Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Limeira registra primeiro caso suspeito de coronavírus

Trata-se de um homem de 58 anos, notificado por um hospital particular da cidade, que esteve na Itália


Por Ana Paula Rosa Publicado 26/02/2020 Atualizado 01/03/2020

Limeira tem, hoje, um caso suspeito de coronavírus de um homem de 58 anos, notificado por um hospital particular da cidade, que esteve na Itália.

Ele retornou ao Brasil ontem (25), porém apresentava os sintomas desde o dia 23. O paciente foi atendido pelo hospital, está bem e já teve alta. Foram coletadas amostras de sangue, encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz.

MEDIDAS

Com a confirmação do primeiro caso de coronavírus no Brasil, a Secretaria de Saúde de Limeira se mantém em alerta sobre o avanço da doença. Conforme o secretário de Saúde, Vitor Santos, desde os primeiros casos suspeitos na China no mês passado, o prefeito Mario Botion determinou que a pasta iniciasse todos os protocolos necessários para acompanhar a evolução da doença.

Exemplo disso é que em 3 de fevereiro, a secretaria, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, reuniu representantes de hospitais das redes pública e privada do município para alinhar o protocolo de atendimento e encaminhamento de eventuais casos suspeitos do novo coronavírus. Na semana passada, moradores do Jd. Santo André participaram, na UBS do bairro, de uma palestra sobre prevenção ao coronavírus.

O protocolo seguido pela Secretaria de Saúde de Limeira é o mesmo definido pela Secretaria Estadual da Saúde e pelo governo federal. O Ministério da Saúde só considera o caso como suspeito de coronavírus se o paciente viajou para países com transmissão ou casos confirmados da doença, febre e um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, coriza e outros), ou contato próximo com suspeitos ou casos confirmados de pessoas com o vírus.

Limeira tem, hoje, um caso suspeito de coronavírus de um homem de 58 anos, notificado por um hospital particular da cidade, que esteve na Itália recentemente. Ele retornou ao Brasil ontem (25), porém apresentava os sintomas desde o dia 23. O paciente foi atendido pelo hospital, está bem e já teve alta. Foram coletadas amostras de sangue, encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz.

De acordo com o secretário de Saúde, o coronavírus tem baixa letalidade e é uma enfermidade de característica viral. As recomendações para evitar a expansão do coronavírus, segundo Santos, é manter distância de pessoas que, eventualmente, estejam tossindo ou espirrando, lavar sempre as mãos com água e sabão, não compartilhar objetos de uso pessoal, entre outras.

“A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, está preparada para fazer o acompanhamento dessa enfermidade”, garante o secretário de Saúde. “Os sistemas de vigilância e assistência de Limeira estão em alerta”, complementa o diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.