Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

3 de fevereiro na História

Hoje é dia de São Brás; em 1488, o navegador Bartolomeu Dias se torna o primeiro europeu a ir além do extremo sul da África; em 1959, os músicos Buddy Holly, Ritchie Valebs e J.P. Richards morrem em um acidente de avião nos EUA; em 1994, a astronauta Eileen Collins se torna a primeira mulher a pilotar um ônibus espacial


Por Redação Educadora Publicado 03/02/2020
A astronauta Eileen Collins. Foto: Divulgação

Em 1488, o navegador Bartolomeu Dias dobra o Cabo da Boa Esperança e se torna o primeiro europeu a ir além do extremo sul africano

Em 1959, os músicos de rock Buddy Holly, Ritchie Valebs e J.P. Richards morrem em um acidente de avião, nos Estados Unidos;

Em 1994, a astronauta Eileen Collins se torna a primeira mulher a pilotar um ônibus espacial;

São Brás

O santo de hoje nasceu na cidade de Sebaste, Armênia, no final do século III. São Brás, primeiramente, foi médico, mas entrou numa crise, não profissional, pois era bom médico e prestava um ótimo serviço à sociedade. Mas nenhuma profissão, por melhor que seja, consegue ocupar aquele lugar que é somente de Deus. Então, providencialmente, porque ele ia se abrindo e buscando a Deus, foi evangelizado. Não se sabe se já era batizado ou pediu a graça do Santo Batismo, mas a sua vida sofreu uma guinada. Esta mudança não foi somente no âmbito da religião, sua busca por Nosso Senhor Jesus Cristo estava ligada ao seu profissional e muitas pessoas começaram a ser evangelizadas através da busca de santidade daquele médico.

Numa outra etapa de sua vida, ele discerniu que precisava se retirar. Para ele, o retiro era permanecer no Monte Argeu, na penitência, na oração, na intercessão para que muitos encontrassem a verdadeira felicidade como ele a encontrou em Cristo e na Igreja. Mas, na verdade, o Senhor o estava preparando, porque, ao falecer o bispo de Sebaste, o povo, conhecendo a fama do santo eremita, foi buscá-lo para ser pastor. Ele, que vivia naquela constante renúncia, aceitou ser ordenado padre e depois bispo; não por gosto dele, mas por obediência.

  • 1112 — Raimundo Berengário III de Barcelona e Dulce I da Provença se casam, unindo as fortunas desses dois Estados.
  • 1451 — Sultão Maomé II herda o trono do Império Otomano.
  • 1488 — Bartolomeu Dias de Portugal desembarca na Baía de Mossel após dobrar o Cabo da Boa Esperança, tornando-se o primeiro europeu conhecido a navegar para além do extremo sul da África.
  • 1509 — Marinha portuguesa derrota uma frota conjunta do Império Otomano, da República de Veneza, do sultanato de Mamlûk Burji do Egito, do samorim de Calecute e da República de Ragusa na Batalha de Diu, em Diu, Índia.
  • 1807 — Uma força militar britânica, sob o comando do brigadeiro-general, Samuel Auchmuty, captura a cidade do Império Espanhol de Montevidéu, atualmente a capital do Uruguai.
  • 1852 — Batalha de Monte Caseros (Argentina). As tropas sublevadas do general Justo José de Urquiza derrotam as do presidente Juan Manuel de Rosas e Buenos Aires aclama Urquiza como seu libertador.
  • 1930 — Partido Comunista do Vietnã é fundado em uma “Conferência de Unificação” realizada em Kowloon, Hong Kong britânico.
  • 1933 — Adolf Hitler anuncia que a expansão do Lebensraum na Europa Oriental e sua implacável germanização são os objetivos geopolíticos do Terceiro Reich.
  • 1944 — Segunda Guerra Mundial: durante a Campanha nas Ilhas Gilbert e Marshall, as forças do Exército e da Marinha dos Estados Unidos conquistam o Atol de Kwajalein defendido pela guarnição japonesa.
  • 1945 — Segunda Guerra Mundial: Estados Unidos e a Commonwealth das Filipinas começam uma batalha que durará um mês para retomar Manila do Japão.
  • 1953 — Ocorre o Massacre de Batepá em São Tomé quando a administração colonial e os latifundiários portugueses desencadeiam uma onda de violência contra os crioulos nativos conhecidos como forros.
  • 1958 — Fundação da organização econômica europeia Benelux, criando um campo de testes para a posterior Comunidade Econômica Europeia.
  • 1959 — Músicos de rock and roll Buddy Holly, Ritchie Valens e J. P. “The Big Bopper” Richardson morrem em um acidente de avião perto de Clear Lake, Iowa.
  • 1966 — Luna 9 da União Soviética se torna a primeira nave espacial a fazer um pouso suave na Lua, e a primeira a tirar fotos da superfície da Lua.
  • 1984 — Programa do ônibus espacial: a missão espacial STS-41-B tem início usando o ônibus espacial Challenger.
  • 1994 — Programa do ônibus espacial: a missão espacial STS-60 tem início transportando Sergei Krikalev, o primeiro cosmonauta russo a voar a bordo do ônibus espacial.
  • 1995 — Astronauta Eileen Collins torna-se a primeira mulher a pilotar o ônibus espacial na missão STS-63.
  • 2011 — Ocorre um blecaute no nordeste brasileiro em oito dos nove estados da região

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.