Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

8 de setembro na História

Hoje é dia da Natividade de Nossa Senhora; em 1941, começa o cerco a Leningrado, na Segunda Guerra Mundial; em 1966, a série Star Trek vai ao ar pela primeira vez; em 1974, Richard Nixon é perdoado pelos crimes do escândalo de Watergate


Por Redação Educadora Publicado 08/09/2020
Foto: Divulgação/National Archives and Records Administration

Em 1941, forças alemãs iniciam o cerco a Leningrado, na União Soviética;
Em 1966, a série Star Trek vai ao ar pela primeira vez;
Em 1974, Richard Nixon é perdoado pelo escândalo de Watergate, acontecido quando era presidente dos Estados Unidos;

Natividade de Nossa Senhora
Hoje é comemorado o dia em que Deus começa a pôr em prática o Seu plano eterno, pois era necessário que se construísse a casa, antes que o Rei descesse para habitá-la. Esta “casa”, que é Maria, foi construída com sete colunas, que são os dons do Espírito Santo.

Deus dá um passo à frente na atuação do Seu eterno desígnio de amor, por isso, a festa de hoje, foi celebrada com louvores magníficos por muitos Santos Padres. Segundo uma antiga tradição os pais de Maria, Joaquim e Ana, não podiam ter filhos, até que em meio às lágrimas, penitências e orações, alcançaram esta graça de Deus.

De fato, Maria nasce, é amamentada e cresce para ser a Mãe do Rei dos séculos, para ser a Mãe de Deus. E por isso comemoramos o dia de sua vinda para este mundo, e não somente o nascimento para o Céu, como é feito com os outros santos.

Sem dúvida, para nós como para todos os patriarcas do Antigo Testamento, o nascimento da Mãe, é razão de júbilo, pois Ela apareceu no mundo: a Aurora que precedeu o Sol da Justiça e Redentor da Humanidade.

780 — Início do reinado de Constantino VI como imperador bizantino.
1253 — O Papa Inocêncio IV canoniza Estanislau de Szczepanów, morto pelo rei Boleslau II.
1264 — O Estatuto de Kalisz, que garante a segurança e as liberdades pessoais dos judeus e confere competência à jurisdição judaica, é promulgado por Boleslau, o Piedoso, Duque da Grande Polônia.
1331 — Estêvão Uresis se declara rei da Sérvia.
1380 — Batalha de Kulikovo: os russos, sob a liderança de Demétrio da Rússia, vencem os mongóis da Horda Azul, liderados por Mamai.
1423 — Os três burgos de Pamplona são unificados pelo Privilégio da União por Carlos III de Navarra.
1504 — Primeira exibição da estátua David, de Michelangelo na Piazza della Signoria, em Florença.
1551 – Fundação da cidade de Vitória -ES pelo donatário da Capitania do Espírito SantoVasco Fernandes Coutinho.
1565 — Os Cavaleiros de Malta levantam o cerco otomano de Malta que começou em 18 de maio.
1636 — Fundação da Universidade de Harvard, como a primeira instituição de ensino superior dos Estados Unidos.
1655 — Varsóvia cai sem resistência a uma pequena força sob o comando de Carlos X Gustavo da Suécia durante O Dilúvio, tornando-se a primeira vez que a cidade é capturada por um exército estrangeiro.
1664 — Os ingleses capturam a cidade de Nova Amsterdam dos holandeses e mudam o nome para Nova York.
1760 — Capitulação da Nova França (hoje Ontário e Quebeque) aos ingleses. 1793

  • Primeiro Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém do Pará.
  • Guerras revolucionárias francesas: Batalha de Hondschoote.

1796 — Guerras revolucionárias francesas: Batalha de Bassano: as forças francesas derrotam as tropas austríacas em Bassano del Grappa.
1810 — O Tonquin zarpa do porto de Nova Iorque com 33 funcionários da recém-criada Pacific Fur Company de John Jacob Astor a bordo. Depois de uma viagem de seis meses pela ponta da América do Sul, o navio chega à foz do rio Columbia e os homens de Astor fundam a cidade de comércio marítimo de peles de Fort Astoria, no Oregon.
1888 — Em Londres, é encontrado o corpo da segunda vítima de Jack, o Estripador, Annie Chapman.
1900 — Furacão Galveston: um poderoso furacão atinge Galveston, Texas, matando cerca de 8 000 pessoas.
1904 — Coroação da imagem de Nossa Senhora Aparecida.
1905 — O sismo de 7.2 Mw da Calábria sacode o sul da Itália com uma intensidade máxima Mercalli de XI (Extremo), matando entre 557 e 2 500 pessoas.
1925 — Guerra do Rife: forças espanholas incluindo tropas da Legião Espanhola sob o comando do coronel Francisco Franco desembarcam em Al Hoceima, Marrocos.
1926 — A Alemanha é admitida na Liga das Nações.
1941 — Segunda Guerra Mundial: forças alemãs começam o cerco a Leningrado. 1943 — Segunda Guerra Mundial: o general dos Estados Unidos Dwight D. Eisenhower anuncia publicamente o armistício com a Itália.
1944 — Segunda Guerra Mundial: Londres é atingida por um foguete V-2 pela primeira vez.
1945 — A divisão da Coreia começa quando as tropas dos Estados Unidos chegam para dividir a parte sul da Coreia em resposta às tropas soviéticas ocupando a parte norte da península um mês antes.
1954 — Criação da Organização do Tratado do Sudeste Asiático (SEATO).
1960 — Em Huntsville, Alabama, o presidente dos Estados Unidos, Dwight D. Eisenhower, inaugura formalmente o Centro de Voos Espaciais George C. Marshall (a NASA já havia ativado a instalação em 1 de julho).
1966 — A famosa série de televisão de ficção científica americana Star Trek estreia com seu primeiro episódio, “The Man Trap”.
1971 — Em Washington, D.C., é inaugurado o Centro de Artes Cênicas John F. Kennedy.
1974 — Caso Watergate: o presidente Gerald Ford dos Estados Unidos assina o perdão de Richard Nixon por qualquer crime que Nixon possa ter cometido enquanto esteve no cargo.
1976 — Tomada de posse do primeiro Governo Regional dos Açores, órgão executivo da Região Autónoma dos Açores, Portugal.
1978 — Sexta-feira Negra, um massacre de soldados contra manifestantes em Teerã, resulta em 700 a 3 000 mortes e marca o início do fim da monarquia no Irã.
1981 — A Guatemala rompe relações com o Reino Unido por causa da independência de Belize.
1988 — Pela primeira vez em sua história, o Parque Nacional de Yellowstone é fechado, em decorrência de uma série de incêndios.
1991 — A República da Macedônia se torna independente.
1994 — O voo USAir 427, em aproximação para o Aeroporto Internacional de Pittsburgh, cai repentinamente em tempo claro, matando todos as 132 pessoas a bordo; resultando na mais extensa investigação em aviação na história mundial e alterando as práticas de fabricação na indústria.
2004 — A sonda espacial não tripulada Genesis da NASA aterrissa violentamente devido a uma falha na abertura de seu paraquedas.
2016 — A NASA lança o OSIRIS-REx, sua primeira missão de retorno de amostras de asteroides. A sonda visitará 101955 Bennu e deverá retornar com amostras em 2023.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.