Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

30 de maio na História

Hoje é dia de Santa Joana d'Arc; em 1431, Joana d'Arc é queimada na fogueira após ser acusada de bruxaria; em 1971, a sonda Mariner é lançada para estudar as características de Marte; em 1982, a Espanha passa a faze parte da Otan


Por Redação Educadora Publicado 30/05/2020
A sonda Mariner 9. Foto: Divulgação/Nasa

Em 1431, Joana d’Arc é queimada na fogueira sob acusações de bruxaria;

Em 1971, a sonda Mariner 9 é lançada para mapear a superfície de Marte e estudar o clima do planeta;

Em 1982, a Espanha junta-se à Otan;

Santa Joana d’Arc

Joana d’Arc nasceu na França no ano de 1412. Tinha 13 anos quando começou a ter experiências místicas, ouvindo as “vozes” de São Miguel, Santa Margarida e Santa Catarina que lhe mandaram salvar a França.

No ano de 1429, Joana partiu com uma expedição com o propósito de salvar a cidade de Orleans, carregando uma bandeira com os nomes de Jesus e de Maria, além de uma imagem do Pai Eterno. Em maio de 1429, ela expulsou os ingleses de Orleans. Após as lutas, a cidade foi recuperada e Joana cumpriu o que lhe foi confiado, seguindo uma carreira cheia de triunfos militares.

Anos mais tarde, ela foi aprisionada pelos ingleses. Esses a fecharam numa jaula de ferro, na cidade de Ruão.Julgada por uma centena de prelados e teólogos que a consideraram mentirosa, exploradora do povo, blasfemadora de Deus, idólatra, invocadora de diabos e herege, eles decidiram queimá-la viva.

Presa em um poste, ela apertava uma cruz sobre o coração, desse modo, invocava o nome de Jesus Cristo e as suas “vozes”. O poste caiu nas chamas, mas mesmo assim, a ouviram gritar seis vezes “Jesus”. Os ingleses lançaram as cinzas dela no rio Sena.

Sem derramar uma só gota de sangue, Santa Joana manteve-se sempre em oração. Com um exército de cinco mil soldados, até então sempre abatidos, a santa estabeleceu uma série de vitórias.

Em 1909 foi beatificada por São Pio X e, no ano de 1920, foi canonizada pelo Papa Bento XV

  • 70 — Cerco de Jerusalém: Tito e as suas legiões romanas derrubam a segunda muralha de Jerusalém. Os defensores judeus retiram-se para a primeira muralha. Os romanos constroem uma circunvalação, cortando todas as árvores num raio de quinze quilômetros.
  • 1381 — Início da Revolta camponesa na Inglaterra.
  • 1416 — Jerônimo de Praga é condenado à morte na fogueira por heresia, pelo Concílio de Constança, realizado na cidade de Constança, na Alemanha.
  • 1431 — Guerra dos Cem Anos: em Ruão, na França, Joana d’Arc é queimada na fogueira aos 19 anos de idade por bruxaria.
  • 1814 — Guerras Napoleônicas: Guerra da Sexta Coalizão: o Tratado de Paris é assinado e as fronteiras francesas são restauradas àquelas de 1792.
  • 1834 — Joaquim António de Aguiar, apelidado de «O Mata-Frades», promulga uma lei, em Portugal, pela qual declara extintos «todos os conventos, mosteiros, colégios, hospícios, e quaisquer outras casas das ordens religiosas regulares», ficando os seus bens incorporados na Fazenda Nacional.
  • 1854 — Ato de Kansas-Nebraska torna-se lei estabelecendo os territórios dos Estados Unidos do Kansas e Nebraska.
  • 1913 — Tratado de Londres é assinado, encerrando a Primeira Guerra Balcânica; a Albânia se torna uma nação independente.
  • 1914 — O mais novo e maior transatlântico da Cunard, o navio RMS Aquitania, com 45.647 toneladas, inicia sua viagem inaugural de Liverpool, na Inglaterra, para Nova Iorque.
  • 1922 — Inauguração do Lincoln Memorial em Washington, D.C.
  • 1967 — Região Oriental da Nigéria declara independência como a República do Biafra, provocando uma guerra civil.
  • 1968 — Charles de Gaulle reaparece publicamente após seu voo para Baden-Baden, na Alemanha, e dissolve a Assembleia Nacional Francesa por meio de um apelo por rádio. Imediatamente depois, menos de um milhão de seus partidários marcharam nos Champs-Élysées, em Paris. Este é o ponto de virada dos eventos de maio de 1968 na França.
  • 1971 — Programa Mariner: lançamento da Mariner 9 para mapear 70% da superfície e estudar mudanças de tempo na atmosfera e superfície de Marte.
  • 1974 — Entra pela primeira vez em operação o avião de passageiros Airbus A300.
  • 1975 — Criação da Agência Espacial Europeia.
  • 1982 — Guerra Fria: a Espanha junta-se à OTAN.
  • 1998 — Teste de arma nuclear: Paquistão realiza um teste nuclear subterrâneo no deserto de Kharan.
  • 2008 — Adotada a Convenção sobre Munições de Dispersão.
  • 2012 — Ex-presidente da Libéria, Charles Taylor, é condenado a 50 anos de prisão por seu papel nas atrocidades cometidas durante a Guerra Civil de Serra Leoa.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.