Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

21º Cotil Arte estimula reflexão sobre democracia e valoriza talentos

Cerimônia de apresentação e premiação realizada no Teatro Vitória coroou projeto envolvendo alunos


Por Nani Camargo Publicado 13/05/2019
Wagner Morente

O Colégio Técnico de Limeira (Cotil/Unicamp) promoveu na semana passada, no Teatro Vitória, a cerimônia de apresentação e premiação do 21º Cotil Arte. Com o tema “Democracia: realidade, utopia ou distopia”, o projeto estimulou a reflexão, o senso crítico, a criatividade e reconheceu o talento dos alunos em sete modalidades.

Idealizado por uma estudante em 1995, o Cotil Arte é promovido pelo Departamento de Humanas, sob coordenação da professora Flaviana Fagotti Bonifácio. “Depois de três anos de pausa, o projeto foi retomado e resultou em trabalhos lúcidos, críticos e lindos. Como a nova direção resgatou a tradição deste evento, manteremos sua periodicidade e nos próximos anos colheremos ainda mais frutos”, afirmou.

O diretor do Cotil, José Roberto Ribeiro, enfatizou que a arte é uma maneira de acompanhar o desenvolvimento humano. “Não queremos apenas formar profissionais para a sociedade. Queremos estimular o desenvolvimento completo dos seres humanos”, completou. O pró-reitor de extensão e cultura da Unicamp, doutor Fernando Hashimoto, elogiou o empenho da direção, dos professores, funcionários e alunos do Cotil, ampliando as possibilidades de aprendizado e vivências no ambiente acadêmico. “A arte dá vazão às minorias, possibilita que os alunos se expressem melhor, ouçam melhor e sejam cidadãos melhores”. Destacou também a importância do tema no momento pelo qual o país passa, com “ataques à democracia e retrocessos na educação”.

O Cotil Arte está inserido no calendário oficial do município por iniciativa do então vereador José Farid Zaine, secretário municipal de Cultura. Além de integrar a comissão julgadora dos trabalhos, Farid prestigiou a cerimônia e foi homenageado pela direção. “Os alunos têm talento para participar de festivais de música e de teatro da nossa cidade também”, declarou. A diretora executiva de Ensino Pré-Universitário, Teresa Celina Meloni Rosa, elogiou a importância do projeto para a cultura da cidade. O evento contou também com a presença da diretora administrativa do Cotuca, Cíntia Kimie Aihara Nicoleti.

Wagner Morente

Gisele Araújo, aluna de Informática vencedora da categoria composição musical, com a canção “Revolução”, impressionou o público que lotou o teatro. Sua abordagem sobre desigualdade provocou aplausos e reflexão de todos os presentes. “Amo política e amo arte. Por isso, sinto tanta gratidão por todos os envolvidos neste projeto”, declarou. Os trabalhos classificados no Cotil Arte 2019, que não envolveram apresentação de palco, ficaram expostos para o público também no saguão do colégio. Foram sete categorias no total – Fotografia: “Respeito à diversidade e inclusão”; Esquete: “Paz, justiça e instituições eficazes”; Desenho: “Educação para o pensamento”; Composição musical: “Redução das desigualdades”; Vídeo: “Trabalho decente e crescimento econômico”; Performance Músico-Corporal: “Saúde e bem-estar” e Suporte: “Consumo responsável e produção sustentável”.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.