Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

8 de agosto na História

Hoje é dia de São Domingos de Gusmão; em 1969, a atriz Sharon Tate e outros quatro amigos são assassinados pela família Manson; em 1990, o Iraque anexa o Kwuait; em 1991, a Torre de Rádio de Varsóvia, mais alta estrutura do mundo até então, desaba


Por Redação Educadora Publicado 08/08/2020
A Guerra do Golfo durou 43 dias

Em 1969, a família Manson comete o assassinato da atriz Sharon Tate e mais quatro de seus amigos, nos Estados Unidos;
Em 1990, o Iraque anexa o Kwuait, o que culminaria na Guerra do Golfo, pouco depois;
Em 1991, a Torre de Rádio de Varsóvia, maior estrutura do mundo até então, desaba

São Domingos de Gusmão
Neste dia lembramos aquele que, ao lado de São Francisco de Assis, marcou o século XIII com sua santidade vivida na mendicância e no total abandono em Deus e desapego material.

São Domingos nasceu em Caleruega, na Castela Velha em 1170, Espanha, e pertencia à alta linhagem dos Gusmão. O pai, Félix de Gusmão, queria entusiasmá-lo pelas armas; o menino preferia porém andar com a mãe, Joana de Aza, grande esmoler, e com clérigos e monges. Interessante é que antes de Domingos nascer sua mãe sonhou com um cão, que trazia na boca uma tocha acesa de que irradiava grande luz sobre o mundo. Mais do que sonho foi uma profecia, pois Domingos de Gusmão, de estatura mediana, corpo esguio, rosto bonito e levemente corado, cabelos e barba levemente vermelhos, belos olhos luminosos, não fez outra coisa senão iluminar todo o seu tempo e a Igreja com a Luz do Evangelho, isso depois de se desapegar a tal ponto de si e das coisas, que chegou a vender todos os seus ricos livros, a fim de comprar comida aos famintos.

Homem de oração, penitência e amor à Palavra de Deus, São Domingos acolheu o chamado ao sacerdócio e ao ser ordenado (no ano de 1203 em Osma, onde foi nomeado cônego). No ano de 1204, Domingos seguiu para Roma a fim de obter do Papa licença para evangelizar os bárbaros na Germânia.

No entanto, o Papa Inocêncio III orientou-o para a conversão dos Albigenses que infestavam todo o Sul da França com suas heresias. Desta forma, Domingos fez do sul da França, o seu principal campo de ação. Quando os hereges depararam com a verdadeira pobreza evangélica de São Domingos de Gusmão, muitos aderiram à Verdade, pois nesta altura já nascia, no ano de 1215 em Tolosa, a primeira casa dos Irmãos Pregadores, também conhecidos como Dominicanos (cães do Senhor) que na mendicância, amor e propagação do Rosário da Virgem Maria, rígida formação teológica e apologética, levavam em comunidade a Véritas, ou seja, a verdade libertadora.

São Domingos de Gusmão entrou no Céu com 51 anos e foi canonizado pelo Papa Gregório IX, em 1234.

870 — Tratado de Meersen: o rei Luís, o Germânico, e seu meio-irmão Carlos, o Calvo, dividem o Reino da Lotaríngia em duas divisões maiores, Frância Oriental e Frância Ocidental.
1576 — A pedra angular do observatório Uranienborg de Tycho Brahe é colocada na ilha de Ven.
1709 — Bartolomeu de Gusmão demonstra o poder de elevação do ar quente em uma audiência diante do rei de Portugal em Lisboa, Portugal.
1793 — Ocorre a insurreição de Lyon durante a Revolução Francesa.
1876 — Thomas Edison recebe uma patente por seu mimeógrafo.
1918 — Primeira Guerra Mundial: a Batalha de Amiens dá início a uma sequência de vitórias quase contínuas dos Aliados com um recuo nas linhas de frente alemãs (Ofensiva dos Cem Dias).
1919 — Assinado o Tratado anglo-afegão. Ele estabelece relações pacíficas entre o Afeganistão e o Reino Unido e confirma a Linha Durand como a fronteira mútua. Em troca, o Reino Unido não é mais obrigado a subsidiar o governo afegão.
1929 — O dirigível alemão Graf Zeppelin inicia um voo de volta ao mundo.
1942 — Lançado na Índia o Movimento Quit India contra o domínio britânico em resposta ao pedido de Mahatma Gandhi para a independência completa.
1946 — Primeiro voo do Convair B-36, o primeiro veículo de lançamento de armas nucleares produzido em massa, o mais pesado avião de motor de pistão produzido em massa, com a mais longa envergadura de qualquer aeronave militar e o primeiro bombardeiro com alcance intercontinental.
1963 — Assalto ao trem pagador: na Inglaterra, um grupo de 15 ladrões de trem roubam 2,6 milhões de libras em notas bancárias.
1967 — Fundação da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) pela Indonésia, Malásia, Filipinas, Cingapura e Tailândia.

1969

  • Criado o Parque Estadual de Jacupiranga, no estado de São Paulo, Brasil.
  • A Família Manson comete os assassinatos da atriz Sharon Tate e quatro de seus amigos.

1975 — Início do V Governo Provisório de Portugal, chefiado por Vasco Gonçalves.
1988 — Começa a Revolta 8888 em Rangum (Yangon), Birmânia (Myanmar). Liderados por estudantes, centenas de milhares participam de protestos em todo o país contra o regime de partido único.
1989 — Programa ônibus espacial: Missão STS-28: o Columbia decola em uma missão militar secreta de cinco dias.
1990 — O Iraque ocupa o Kuwait e o Estado é anexado ao Iraque. Isso levaria à Guerra do Golfo pouco depois.
1991 — A Torre de rádio de Varsóvia, até então a estrutura mais alta do mundo, desaba.
1994 — Inaugurada a emissora brasileira de televisão Rede Mulher.
1998 — O consulado iraniano em Mazar-e Sharif, no Afeganistão, é invadido pelo Talibã, levando à morte dez diplomatas e um jornalista iranianos.
2008 — Um trem expresso EuroCity no trajeto de Cracóvia, na Polônia, para Praga, na República Tcheca, colide com uma parte de uma ponte que caiu sobre a ferrovia perto da estação ferroviária de Studénka, na República Tcheca, e descarrila, matando oito pessoas e ferindo outras 64.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.