Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

3 de junho na História

Hoje é dia de São Carlos Lwanga; em 1940, chega ao fim a Batalha de Dunquerque; em 2006, é formalizado o fim da Sérvia e Montenegro, com a independência de Montenegro; em 2017, oito pessoas são mortas no ataque à London Bridge, em Londres


Por Redação Educadora Publicado 03/06/2020
A Batalha de Dunquerque. Foto: Reprodução

Em 1940, chega ao fim a Batalha de Dunquerque, na Segunda Guerra Mundial;

Em 2006, Montenegro se declara independente da Sérvia;

Em 2017, oito pessoas são assassinadas por terroristas na London Bridge;

São Carlos Lwanga

Neste dia, celebramos a memória destes grandes mártires que, na África, testemunharam o nome de Jesus. Carlos Lwanga era chefe dos pajens, que serviam na corte do rei Muanga da Uganda.

Acontece que a entrada da evangelização na África sofreu muito pelas invasões dos homens brancos, por isso os missionários tinham que ser homens verdadeiramente de Deus, ou seja, de caridade, pois facilmente eram confundidos como colonizadores. Depois da entrada dos padres que fizeram um lindo trabalho de evangelização que atingiu Carlos Lwanga e outros, o rei se revoltou e decretou pena de morte para os que rezassem.

São Carlos, depois de muito se preparar junto com seus companheiros, apresentou-se diante do rei com o firme propósito de não negar a fé, por isso foi queimado vivo diante de todos. Seguindo o irmão na fé, nenhum deles renegou, até que, em 1887, o último deles morreu afogado, como parte dos corajosos mártires de Uganda, na África.

·  713 — Imperador bizantino Filípico é cegado, deposto e enviado ao exílio por conspiradores do exército de Tema Opsiciano na Trácia. Ele é sucedido por Anastácio II, que inicia a reorganização do exército bizantino.

·  1539 — Hernando de Soto reivindica a Flórida para a Espanha.

·  1621 — Companhia Holandesa das Índias Ocidentais assume o monopólio do comércio nos Novos Países Baixos.

·  1940 — Segunda Guerra Mundial: a Batalha de Dunquerque termina com uma vitória alemã e com as forças aliadas em total retirada.

·  1950 — Herzog e Lachenal, da Expedição francesa ao Annapurna, tornam-se os primeiros alpinistas a chegar ao cume de um pico de 8.000 metros.

·  1962 — No aeroporto de Paris-Orly, o voo Air France 007 ultrapassa a pista e explode quando a tripulação tenta abortar a decolagem, matando 130 pessoas.

·  1965 — Lançamento da Gemini IV, a primeira missão espacial de vários dias por uma equipe da NASA. Edward White, um membro da equipe, realiza a primeira atividade extraveicular americana.

·  2006 — A união da Sérvia e Montenegro chega ao fim com a declaração formal de independência de Montenegro.

·  2012 — Um avião transportando 153 pessoas a bordo cai em um bairro residencial em Lagos, na Nigéria, matando todos a bordo e 10 pessoas no solo.

·  2017 — Ataque à London Bridge: oito pessoas são assassinadas e dezenas de civis são feridos por terroristas islâmicos. Três dos atacantes são mortos a tiros pela polícia.

·  2018 — Erupção do Vulcão de Fogo, na Guatemala, mata mais de 70 pessoas, fere outras 300 e deixa desaparecidos.

·  2019 — Brigitte Bierlein é eleita Chanceler da Áustria, tornando-se a primeira mulher a ocupar este cargo nesse país.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.