Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

3 de março na História

Hoje é dia dos santos Marino e Astério; em 1923, a revista Time é publicada; em 1931, a canção The Star-Spangled Banner é oficializada como hino nacional dos Estados Unidos; em 2017, a Nintento lança o Nintendo Switch


Por Redação Educadora Publicado 03/03/2020

Em 1923, a revista Time é publicada pela primeira vez;

Em 1931, os EUA adotam The Star-Spangled Banner como hino nacional;

Em 2017, a Nintendo lança o Nintendo Switch.

Santos Marino e Astério

Os santos de hoje foram mártires no século III. São Marino era oficial romano, mas sobretudo, cristão. Já tinha feito seu caminhar com Cristo, estando em constante aprofundamento. No Império, não era reconhecido como cristão, e nem era possível uma evangelização aberta. Mas com sua vida, seu jeito profissional de ser, comunicava a verdade e o amor. Era cogitado para ocupar uma posição chave: a de centurião romano na Cesareia.

Outros queriam esse cargo, e sabiam que ele era cristão. Por isso, um deles levantou uma lei antiga, onde para assumir o cargo era preciso antes sacrificar aos deuses. Imediatamente, Marino revelou publicamente que não poderia fazer isso e professou sua fé. Pela admiração que muitos tinham por ele, não o mataram na hora. Deram a ele três horas para escolher entre apostatar da fé ou morrer.

Ao sair do pretório, encontrou-se com o bispo Teotecno que o levou à igreja e, apontando-lhe para uma espada e para o Evangelho, o motivou a fazer uma escolha digna de cristão. O oficial livremente abraçou o Evangelho.

Passado o tempo, as autoridades o quiseram ouvir. Marino permaneceu fiel por amor a Cristo e à Igreja e acabou sendo degolado. Isto no ano de 260.

·  473 — Gundebaldo (sobrinho de Ricímero) nomeia Glicério como imperador do Império Romano do Ocidente.

·  724 — Imperatriz Gensho abdica do trono a favor de seu sobrinho Shōmu que se torna imperador do Japão.

·  1284 — Estatuto de Rhuddlan incorpora o Principado de Gales à Inglaterra.

·  1575 — Imperador Indiano Mogol Akbar derrota o exército bengali na Batalha de Tukaroi.

·  1677 — Batalha de Tobago, parte da Guerra Franco-Holandesa: tentativa do Reino da França de retomar a ilha de Tobago sob o controle da República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixos.

·  1687 — Domingos Jorge Velho é contratado pelo governo colonial, para destruir o Quilombo dos Palmares.

·  1776 — Guerra de Independência dos Estados Unidos: o primeiro desembarque anfíbio do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos ocorre na Batalha de Nassau.

·  1803 — Fundado o Colégio Militar em Portugal pelo então coronel Teixeira Rebelo.

·  1848 — Revoluções nos Estados alemães: a intelectualidade se une aos operários e fazem uma manifestação nas ruas de Colônia.

·  1857 — França e o Reino Unido declaram guerra à China.

·  1861 — Alexandre II da Rússia assina a Reforma Emancipadora, libertando os camponeses.

·  1878 — Guerra russo-turca termina com a Bulgária recuperando sua independência do Império Otomano de acordo com o Tratado de Santo Estêvão.

·  1891 — Criada a Floresta Nacional de Shoshone como a primeira floresta nacional nos Estados e do mundo.

·  1904 — Kaiser Guilherme II da Alemanha torna-se a primeira pessoa a fazer uma gravação sonora de um documento político, usando o cilindro fonográfico de Thomas Edison.

·  1918 — Rússia assina o Tratado de Brest-Litovski, concordando em retirar-se da Primeira Guerra Mundial e concedendo o controle à Alemanha dos Países Bálticos, Bielorrússia e Ucrânia. Também admitiu o controle turco de Ardaã, Kars e Batumi.

·  1923 — Revista Time é publicada pela primeira vez.

·  1924

  • Abolido o califado islâmico de 407 anos, quando o califa Abdul Mejide II do Califado Otomano é deposto. O último remanescente do antigo regime dá lugar à Turquia reformada de Kemal Atatürk.
  • Estado Livre de Fiume é anexado pelo Reino da Itália.

·  1931 — Estados Unidos adotam The Star-Spangled Banner como seu hino nacional.

·  1945 — Segunda Guerra Mundial: tropas americanas e filipinas recuperam Manila.

·  1968 — Término da Batalha de Huế, uma das mais sangrentas e longas batalhas da Guerra do Vietnã.

·  1969 — Programa Apollo: a NASA lança a Apollo 9 para testar o módulo lunar.

·  1974 — Voo Turkish Airlines 981 cai em Ermenonville perto de Paris, na França, matando todas as 346 pessoas a bordo.

·  1986 — Entra em vigor o Australia Act 1986, fazendo com que a Austrália se torne totalmente independente do Reino Unido.

·  1997 — Inaugurada a mais alta estrutura do Hemisfério sul (328 metros), Sky Tower, no centro de Auckland, Nova Zelândia, após dois anos e meio de construção.

·  2005 — Steve Fossett torna-se a primeira pessoa a realizar uma circum-navegação aérea solo ao redor do mundo sem paradas ou reabastecimento.

·  2017 — Nintendo lança em todo o mundo o console de videogame híbrido Nintendo Switch.

·  2019 — Onda de tornados no sudeste dos Estados Unidos causa 23 mortes e deixa mais de 100 feridos.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.