08 de julho de 2020

29 de junho na História

Hoje é dia de São Pedro e São Paulo Apóstolos; em 2002, Coreia do Sul e Coreia do Norte entram em conflito; em 2007, a Apple lança o primeiro iPhone; em 2014, o Estado Islâmico passa a se considerar um califado


Por Redação Educadora Publicado 29/06/2020
Foto: Reprodução/Internet

Em 2002, conflitos entre Coreia do Sul e Coreia do Norte acabam com um navio norte-coreano afundado;

Em 2007, a Apple lança o iPhone;

Em 2014, o Estado Islâmico se autointitula califado;

São Pedro e São Paulo Apóstolos

Estes santos são considerados “os cabeças dos apóstolos” por terem sido os principais líderes da Igreja Cristã Primitiva, tanto por sua fé e pregação, como pelo ardor e zelo missionários.

Pedro, que tinha como primeiro nome Simão, era natural de Betsaida, irmão do Apóstolo André. Pescador, foi chamado pelo próprio Jesus e, deixando tudo, seguiu ao Mestre, estando presente nos momentos mais importantes da vida do Senhor, que lhe deu o nome de Pedro.

Em princípio, fraco na fé, chegou a negar Jesus durante o processo que culminaria em Sua morte por crucifixão. O próprio Senhor o confirmou na fé após Sua ressurreição (da qual o apóstolo foi testemunha), tornando-o intrépido pregador do Evangelho através da descida do Espírito Santo de Deus, no Dia de Pentecostes, o que o tornou líder da primeira comunidade. Pregou no Dia de Pentecostes e selou seu apostolado com o próprio sangue, pois foi martirizado em uma das perseguições aos cristãos, sendo crucificado de cabeça para baixo a seu próprio pedido, por não se julgar digno de morrer como seu Senhor, Jesus Cristo. Escreveu duas Epístolas e, provavelmente, foi a fonte de informações para que São Marcos escrevesse seu Evangelho.

Paulo, cujo nome antes da conversão era Saulo ou Saul, era natural de Tarso. Recebeu educação esmerada “aos pés de Gamaliel”, um dos grandes mestres da Lei na época. Tornou-se fariseu zeloso, a ponto de perseguir e aprisionar os cristãos, sendo responsável pela morte de muitos deles.

Converteu-se à fé cristã no caminho de Damasco, quando o próprio Senhor Ressuscitado lhe apareceu e o chamou para o apostolado. Recebeu o batismo do Espírito Santo e preparou-se para o ministério.

Tornou-se um grande missionário e doutrinador, fundando muitas comunidades. De perseguidor passou a perseguido, sofreu muito pela fé e foi coroado com o martírio, sofrendo morte por decapitação. Escreveu treze Epístolas e ficou conhecido como o “Apóstolo dos gentios”.

Fonte: Canção Nova

  • 1149 — Raimundo de Poitiers é derrotado e morto na Batalha de Inabe por Noradine.
  • 1613 — O Globe Theatre, em Londres, onde William Shakespeare apresentou suas peças, é destruído por um incêndio.
  • 1720 — Revolta de Filipe dos Santos, em Vila Rica, Minas Gerais.
  • 1850 — Autocefalia oficialmente concedida pelo Patriarcado Ecumênico de Constantinopla à Igreja da Grécia.
  • 1880 — França anexa o Taiti.
  • 1916 — O diplomata britânico Roger Casement, que se tornou nacionalista irlandês, é condenado à morte por seu papel na Revolta da Páscoa.
  • 1945 — A União Soviética anexa a Transcarpátia.
  • 1975 — Steve Wozniak testa seu primeiro protótipo do computador Apple I.
  • 1976 — As Seicheles se tornam independentes do Reino Unido.
  • 1995
    • Programa do ônibus espacial: Missão STS-71 (Atlantis) acopla pela primeira vez com a estação espacial russa Mir.
    • A loja de departamentos Sampoong desmorona no distrito de Seocho, em Seul, na Coreia do Sul, matando 501 pessoas e ferindo 937.
  • 2002 — Confrontos navais entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte levam à morte seis marinheiros sul-coreanos e ao afundamento de um navio norte-coreano.
  • 2007 — A Apple Inc. lança seu primeiro celular, o iPhone.
  • 2014 — O Estado Islâmico do Iraque e do Levante se autodenomina califado da Síria e do norte do Iraque.