Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

7 de setembro na História

Hoje é dia do Beato Vicente de Santo Antônio; em 1822, Dom Pedro I declara a Independência do Brasil; em 1906, Santos Dummont decola o 14 Bis pela primeira vez; em 1996, o rapper Tupac Shakur é baleado em Las Vegas


Por Redação Educadora Publicado 07/09/2020
Foto: Divulgação

Em 1822, Dom Pedro I declara a independência do Brasil;
Em 1906, Santos Dummont decola o 14 Bis pela primeira vez, em Bagatelle, na França;
Em 1996, o rapper Tupac Shakur, um dos mais influentes do mundo, é baleado em Las Vegas;

Beato Vicente de Santo Antônio
Nasceu em Algarve (Portugal) no Castelo de Albufeira, em 1590. Seus pais, Antônio Simões e Catarina Pereira, educaram-no na piedade e bons costumes e, passada a infância, enviaram-no para Lisboa onde, depois de ter revelado um talento multiforme ao longo da carreira eclesiástica, foi ordenado sacerdote aos 27 anos.

Quatro anos depois, em 1621, já estava no México, onde entrou na Ordem de Santo Agostinho. Feita a profissão, sentiu o desejo de ser missionário em terras japonesas, o que ocorreu em 1923.

Estando no Japão, Vicente mudou de traje e de nome, fazendo-se caixeiro ambulante pelas ruas de Nagasaki para poder entrar nas casas e introduzir-se nas famílias, onde converte os gentis e consola e encoraja os cristãos perseguidos. Durante anos, trabalhou na catequese, pregando a Boa Nova e administrando os Sacramentos.

Em 1629, Vicente foi descoberto e preso. Tentando fazer com que Vicente renegasse sua fé em Cristo e não obtendo êxito, seus algozes o submeteram a cinco banhos consecutivos de água a ferver até ser martirizado pelo tormento do fogo.

878 — Luís, o Gago é coroado rei da Frância Ocidental pelo Papa João VIII.
1191 — Terceira Cruzada: Batalha de Arçufe: Ricardo I da Inglaterra derrota Saladino em Arçufe.
1228 — O Sacro Imperador Romano Frederico II desembarca em Acre, Israel, e inicia a Sexta Cruzada, que resulta em uma restauração pacífica do Reino de Jerusalém.
1303 — Guilherme de Nogaret leva prisioneiro o Papa Bonifácio VIII em nome de Filipe IV da França.
1764 — Eleição de Estanislau Augusto Poniatowski como o último governante da República das Duas Nações.
1812 — Invasão francesa da Rússia: a Batalha de Borodino, a mais sangrenta das Guerras Napoleônicas, foi travada perto de Moscou e resultou em uma vitória francesa.
1822 — Dom Pedro I declara o Brasil independente de Portugal nas margens do riacho do Ipiranga, em São Paulo.
1857 — Massacre de Mountain Meadows: os colonos mórmons matam a maioria dos membros da pacífica caravana de emigrantes.
1860 — Unificação italiana: Giuseppe Garibaldi entra em Nápoles.
1901 — O Levante dos Boxers na dinastia Qing (atual China) termina oficialmente com a assinatura do Protocolo Boxer.
1906 — Santos Dumont voa sua aeronave 14-bis em Bagatelle, França com sucesso pela primeira vez.
1907 — O RMS Lusitania da Cunard Line faz em sua viagem inaugural de Liverpool, na Inglaterra, para a cidade de Nova Iorque.
1920 — Criação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a primeira universidade federal do país, pelo então presidente Epitácio Pessoa.
1921 — A Legião de Maria, a maior organização apostólica de leigos da Igreja Católica, é fundada em Dublin, na Irlanda.
1923 — É formada a Organização Internacional de Polícia Criminal (INTERPOL). 1927 — O primeiro sistema de televisão totalmente eletrônico é realizado por Philo Farnsworth.
1936 — O último lobo-da-tasmânia, um marsupial carnívoro chamado Benjamin, morre sozinho em sua jaula no Zoológico de Hobart, na Tasmânia.
1940

  • A Romênia devolve a Dobruja do Sul à Bulgária sob o Tratado de Craiova.
  • Segunda Guerra Mundial: a alemã Luftwaffe começa a Blitz, bombardeando Londres e outras cidades britânicas por mais de 50 noites consecutivas.

1942 — Segunda Guerra Mundial: os fuzileiros navais japoneses são forçados a se retirar durante a Batalha da Baía Milne.
1961 — Toma posse o presidente brasileiro João Goulart e inicia-se o primeiro regime parlamentarista no país.
1965 — Durante a Guerra Indo-Paquistanesa, a China anuncia que reforçará suas tropas na fronteira indiana.
1969

  • Libertado o embaixador norte-americano Charles Burke Elbrick e os 15 presos políticos (v. Anos de chumbo).
  • É criada a Federação Internacional das Associações Vexilológicas no Terceiro Congresso Internacional de Vexilologia em Boston, Massachusetts.

1970 — Começa a luta entre guerrilheiros árabes e forças do governo na Jordânia.
1974 — Celebrados os Acordos de Lusaca entre o governo português e a FRELIMO, que terminaram a Luta Armada de Libertação e que levaram à Independência de Moçambique.
1977 — São assinados os Tratados Torrijos-Carter entre o Panamá e os Estados Unidos sobre a situação do Canal do Panamá. Os Estados Unidos concordam em transferir o controle do canal para o Panamá no final do século XX.
1978 — Enquanto atravessa a ponte Waterloo em Londres, o dissidente búlgaro Georgi Markov é assassinado pelo agente da polícia secreta búlgaro Francesco Gullino por meio de uma bolinha de ricina disparada de um guarda-chuva especialmente projetado.
1996 — O rapper americano Tupac Shakur é baleado em um tiroteio em Las Vegas, Nevada. Ele morre seis dias depois.
1997 — Primeiro voo do Lockheed Martin F-22 Raptor.
1999 — O sismo de 6,2 Mw de Atenas atingiu a área com uma intensidade máxima Mercalli de IX (Violento), matando 143 pessoas, ferindo de 800 a 1 600 e deixando 50 000 desabrigados.
2016 — Conferência da Apple, onde é apresentado o iPhone 7 e a inovação dos auscultadores sem fios.
2017 — O sismo de 8,2 Mw de Chiapas atinge o sul do México, matando pelo menos 60 pessoas.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.