia, desta quarta-feira (7), Fernando Mangabeira porta-voz da BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto em Limeira, anunciou que a concessionária deverá levar caminhões-pipa para as regiões mais críticas


Por Nani Camargo Publicado 07/10/2020
Foto: Roberto Gardinalli

A BRK Ambiental foi autorizada a captar mais água do Rio Jaguari para evitar o desabastecimento de Limeira. A autorização foi dada pela Ares-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), em reunião que ocorre na tarde desta quarta-feira (7) no Teatro Nair Bello. Além disso, será estudado um Plano de Contingenciamento a curto prazo para evitar o colapso dos reservatórios de Limeira.

No caso do Jaguari, uma das fontes de abastecimento de Limeira, a captação autorizada já a partir desta quinta-feira (8) será de 13 metros cúbicos por segundo, para evitar a falta de água em Limeira – situação que ocorre desde a última sexta-feira (2), em meio ao calor que chega a 40 graus na cidade e umidade relativa do ar em 15%, o que é considerada uma uma situação de risco. A maior captação também foi liberada para a cidade de Jaguariúna, cuja população também está sendo afetada pela estiagem.

Conforme a Educadora já mostrou, a Prefeitura de Limeira convocou uma reunião emergencial para determinar providências a serem tomadas diante da situação das fontes de abastecimento de água em Limeira. A reunião conta com representantes da Ares-PCJ, do consórcio PCJ, da BRK Ambiental e do Poder Legislativo. 

Representantes do Consórcio PCJ também apresentarão um estudo da situação hídrica da região das últimas décadas. Municípios da região já sofrem com o desabastecimento.

Comunicados publicados pela Ares-PCJ nesta terça-feira (6) mostram a gravidade do momento em cidades como Atibaia, onde foi adotado um plano de contingência devido à escassez hídrica ocasionada pelo período de estiagem e agravado com o calor excessivo dos últimos dias, e em Sumaré, onde foi necessário fazer uma interrupção emergencial no abastecimento de água devido ao alto consumo registrado no último final de semana. Regiões em Piracicaba e Americana também sofrem com risco de falta de água devido ao clima seco.

Em entrevista ao programa Educadora Meio Dia, desta quarta-feira (7), Fernando Mangabeira porta-voz da BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto em Limeira, anunciou que a concessionária deverá levar caminhões-pipa para as regiões mais críticas, que têm enfrentado problemas com abastecimento de água nos últimos dias. (Colaborou Thayla Ramos)

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.