Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Animais do Zoo de Limeira recebem tratamento veterinário durante curso

O veterinário encarregado do Zoológico, Danielo Mazon, ressalta que foram selecionados para os procedimentos os animais que já deveriam passar pelos tratamentos


Por Redação Educadora Publicado 19/07/2019

Teve início nesta semana o curso prático e teórico de Manejo de fauna e biossegurança em animais silvestres, oferecido pelo Biotropical Institute no Zoológico de Limeira. Na manhã de hoje (19) ocorreu a aula prática de manejo de grandes felinos, sendo realizados procedimentos odontológicos na onça-pintada, além de exames laboratoriais. No período da tarde, foi a vez do bugio. O secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Paulo Trigo, e a diretora do Departamento de Proteção e Bem-estar Animal, Cristiane Kucska Masutti, acompanham as atividades.

O veterinário encarregado do Zoológico, Danielo Mazon, ressalta que foram selecionados para os procedimentos os animais que já deveriam passar pelos tratamentos. “Eles estão recebendo cuidados com veterinários especialistas e com equipamentos de que não dispomos normalmente aqui no Zoo”, frisa. De acordo com Mazon, o curso superou as expectativas. “Estamos recebendo pessoas de diversas partes do país, o que é uma oportunidade muito boa de troca de informações e experiências”. São 16 alunos inscritos. Trigo avalia positivamente a iniciativa: “Estou muito satisfeito em ver um trabalho tão importante sendo feito por especialistas e a custo zero para o município”.

A auxiliar veterinária recém-formada Kátia dos Santos Mantovan, 46, conta que se interessou pelo curso para complementar sua formação técnica. “Está sendo proveitoso, com bastante aprendizado; é uma oportunidade única poder observar de perto os procedimentos sendo realizados por especialistas da área”, diz. Kátia também fala que está sendo interessante conhecer os bastidores do funcionamento de um zoológico. “A gente passa a ter uma visão diferenciada, pelo lado de dentro. Muito bacana conhecer os cuidados para não causar nenhum dano ou estresse aos animais.”

A estudante de biologia Stefany Gomes Lopes, 19, também afirma que o curso proporcionou muitas informações importantes para a sua formação. Ela tem interesse em atuar profissionalmente no segmento de manejo de fauna e sentia necessidade de aprofundar os conhecimentos. “Ter contato com o animal e ver de perto os benefícios desse trabalho está sendo mágico pra mim”, fala.

O Biotropical Institute atua em cerca de 40 países no mundo todo. É a primeira vez que o curso é oferecido em Limeira. As aulas são ministradas pela instrutora internacional Paula Valencia. A professora é médica veterinária e zootecnista com 15 anos de experiência em manejo, clínica e reabilitação de fauna silvestre. O conteúdo das aulas é composto por “Aplicação de protocolos internacionais de biosegurança”, “Técnicas e inovações para contenção, manipulação e resgate básico de fauna silvestre” e “Manejo, captura e coleta de indivíduo de acordo com as normativas de bem-estar animal”. Além disso, Paula dará um minicurso sobre “Enriquecimento ambiental”.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.