Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

28 de maio na História

Hoje é dia de São Germano; em 1937, é fundada a Volkswagen, na Alemanha; em 1999, após 22 anos de restauração, a obra A Última Ceia, de Da Vinci, é exposta novamente; em 2002, a limpeza do local do atentado contra o World Trade Center é finalizada


Por Redação Educadora Publicado 28/05/2020
Apresentação da Volkswagen em 1937. Foto: Reprodução

Em 1937, é fundada a Volkswagen, na Alemanha;

Em 1999, após 22 anos de restauração, a obra A Última Ceia, de Leonardo DaVinci, é exposta novamente;

Em 2002, a limpeza do local do atentado de 11 de setembro é concluída;

São Germano

Seu nome quer dizer ‘irmão’. Nasceu em 378 na França. Foi muito cedo para os estudos e acabou estudando Direito em Roma. Mas, seu grande desejo, era o de viver o Santo Evangelho. E foi pautando a sua vida na Palavra do Senhor.

Homem de oração e escuta, era dócil e pronto para renunciar a si mesmo e optar pelo querer de Deus. Germano foi visitado pela Divina Providência. Foi eleito governador da alta Itália mas, de repente, com a morte do Bispo em sua terra natal, o povo e o clero o escolheram Bispo.

São Germano renunciou à sua vontade e quis a vontade de Deus para sua vida. Promoveu a vida monástica e a evangelização na França. Foi um apóstolo de Jesus Cristo, cheio do Espírito Santo. Com o exemplo deste santo, aprendemos que precisamos viver como verdadeiros irmãos.

·  585 a.C. — Data tradicional do eclipse previsto por Tales de Mileto, considerado por muitos a data de fundação da Filosofia ocidental. No mesmo dia teve a Batalha de Hális, que foi decidida pelo eclipse.

·  1358 — Início da Jacquerie, uma revolta popular em França.

·  1588 — A Invencível Armada, com 130 navios e 30 000 homens, começa a levantar âncora de Lisboa rumo ao Canal da Mancha (somente no dia 30 de maio foi que todos os navios deixaram o porto).

·  1871 — 147 dirigentes da Comuna de Paris são fuzilados junto ao muro do Cemitério do Père-Lachaise.

·  1905 — Guerra Russo-Japonesa: a Batalha de Tsushima termina com a destruição da Frota do Báltico russa pelo almirante Tōgō Heihachirō e pela Marinha Imperial Japonesa.

·  1907 — Realizada a primeira corrida TT da Ilha de Man.

·  1918 — República Democrática do Azerbaijão e Primeira República da Armênia declaram sua independência.

·  1926 — Em Portugal dá-se a Revolução de 28 de Maio, um golpe de estado leva à queda da I República e abre caminho à implantação do Estado Novo.

·  1932 — Nos Países Baixos, a construção do Afsluitdijk é concluída e o Golfo Zuiderzee é convertido em IJsselmeer de água doce.

·  1936 — Alan Turing envia On Computable Numbers para publicação.

·  1937 — Fundação da Volkswagen (VW), a fabricante de automóveis alemã.

·  1940

  • Segunda Guerra Mundial: a Bélgica se rende à Alemanha Nazista encerrando com a Batalha da Bélgica.
  • Segunda Guerra Mundial: forças norueguesas, francesas, polonesas e britânicas recapturam Narvik na Noruega. Esta é a primeira vitória da infantaria aliada na guerra.

·  1958 — Revolução Cubana: o Movimento 26 de Julho de Fidel Castro, fortemente reforçado pela milícia Frank Pais, domina um posto militar em El Uvero.

·  1961 — Artigo de Peter Benenson, intitulado The forgotten prisoners é publicado em vários jornais internacionais, lançando uma campanha pela anistia, considerado o marco para a criação da Anistia Internacional.

·  1975 — Quinze países da África Ocidental assinam o Tratado de Lagos, criando a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental.

·  1979 — Konstantinos Karamanlis assina o tratado completo da adesão da Grécia à Comunidade Econômica Europeia.

·  1991 — A capital de Adis Abeba é tomada pela Frente Democrática Revolucionária do Povo Etíope, terminando com o regime de Derg na Etiópia e a Guerra Civil Etíope.

·  1993 — Eritreia e Mônaco se tornam membros da Organização das Nações Unidas.

·  1999 — Em Milão, Itália, após 22 anos de obras de restauração, a obra-prima de Leonardo da Vinci, A Última Ceia, é novamente exposta.

·  2002 — A última viga de aço é removida no local original do World Trade Center. As funções de limpeza terminaram oficialmente com uma cerimônia de encerramento no Marco Zero, em Manhattan, Nova Iorque.

·  2008 — O Nepal se torna uma república, colocando fim a 240 anos de monarquia. A assembleia constituinte do Nepal aboliu em 25 de maio a única monarquia hinduísta do mundo.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.