Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

8 de junho na História

Hoje é dia de São Medardo; em 1917, as primeiras tropas estadunidenses desembarcam na Inglaterra, na Primeira Guerra Mundial; em 1972, o fotojornalista Nick Ut registra o momento em que uma garota é queimada por napalm durante um ataque na Guerra do Vietnã; em 1973, é criada a Região Metropolitana de São Paulo


Por Redação Educadora Publicado 08/06/2020
Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial

Em 1917, primeiras tropas dos Estados Unidos desembarcam em Liverpool, na Inglaterra, na Primeira Guerra Mundial;

Em 1972, ataque com napalm em uma aldeia do Vietnã é registrado pelo fotojornalista Nick Ut, evidenciando abusos americanos na guerra;

Em 1973, é criada a Região Metropolitana de São Paulo;

São Medardo

O nome do santo recordado neste dia, significa: “audaz”.

De origem simples, pobre, agrícola, Medardo tinha a maior riqueza: a fé no amor de Deus. Ele foi crescendo na piedade e na generosidade, tanto que, diante de um pobre viajante, que, tendo sido roubado o seu cavalo,  ele chorava copiosamente e, por isso, o santo deu a ele generosamente o seu próprio cavalo.

Medardo queria uma vida de consagração total. Seu pai, que o conhecia e amava, foi quem mais o ajudou a perceber sua vocação ao sacerdócio ordenado. Com 33 anos ele tornou-se padre. Um homem apostólico que preferia os pobres e mais sofridos.

O santo de hoje, depois de viver seu apostolado como sacerdote, foi escolhido para ser bispo e foi um grande pastor. Sua generosidade continuou sendo instrumento de evangelização para muitos nas palavras e nas obras. Faleceu em 560, tornando-se para nós um grande exemplo e intercessor.

Fonte: Canção Nova

·  68 — Galba é declarado imperador pelo senado romano.

·  218 — Batalha de Antioquia: com o apoio das legiões sírias, Heliogábalo derrota as forças do imperador Macrino. Ele foge, mas é capturado perto de Calcedônia e depois executado na Capadócia.

·  452 — Átila, o Huno invade a Itália.

·  632 — Maomé, profeta islâmico, morre em Medina.

·  1191 — Ricardo Coração de Leão chega em Acre iniciando sua cruzada.

·  1783 — Laki, um vulcão na Islândia, inicia uma erupção de oito meses que mata mais de 9.000 pessoas e gera uma carestia de sete anos.

·  1789 — James Madison apresenta doze propostas de emendas à Constituição dos Estados Unidos no Congresso.

·  1856 — Um grupo de 194 ilhéus de Pitcairn, descendentes dos amotinados do HMS Bounty, chega à ilha Norfolk, iniciando o terceiro assentamento da ilha.

·  1883 — Convenção de Marsa. A França reafirma as cláusulas do Tratado de Bardo e o seu protetorado sobre a Tunísia.

·  1887 — Patenteado o sistema de leitura de cartões perfurados criado por Herman Hollerith.

·  1912 — Carl Laemmle incorpora a Universal Studios.

·  1917 — Primeira Guerra Mundial: tropas dos Estados Unidos desembarcam em Liverpool.

·  1928 — Segunda Expedição do Norte: o Exército Nacional Revolucionário Chinês captura Pequim, cujo nome é mudado para Beijing (“Capital do Norte”).

·  1941 — Segunda Guerra Mundial: os Aliados iniciam a Campanha da Síria-Líbano contra as possessões da França de Vichy no Levante.

·  1972 — Guerra do Vietnã: Phan Thị Kim Phúc, de nove anos, é queimada por napalm, um evento capturado pelo fotógrafo da Associated Press, Nick Ut, momentos depois, enquanto a jovem é vista correndo por uma estrada, no que se tornaria uma icônica foto vencedora do Prêmio Pulitzer.

·  1973 — Criação da Região Metropolitana de São Paulo.

·  1992 — Celebrado o primeiro Dia Mundial dos Oceanos coincidindo com a ECO-92 que ocorria no Rio de Janeiro.

·  2001 — Mamoru Takuma mata oito e fere quinze pessoas com uma faca de cozinha em uma escola primária na prefeitura de Osaka, no Japão.

·  2004 — Ocorre o primeiro trânsito de Vênus pelo Sol do milênio.

·  2008 — Pelo menos sete pessoas morreram e dez ficam feridas em um ataque com adaga em Tóquio, no Japão.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.