Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

1/3 dos pacientes da Saúde Mental e Policlínica falta às consultas em Limeira

Somente em 2018, foram contabilizadas 3.411 ausências a atendimentos no Ambulatório de Saúde Mental Adulto


Por Folhapress Publicado 24/05/2019
Foto: Pixabay

A Comissão de Saúde da Câmara de Limeira continua a apurar as faltas registradas por pacientes às consultas médicas da rede pública. Na quinta-feira, o foco foi à área de saúde mental. “Muito preocupante a situação”, avaliou a vereadora Mayra Costa (Cidadania).
Somente em 2018, foram contabilizadas 3.411 ausências a atendimentos no Ambulatório de Saúde Mental Adulto, segundo divulgado pelo Núcleo de Imprensa do Legislativo. A quantidade de faltas corresponde a 28,3% do total de agendamentos. O cenário é semelhante na Policlínica, em que o acúmulo de ausências a consultas e a exames chega a 20% este ano. As faltas atingem diversas especialidades médicas. Os vereadores ouviram representantes da Prefeitura sobre a gestão dos atendimentos. “A fila de espera por consultas já é grande. Se não houvesse tantas faltas, essa fila seria reduzida”, explicou a parlamentar, que também é médica.
Este ano, na Saúde Mental, ausências não justificadas às consultas atingiram 36,15% no primeiro trimestre. No ambulatório de psiquiatria infantil, a média de faltas, em 2018 e em 2019, foi de 23% e 20%, respectivamente. O relator deste processo na comissão é o vereador Rafael Camargo (MDB), que também é medico. “Para cada falta na consulta, alguém deixou de ser atendido e isso é muito grave”, disse o vereador.
Estiveram presentes na reunião Samara D’ Andréa Freire, representante da Policlínica, e Rachel Raphael dos Santos, coordenadora da Saúde Mental, que falaram dos prejuízos causos à rede por conta das faltas não avisadas com antecedência. A gestão dos atendimentos é feita por meio da Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross) e, segundo Mayra, as representantes explicaram que com oito dias de antecedência da consulta, é enviado ao paciente um lembrete sobre a data, horário e local do atendimento, porém, muita gente ainda não comparece.
Os pacientes também são orientados a avisar com até 48 horas de antecedência sobre o não comparecimento. O cancelamento pode ser feito por telefone, ligando para 3495-4261.
“Vamos propor um diálogo entre a Comissão de Saúde, Políclinica, Saúde Mental, Secretaria de Saúde e Secretaria de Comunicação. Vamos também precisar de muita ajuda da imprensa para divulgar este problema. Somente a conscientização pode amenizar o número de faltas”, declarou Mayra. Também fazem parte do colegiado Constância Félix (PDT), Erika Tank (PR), e Carolina Pontes (PSDB).

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.