Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Após escândalos de pedofilia, Diocese de Limeira cria departamento de proteção de menores

Medida determinada pelo Papa Francisco vale para dioceses de todo o mundo


Por Danilo Janine Publicado 16/12/2019
Divulgação/Diocese de Limeira

Após os escândalos sexuais, de pedofilia e de corrupção na gestão do bispo emérito Dom Vilson Dias de Oliveira, a Diocese de Limeira criou um departamento de proteção de menores. Segundo nota enviada pela Assessoria de Imprensa da Diocese de Limeira, o departamento servirá para acolher vítimas, ouvir possíveis denúncias de abusos do clero e investigar os casos.

A nota informa ainda que contatos com os membros do departamento – que é formado por padres e leigos (fieis) – pode ser feito pelo telefone 3441-5329, da Cúria Diocesana. Ainda conforme a nota, todos os processos correm sob sigilo canônico.

A determinação do Papa Francisco é que até junho de 2020, todas as dioceses do mundo tenham “um ou mais sistemas estáveis e facilmente acessíveis ao público para apresentar suspeitas ou queixas de abusos sexuais cometidos por clérigos e religiosos, abuso de autoridade, uso de material pornográfico infantil ou encobrimento de abusos”.

NOVO BISPO

Conforme mostrou a Educadora, o novo bispo de Limeira, dom José Roberto Fortes Palau, foi apresentado na tarde de quinta-feira (12) na Cúria Diocesana. Dom José substituí o bispo emérito dom Vilson Dias de Oliveira, que renunciou ao cargo em maio, após os escândalos sexuais e de corrupção envolvendo a Diocese de Limeira estourarem. Sobre estes escândalos, dom José afirmou que caso as denúncias sejam confirmadas, os envolvidos serão punidos pela igreja.

Dom José tomará posse como novo bispo de Limeira no próximo dia 18 de janeiro, às 17h, em uma missa que será realizada na Catedral Nossa Senhora das Dores.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.