Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

BRK Ambiental interdita via no Parque Hipólito, em Limeira, para realização de obras

Duas novas tubulações serão instaladas na rua Dr. Renato Kehl, que ficará interditada de 5 a 18 de agosto


Por Redação Educadora Publicado 02/08/2019
Foto: Reprodução

A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Limeira, realiza na próxima semana mais uma etapa da obra de implantação do Sistema de Tratamento de Lodo na Estação de Tratamento de Água (ETA) na cidade. Trata-se da execução de duas novas tubulações na rua Dr. Renato Kehl, no Parque Hipólito. Os trabalhos ocorrerão entre os dias 05/08 e 18/08. Por conta da intervenção, o trânsito no final da rua Albino Conte cruzamento com a rua Dr. Renato Kehl ficará totalmente interditado durante o período da execução das tubulações (de 05/08 e 18/08), sempre das 7h às 19h.

Com investimento previsto de R$12 milhões, a obra de implantação do tratamento de lodo na ETA faz parte de uma TAC firmado com o município e o Ministério Público e consiste na construção de um conjunto de tanques de adensamento para recebimento dos resíduos de lavagem dos filtros e dos decantadores da ETA. O objetivo é separar o resíduo/lodo gerado nesses processos e encaminhar para tratamento e destinação corretas.

“Os tanques de adensamento irão receber todo o lodo gerado no processo de tratamento na ETA e, estão sendo construídos de uma maneira que facilite a separação do resíduo da água. É como uma pirâmide invertida, em que o lodo fica acumulado no fundo”, explica Analice de Carvalho, Coordenadora de Projetos da BRK Ambiental de Limeira. Após esse primeiro processo de separação dos resíduos da água, o lodo é encaminhado para os Geobags, onde ocorre o processo de desaguamento. “Neste processo, ocorre uma separação mais efetiva do lodo e da água. É então que conseguimos coletar o lodo compactado e desaguado e encaminhar para o aterro sanitário. A água clarificada, que sai desse segundo processo, retornará para o início do tratamento na ETA, sendo reaproveitada”, explica Analice.

A fase atual da obra é a de montagem hidromecânica do sistema, justamente o que vai ocorrer entre os dias 05/08 e 18/08. Uma das tubulações terá 180 metros de extensão, com 600 mm de diâmetro, e será responsável por encaminhar o resíduo do tratamento da ETA para o novo sistema de Tratamento de Lodo que está sendo construído. A segunda tubulação, com 230 metros de extensão e 300 mm de diâmetro, encaminhará a água clarificada que será separada do resíduo de volta à ETA. Ambas as tubulações serão de PEAD (Polietileno de Alta Densidade), material mais resistente a deformações e grandes pressões e com baixo efeito de incrustação.

A interdição do trânsito no final da rua Albino Conte cruzamento com a rua Dr. Renato Kehl é necessária e de extrema importância para garantir a segurança das pessoas que passam pelo local e também dos funcionários. O local será devidamente sinalizado, porém a concessionária pede atenção redobrada dos motoristas e pedestres. Vale frisar que a interdição ocorrerá sempre das 7h às 19h.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a concessionária por meio do telefone 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.