Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

9 de dezembro na História

Hoje é dia da Bíblia Sagrada; em 1917 Jerusalém é tomada pelo Marechal Edmund Allenby, em 1979 é certificada a erradicação da varíola e em 1994 a Alca começa a ser delineada


Por Redação Educadora Publicado 09/12/2019 Atualizado 16/12/2019

Em 9 de dezembro de 1917, o marechal de campo britânico Edmund Allenby captura Jerusalém, na Primeira Guerra Mundial;

Em 9 de dezembro de 1979 é certificada a erradicação do vírus da varíola, sendo essa a primeira das duas doenças consideradas extintas (a outra foi a peste bovina, em 2011);

Em 9 de dezembro de 1994 começa a ser delineado o Acordo de Livre Comércio das Américas (Alca) em Miami, nos Estados Unidos.

Dia da Bíblia Sagrada

O Dia da Bíblia Sagrada foi criado no ano de 1549, pelo Bispo Cranmer, na Grã-Bretanha, e incluído no calendário do Rei Eduardo VI. A criação aconteceu como uma forma de estímulo à leitura do livro pelos fiéis. No Brasil, a data começou a ser comemorada em 1850, quando os primeiros missionários cristãos chegaram da Europa e dos Estados Unidos. A primeira manifestação pública do dia da Bíblia, porém, aconteceu apenas em 1948, quando foi criada a Sociedade Bíblica do Brasil, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo.

Datas Comemorativas:

  • Dia Nacional do Fonoaudiólogo
  • Dia do Alcoólico Recuperado
  • Dia Internacional contra a Corrupção
  • Dia Internacional da Criança Especial

Aniversário das cidades de: Dom Pedro (MA), Guarapuava (PR), Indaiatuba (SP), Maceió (AL), Novo Brasil (GO), Santa Fé (PR) e Isaías Coelho (PI);

480 — A Dalmácia é ocupada pelo primeiro rei da Itália, Odoacro. Mais tarde, ele estabelece seu poder político com a cooperação do Senado Romano.

536 — Durante a Guerra Gótica, general bizantino Belisário entra em Roma sem oposição; a guarnição gótica foge da capital.

1531 — Aparece pela primeira vez Nossa Senhora de Guadalupe a Juan Diego em Tepeyac, na Cidade do México.

1824 — As forças patrióticas lideradas pelo general Antonio José de Sucre derrotam um exército realista na Batalha de Ayacucho, pondo fim à Guerra de independência do Peru.

1835 — Durante a Revolução do Texas, o Exército Texano captura San Antonio, Texas.

1861 — Guerra de Secessão: o Comitê Conjunto sobre a Conduta da Guerra é criado pelo Congresso dos Estados Unidos.

1931 — Na Espanha, As Cortes Constituintes aprovam uma constituição que cria a Segunda República Espanhola.

1940 — Segunda Guerra Mundial: durante a Operação Compasso, tropas britânicas e indianas sob o comando do major-general Richard O’Connor atacam as forças italianas perto de Sidi Barrani, no Egito.

1941 — Segunda Guerra Mundial: a República da China, Cuba, Guatemala e a Commonwealth das Filipinas declaram guerra à Alemanha e ao Japão.

1946 — Os “julgamentos subsequentes de Nuremberg” começam com o “julgamento dos médicos”, que processou médicos e oficiais nazistas que supostamente estavam envolvidos nos experimentos humanos e assassinatos em massa sob o pretexto de eutanásia.

1958 — A John Birch Society é fundada nos Estados Unidos.

1961 — Tanganica torna-se independente da Grã-Bretanha.

1962 — O Parque Nacional da Floresta Petrificada é criado no Arizona.

1966 — Barbados e Emirados Árabes Unidos são admitidos como Estados-Membros da ONU.

1987 — Conflito israelo-palestino: a Primeira Intifada começa na Faixa de Gaza e na Cisjordânia.

1992 — Tropas americanas desembarcam na Somália para a Operação Restaurar a Esperança.

1996 — O inovador navegador para web Opera é lançado.

2015 — Início da trigésima sexta cúpula do Conselho de Cooperação do Golfo em Riad.

2016 — A presidente Park Geun-hye, da Coreia do Sul, é destituída do seu cargo pela Assembleia Nacional do país em resposta a um grande escândalo político. O primeiro-ministro Hwang Kyo-ahn se torna presidente interino.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.