Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

3 de agosto na História

Hoje é dia de Santa Lídia; em 1914, a Alemanha declara Guerra à França; em 1949, a NBA é formada; em 2004, o pedestal da Estátua da Liberdade é reaberto após os ataques de 11 de setembro


Por Redação Educadora Publicado 03/08/2020
Divulgação/NBA

Em 1914, a Alemanha declara guerra à França;
Em 1949, a NBA é fundada;
Em 2004, o pedestal da Estátua da Liberdade reabre após os ataques de 11 de setembro;

Santa Lídia
Uma antiga tradição cristã a respeito do culto aos santos demonstra que Santa Lídia foi uma das primeiras santas a ser venerada dentro da fé católica.

Lídia era uma prosélita, ou seja, uma pagã convertida ao judaísmo. Veio da Grécia asiática e instalou-se para o seu comércio em Filipos, porto do Mar Egeu.

Fez-se cristã pelo ano de 55, quando São Paulo evangelizava essa região. São Lucas, que andava com o Apóstolo, contou este episódio: “…Filipos, que é a cidade principal daquele distrito da Macedônia, uma colônia (romana). Nesta cidade nos detivemos por alguns dias. No sábado, saímos fora da porta para junto do rio, onde pensávamos haver lugar de oração. Aí nos assentamos e falávamos às mulheres que se haviam reunido. Uma mulher, chamada Lídia, da cidade dos tiatirenos, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava. O Senhor abriu-lhe o coração, para atender às coisas que Paulo dizia” (At 16,12-14).

As formalidades da canonização levam frequentemente muitos anos. Foram, porém, curtíssimas ao tratar-se de Santa Lídia. Foi Barónio (+ 1607) que, em 1586, com sua própria autoridade, a introduziu no Martirológio romano, cuja revisão lhe estava entregue.
Fonte: Canção Nova

8 — Tibério, general do Império Romano, derrota os dálmatas no rio Bosna.
70 — É extinto o incêndio resultante da destruição do Segundo Templo em Jerusalém.
435 — Nestório, considerado o originador do Nestorianismo, é deposto e exilado em um mosteiro no Egito pelo imperador romano Teodósio II.
1492 — Cristóvão Colombo zarpa de Palos de la Frontera, na Espanha.
1645

  • Invasões holandesas no Brasil: Insurreição Pernambucana: ocorre a Batalha do Monte das Tabocas entre as forças da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais e a milícia luso-brasileira.
  • Guerra dos Trinta Anos: a Segunda Batalha de Nördlingen vê as forças francesas derrotando as do Sacro Império Romano-Germânico.

1778 — Inaugurado o Teatro alla Scala em Milão com a estreia da ópera Europa riconosciuta de Antonio Salieri.
1795 — Assinado o Tratado de Greenville, terminando com a Guerra Indígena do Noroeste no Território de Ohio.
1903 — Os rebeldes macedônios em Kruševo proclamam a República de Kruševo, que durou apenas dez dias antes que os turcos otomanos devastassem a cidade. 1914 — Primeira Guerra Mundial: Alemanha declara guerra contra a França, enquanto a Romênia declara sua neutralidade.
1949 — A Basketball Association of America e a National Basketball League finalizam a fusão, que criaria a National Basketball Association.
1958 — O primeiro submarino nuclear do mundo, o USS Nautilus, torna-se o primeiro navio a completar uma travessia submersa do Polo Norte geográfico. 1959 — A força policial do Estado de Portugal, PIDE, dispara contra trabalhadores em greve em Bissau, na Guiné Portuguesa, matando mais de 50 pessoas.
1960 — Níger conquista a independência da França. 1967 — A Venezuela se incorpora à Associação Latino-Americana de Livre Comércio.
1972 — O Senado dos Estados Unidos ratifica o Tratado sobre Mísseis Antibalísticos.
1977 — A Tandy Corporation anuncia o TRS-80, um dos primeiros computadores pessoais produzidos em massa.
1997 — A mais alta estrutura independente do Hemisfério Sul, a Sky Tower no centro de Auckland, na Nova Zelândia, é inaugurada após dois anos e meio de construção.
2004 — O pedestal da Estátua da Liberdade reabre depois de ser fechado desde os ataques de 11 de setembro.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.