Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

4 de agosto na História

Hoje é dia de São João Maria Vanney; em 1903, o papa Pio X é eleito; em 1944, a Gestapo captura Anne Frank; em 2007, a Nasa lança a sonda Phoenix


Por Redação Educadora Publicado 04/08/2020
Foto: Reprodução

Em 1903, Giuseppe Melchiorre Sarto é eleito o papa Pio X;
Em 1944, a Gestapo captura Anne Frank;
Em 2007, a Nasa lança a sonda espacial Phoenix;

Hoje é dia de São João Maria Vianney
Com admiração, alegramo-nos com a santidade de vida do patrono de todos os vigários, conhecido por Cura D’Ars. São João Maria Vianney nasceu em Dardilly, no ano de 1786, e enfrentou o difícil período em que a França foi abalada pela Revolução Napoleônica.

Camponês de mente rude, proveniente de uma família simples e bem religiosa, percebia desde de cedo sua vocação ao sacerdócio, mas antes de sua consagração, chegou a ser um desertor do exército, pois não conseguia “acertar” o passo com o seu batalhão.

Ele era um cristão íntimo de Jesus Cristo, servo de Maria e de grande vida penitencial, tanto assim que, somente graças à vida de piedade é que conseguiu chegar ao sacerdócio, porque não acompanhava intelectualmente as exigências do estudo do Latim, Filosofia e Teologia da época (curiosamente começou a ler e escrever somente com 18 anos de idade).

João Maria Vianney, ajudado por um antigo e amigo vigário, conseguiu tornar-se sacerdote e aceitou ser pároco na pequena aldeia “pagã”, chamada Ars, onde o povo era dado aos cabarés, vícios, bebedeiras, bailes, trabalhos aos domingos e blasfêmias; tanto assim que suspirou o Santo: “Neste meio, tenho medo até de me perder”. Dentro da lógica da natureza vem o medo; mas da Graça, a coragem. Com o Rosário nas mãos, joelhos dobrados diante do Santíssimo, testemunho de vida, sede pela salvação de todos e enorme disponibilidade para catequizar, o santo não só atende ao povo local como também ao de fora no Sacramento da Reconciliação.

Dessa forma, consumiu-se durante 40 anos por causa dos demais (chegando a permanecer 18 horas dentro de um Confessionário alimentando-se de batata e pão). Portanto, São João Maria Vianney, que viveu até aos 73 anos, tornou-se para o povo não somente exemplo de progresso e construção de uma ferrovia – que servia para a visita dos peregrinos – mas principalmente, e antes de tudo, exemplo de santidade, de dedicação e perseverança na construção do caminho da salvação e progresso do Reino de Deus para uma multidão, pois, como padre teve tudo de homem e ao mesmo tempo tudo de Deus.
Fonte: Canção Nova

  • 367 — Graciano recebe o título de Augusto no governo de seu pai, Valentiniano I.
  • 1265 — Segunda Guerra dos Barões: Batalha de Evesham: o exército do príncipe Eduardo (o futuro rei Eduardo I da Inglaterra) derrota as forças dos barões rebeldes liderados por Simão de Montfort, 6.° Conde de Leicester, matando Montfort e muitos de seus aliados .
  • 1578 — Batalha de Alcácer-Quibir: o rei de Marrocos derrota o exército português e o rei D. Sebastião de Portugal é morto. A coroa é herdada pelo seu tio-avô, o Cardeal D. Henrique, abrindo caminho a uma crise dinástica.
  • 1666 — Comandando a frota inglesa, Ruperto do Reno derrota o almirante Michiel de Ruyter na Batalha do Dia de Santiago Maior.
  • 1704 — Guerra da Sucessão Espanhola: Gibraltar é capturada por uma frota inglesa e holandesa, comandada pelo almirante George Rooke e aliada ao arquiduque Carlos.
  • 1783 — O Monte Asama entra em erupção no Japão, matando cerca de 1 400 pessoas. A erupção causa uma carestia, que resulta em mais 20 000 mortes.
  • 1789 — França: membros da Assembleia Nacional Constituinte fazem um juramento para acabar com o feudalismo e abolir seus privilégios.
  • 1791 — Assinado o Tratado de Sistova, terminando com as Guerras otomano-habsburgas.
  • 1854 — Estabelecida a Hinomaru como a bandeira oficial a ser hasteada nos navios japoneses.
  • 1903 — Cardeal Giuseppe Melchiorre Sarto é eleito papa e toma o nome de Pio X.
  • 1936 — Primeiro-ministro da Grécia Ioannis Metaxas suspende o parlamento e a Constituição e estabelece o Regime de 4 de Agosto.
  • 1944 — A Gestapo captura Anne Frank e sua família em Amsterdam graças a um informante. Anne morreu em um campo de concentração e seu diário ficou mundialmente famoso.
  • 1946 — Um sismo de magnitude 8,0 atinge o norte da República Dominicana. Cem pessoas morrem e 20 000 ficam desabrigadas.
  • 1964 — Incidente do Golfo de Tonkin: os contratorpedeiros norte-americanos USS Maddox e o USS Turner Joy são atacados no Golfo de Tonquim.
  • 1984 — A República do Alto Volta muda seu nome para Burkina Faso.
  • 1995 — Início da Operação Tempestade na Croácia.
  • 2005 — Início da Wikimania, primeiro encontro internacional de wikipedistas, em Frankfurt (Alemanha).
  • 2007 — Lançamento da sonda espacial Phoenix da NASA.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.