14 de julho de 2020

31 de maio na História

Hoje é dia da Visitação de Nossa Senhora; em 1911, o RMS Titanic é lançado ao mar; em 2003, o Concorde voa pela última vez; em 2009, o voo 447 da Air France desaparece no Oceano Atlântico pouco depois de decolar no Rio de Janeiro


Por Redação Educadora Publicado 31/05/2020
Buscas pelo avião da Air France no litoral brasileiro. Foto: Divulgação/Aeronáutica

Em 1911, o RMS Titanic é lançado ao mar;

Em 2003, o Concorde da Air France voa pela última vez;

Em 2009, o voo Air France 447, que ia do Rio de Janeiro a Paris, desaparece sobre o Oceano Atlântico pouco depois de decolar;

Visitação de Nossa Senhora

Sabemos que Nossa Senhora foi visitada pelo Arcanjo Gabriel com esta mensagem de amor, com esta proposta de fazer dela a mãe do nosso Salvador. E ela aceitou. E aceitar Jesus é estar aberto a aceitar o outro. O anjo também comunicou a ela que sua parenta – Santa Isabel – já estava grávida. Aí encontramos o testemunho da Santíssima Virgem – no Evangelho de São Lucas no capitulo 1, – quando depois de andar cerca de 100 km ela encontrou-se com Isabel.

Nesta festa, também vamos descobrindo a raiz da nossa devoção a Maria. Ela cantou o Magnificat, glorificando a Deus. Em certa altura ela reconheceu sua pequenez, e a razão pela qual devemos ter essa devoção, que passa de século a século.

“Porque olhou para sua pobre serva, por isso, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações.” (Lucas 1,48)

A Palavra de Deus nos convida a proclamarmos Bem-aventurada aquela que, por aceitar Jesus, também se abriu à necessidade do outro. É impossível dizer que ama a Deus, se não ama o outro. A visitação de Maria a sua prima nos convoca a essa caridade ativa, à fé que opera por esse amor de que o outro tanto precisa.

Quem será que precisa de nós?

Peçamos a Virgem Maria que interceda por nós junto a Jesus, para que sejamos cada vez mais sensíveis à dor do outro. Mas que a nossa sensibilidade não fique no sentimentalismo, mas se concretize através da caridade.

·  455 — Imperador Petrônio Máximo é apedrejado até a morte por uma multidão enfurecida enquanto fugia de Roma.

·  1223 — Um exército mongol liderado pelos generais Jebe Noyon e Subedei vence os exércitos dos vários principados russos na Batalha do Rio Kalka.

·  1795 — Revolução Francesa: o Tribunal Revolucionário é suprimido.

·  1859 — A Torre do Relógio nas Casas do Parlamento, que abriga o Big Ben, começa a marcar o tempo.

·  1889 — Inundação de Johnstown: mais de 2.200 pessoas morrem depois que uma represa rompe e envia um paredão de água de 18 metros de altura sobre a cidade de Johnstown, na Pensilvânia.

·  1902 — Segunda Guerra dos Bôeres: o Tratado de Vereeniging encerra com a guerra e assegura o controle britânico da África do Sul.

·  1910 — Criação da União Sul-Africana atual África do Sul.

·  1911

  • RMS Titanic é lançado ao mar em Belfast, na Irlanda do Norte.
  • Presidente do México, Porfirio Díaz, foge do país durante a Revolução Mexicana.

·  1916 — Primeira Guerra Mundial: Batalha da Jutlândia: a Grande Frota britânica enfrenta a Frota de Alto-Mar na maior batalha naval da guerra.

·  1921 — Rebelião Racial de Tulsa mata pelo menos 39 pessoas, mas outras estimativas de fatalidades negras variam de 55 a cerca de 300.

·  1961 — União Sul-Africana se torna República da África do Sul.

·  1962 — Federação das Índias Ocidentais deixa de existir.

·  1973 — Senado dos Estados Unidos vota o corte do financiamento para o bombardeio de alvos do Khmer Vermelho no Camboja, apressando o fim da Guerra Civil Cambojana.

·  1991 — Acordos de Bicesse em Angola estabelecem uma transição para a democracia multipartidária sob a supervisão da missão UNAVEM II das Nações Unidas.

·  2003 — Último voo de um Concorde da Air France.

·  2005 — Vanity Fair revela que Mark Felt era o “Deep Throat”.

·  2009 — Airbus A330 do voo Air France 447, entre o Rio de Janeiro e Paris, desaparece sobre o Oceano Atlântico com 228 pessoas a bordo, entre elas 59 brasileiros. Todos os passageiros a bordo morreram.

·  2010 — Comandos israelenses do Shayetet 13 embarcaram na Flotilha da Liberdade de Gaza enquanto ainda estavam em águas internacionais tentando romper o bloqueio em andamento da Faixa de Gaza; nove civis turcos na flotilha foram mortos no subsequente tumulto violento.

·  2017 — Carro-bomba explode em um cruzamento lotado de Cabul, perto da embaixada alemã na hora de maior movimento, matando mais de 90 pessoas e ferindo outras 463.