Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Atraso em obra na antiga Estação Ferroviária é por falta de projeto da Prefeitura, diz Rumo

Prédio, que pegou fogo em novembro do ano passado, será reformado pela empresa responsável pela malha ferroviária


Por Danilo Janine Publicado 30/10/2019
Crédito: Roberto Gardinalli/Educadora

A empresa Rumo, responsável pela malha ferroviária que passa por Limeira, responsabilizou a Prefeitura pelo atraso no início da obra no prédio da antiga Estação Ferroviária. Através de nota enviada à Educadora na tarde de terça-feira (29), a empresa informou que “em relação a reforma no prédio, a concessionária está aguardando o projeto da prefeitura para dar início aos trabalhos”.

O prédio, que era usado pelo governo Mario Botion (PSD) para abrigar a reserva técnica do Museu Histórico e Pedagógico Major José Lev Sobrinho, pegou fogo na madrugada do dia 26 de novembro de 2018. A reserva técnica foi transferida de lugar e desde então o prédio, que teve parte do telhado danificado pelo fogo, está fechado.

Em junho de 2018, através de nota à imprensa, a Prefeitura de Limeira afirmou que a concessionária Rumo irá investir R$ 750 mil no prédio e que o valor contempla as adequações no telhado e a reforma do prédio. Os investimentos estão previstos no termo de compromisso. Não serão injetados recursos por parte do município na obra. Nessa mesma nota, o governo Botion confirmou que a administração municipal é a responsável pelo projeto de reforma do prédio.

Confira abaixo na íntegra a nota enviada pela Rumo.

Nota à imprensa

A obra na estrutura do telhado da Estação de Limeira (SP) trata-se de uma adequação do gabarito (altura da estrutura) para atender às normas de segurança ferroviária. A previsão é que os serviços sejam concluídos até o final de novembro. Em relação a reforma no prédio, a concessionária está aguardando o projeto da prefeitura para dar início aos trabalhos.

Confira abaixo na íntegra a nota enviada pela Prefeitura de Limeira.

– A obra de recuperação e alteamento da estrutura da cobertura da Gare (antiga plataforma de embarque) da Estação Ferroviária é de responsabilidade da Concessionária RUMO.
– As estruturas de pilares e das tesouras da Gare estão sendo reinstaladas neste momento, e posteriormente serão recolocados os demais elementos estruturais, bem como, as telhas.
– A cobertura da Gare ficará no mesmo formato de antes, com os mesmos elementos que foram removidos, catalogados, tratados e repintados, inclusive mantendo-se a mesma posição de cada peça.
– A única alteração se dá em sua altura, que ficou em torno de 1,20m acima do nível original, sendo que esse alteamento se deu através do alongamento dos pilares metálicos. Essa alteração foi validada e autorizada pelo Condephali.
– A cobertura da área onde ficava a reserva técnica do museu e que pegou fogo, faz parte das obras de contrapartida, firmadas em Termo de Compromisso, e será refeita em conjunto com as adequações do prédio principal da estação. O município é responsável pelo projeto e as obras serão executadas pela Concessionária RUMO.

[yotuwp type=”videos” id=”XGOaxcvVQa8″ ]

[yotuwp type=”videos” id=”wSxjHcvUTys” ]

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.