Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

5 de agosto na História

Hoje é dia de Santo Apolinário; em 1954, Carlos Lacerda, líder da oposição getulista no Brasil, sofre um atentado na Rua Tonelero; em 2010, 33 mineiros ficam presos a 700 metros abaixo do solo no Chile; em 2016, começam as Olimpíadas do Rio de Janeiro


Por Redação Educadora Publicado 05/08/2020
Foto: Marcos de Paula/Divulgação

Em 1954, o político antigetulista Carlos Lacerda, sofre um atentado na Rua Tonelero, no Rio de Janeiro;
Em 2010, acontece o acidente da mina de San José, no Chile, quando 33 mineiros ficaram presos a 700 metros abaixo do solo por 69 dias;
Em 2016, começam as Olimpíadas do Rio de Janeiro
;

Santo Apolinário
Neste mesmo dia em que comemoramos a dedicação da Basílica de Santa Maria Maior em Roma, lembramos com alegria da vida de santidade do mais antigo Bispo de Ravena: Santo Apolinário.

Nascido no Séc. I numa família pagã, foi convertido por Deus em Roma, através da pregação do apóstolo São Pedro.

No tempo de Apolinário o paganismo e sincretismo estavam dominando todo o Império e, por isso, todo evangelizador corria grandes riscos de vida. Com a missão indicando a evangelização do Norte da Itália, foi ele edificar a Igreja de Ravena, a qual tornou-se na Itália, depois de Roma, pólo do Cristianismo.

Por causa de Jesus Cristo e do Seu Reino, lutou contra as tentações, permaneceu fiel, com coragem sofreu e suportou até mesmo as torturas como confessor e, mais tarde, o martírio. Conta-nos a história que diante do Édito de Milão em 313, a Igreja Católica adquiriu liberdade religiosa e com isso pôde livremente evangelizar o Império Romano, assim como venerar seus santos; é deste período que encontramos em Ravena grande devoção ao Santo Bispo do qual celebramos hoje, herói da nossa fé.

25 — Guang Wudi reivindica o trono como imperador chinês, restaurando a Dinastia Han após o colapso da curta Dinastia Xin.
135 — Exércitos romanos entram em Betar, matando milhares e acabando com a Revolta de Barcoquebas.
1068 — Guerras bizantino-normandas: os ítalo-normandos iniciam um cerco de Bari por quase três anos.
1864 — Guerra de Secessão: começa a Batalha da Baía de Mobile, perto de Mobile, Alabama, o almirante David Farragut lidera uma flotilha da União através das defesas confederadas e fecha um dos últimos grandes portos do sul.
1884 — A pedra angular da Estátua da Liberdade é colocada na Ilha de Bedloe (atual Ilha da Liberdade) no porto de Nova Iorque.
1888 — Bertha Benz dirige de Mannheim até Pforzheim e retorna, na primeira viagem de automóvel de longa distância, comemorada como Bertha Benz Memorial Route desde 2008.
1906 — Revolução Constitucional Persa: Mozafar Adim Xá Cajar, rei do Irã, concorda converter o governo em uma monarquia constitucional.
1916 — Primeira Guerra Mundial: Batalha de Romani: as forças aliadas, sob o comando de Archibald Murray, derrotam um exército otomano sob o comando de Friedrich Kreß von Kressenstein, assegurando o Canal de Suez e dando início à retirada otomana da Península do Sinai.
1954 — Carlos Lacerda sofre o Atentado da rua Tonelero; seu guarda-costas, o major-aviador Rubens Florentino Vaz, também alvejado, morre pouco tempo depois.
1960 — Burkina Faso, então conhecida como Alto Volta, torna-se independente da França.
1963 — Guerra Fria: os Estados Unidos, o Reino Unido e a União Soviética assinam o Tratado de Proibição Parcial de Testes Nucleares.
1965 — Começa a Guerra Indo-Paquistanesa quando soldados paquistaneses cruzam a Linha de Controle vestidos de moradores locais.
1971 — O primeiro Fórum das Ilhas do Pacífico (então conhecido como o “Fórum do Sul do Pacífico”) é realizado em Wellington, Nova Zelândia, com o objetivo de melhorar a cooperação entre os países independentes do Oceano Pacífico.
1973 — Lançamento da sonda espacial soviética Marte 6.
1989 — Eleições gerais são realizadas na Nicarágua, com a Frente Sandinista de Libertação Nacional conquistando a maioria dos votos.
1995 — Guerra Civil Iugoslava: a cidade de Knin, na Croácia, uma importante fortaleza sérvia, é capturada pelas forças croatas durante a Operação Tempestade. A data é comemorada na Croácia como o Dia da Vitória.
2010 — Ocorre o acidente na mina San José, aprisionando 33 mineiros chilenos a aproximadamente 700 metros abaixo do solo por 69 dias.
2016 — Ocorre a Cerimônia de Abertura dos Jogos da XXXI Olimpíada, no Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.