Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

30 de agosto na História

Hoje é dia do Martírio de São João Batista; em 1945, começa o Conselho de Controle Aliado, que governou a Alemanha ao final da Segunda Guerra Mundial; em 1963, entra em funcionamento a linha direta de comunicação entre Moscou e Washington; em 1995, a Otan bombardeia alvos sérvios-bósnios na Guerra da Bósnia


Por Redação Educadora Publicado 30/08/2020
Avião norte-americano decolando durante a operação Força Deliberada, da Otan. Foto: Divulgação/US Navy

Em 1945, começa o Conselho de Controle Aliado, que governou a Alemanha ao final da Segunda Guerra Mundial;
Em 1963, começa a funcionar a linha direta de comunicação entre União Soviética e Estados Unidos;
Em 1995, a Otan bombardeia alvos sérvios-bósnios durante a Guerra da Bósnia;

Martírio de São João Batista
Com satisfação lembramos a santidade de São João Batista que, pela sua vida e missão, foi consagrado por Jesus como o último e maior dos profetas: “Em verdade eu vos digo, dentre os que nasceram de mulher, não surgiu ninguém maior que João, o Batista…De fato , todos os profetas, bem como a lei, profetizaram até João. Se quiserdes compreender-me, ele é o Elias que deve voltar.” (Mt 11,11-14)

Filho de Zacarias e Isabel, João era primo de Jesus Cristo, a quem “precedeu” como um mensageiro de vida austera, segundo as regras dos nazarenos.

São João Batista, de altas virtudes e rigorosas penitências, anunciou o advento do Cristo e ao denunciar os vícios e injustiças deixou Deus conduzí-lo ao cumprimento da profecia do Anjo a seu respeito: “Pois ele será grande perante o Senhor; não beberá nem vinho, nem bebida fermentada, e será repleto do Espírito Santo desde o seio de sua mãe. Ele reconduzirá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus: e ele mesmo caminhará à sua frente…” ( Lc 1, 15)

São João Batista desejava que todos estivessem prontos para acolher o Mais Forte por isso, impelido pela missão profética, denunciou o pecado do governador da Galileia: Herodes, que escandalosamente tinha raptado Herodíades – sua cunhada – e com ela vivia como esposo.

Preso por Herodes Antipas em Maqueronte, na margem oriental do Mar Morto, aconteceu que a filha de Herodíades (Salomé) encantou o rei e recebeu o direito de pedir o que desejasse, sendo assim, proporcionou o martírio do santo, pois realizou a vontade de sua vingativa mãe: “Quero que me dês imediatamente num prato, a cabeça de João, o Batista” (Mc 6,25)

Desta forma, através do martírio, o Santo Precursor deu sua vida e recebeu em recompensa a Vida Eterna reservada àqueles que vivem com amor e fidelidade os mandamentos de Deus.

  • 1813 — Primeira Batalha de Kulm: as forças francesas são derrotadas por uma aliança austro-prussiana-russa.
  • 1909 — Os fósseis de Folhelho Burgess são descobertos por Charles Doolittle Walcott.
  • 1914 — Primeira Guerra Mundial: os alemães derrotam os russos na Batalha de Tannenberg.
  • 1918 — Fanni Kaplan atira e fere gravemente o líder bolchevique Vladimir Lenin, que, junto com o assassinato do oficial bolchevique Moisei Uritski dias antes, levou à publicação do decreto do Terror Vermelho.
  • 1922 — Batalha de Dumlupınar: a batalha final na Guerra Greco-Turca (“Guerra de Independência da Turquia”).
  • 1940 — A Segunda Arbitragem de Viena reatribui o território da Transilvânia do Norte da Romênia para a Hungria.
  • 1942 — Segunda Guerra Mundial: começa a Batalha de Alam Halfa.
  • 1945
    • Passa a existir o Conselho de Controle Aliado, governando a Alemanha após a Segunda Guerra Mundial.
    • Término da Revolução de Agosto quando o Imperador Bao Dai abdica, encerrando a dinastia Nguyễn.
  • 1948 — Criação da Siguranţa statului, a polícia secreta da Romênia durante a política stalinista.
  • 1956 — É aberta ao público a Ponte do Lago Pontchartrain, em Mandeville, na Luisiana, que já foi considerada, com uma extensão de 38 422 m, a mais longa ponte do mundo.
  • 1962 — O Japão realiza o teste do NAMC YS-11, seu primeiro avião desde a Segunda Guerra Mundial e seu único avião comercial de sucesso desde antes ou depois da guerra.
  • 1963 — Entra em operação a linha direta Moscou-Washington entre os líderes dos Estados Unidos e da União Soviética.
  • 1984 — Lançada a STS-41-D, primeira missão do ônibus espacial Discovery.
  • 1991 — Dissolução da União Soviética: o Azerbaijão declara independência da União Soviética.
  • 1992 — Termina o impasse de 11 dias de Ruby Ridge com a rendição de Randy Weaver às autoridades federais.
  • 1995 — Guerra da Bósnia: a Operação Força Deliberada da OTAN entra em ação, bombardeando alvos militares sérvios-bósnios.
  • 1998 — Segunda Guerra do Congo: as forças armadas da República Democrática do Congo (RDC) e os seus aliados angolanos e zimbabuanos recapturam Matadi e a represa de Inga, no oeste da RDC, das tropas do RCD e de Ruanda.
  • 2002 — O voo 4823 da Rico Linhas Aéreas cai na aproximação do Aeroporto Internacional de Rio Branco, matando 23 das 31 pessoas a bordo.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.