Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

28 de junho na História

Hoje é dia de Santo Irineu; em 1919, é assinado o Tratado de Versalhes; em 1946, é fundada a Mercedes Benz; em 2006, Montenegro é reconhecido pela Onu como nação independente


Por Redação Educadora Publicado 28/06/2020
Foto: Reprodução

Em 1919, é assinado o Tratado de Versalhes;

Em 1926, a Mercedes-Benz é fundada;

Em 2006, Montenegro é aceito pela ONU como nação independente;

Santo Irineu

Celebramos a memória do grande bispo e mártir, Santo Irineu que, pelos seus escritos, tornou-se o mais importante dos escritores cristãos do século II.

Nascido na Ásia Menor, foi discípulo de São Policarpo, que por sua vez conviveu diretamente com o Apóstolo São João, o Evangelista. Ao ser ordenado por São Policarpo, Irineu foi para a França e assumiu várias funções de serviço à Igreja de Cristo (que crescia em número de comunidades e necessidade de pastoreio).

Importante contribuição deu à Igreja do Oriente quando foi em missão de paz para um diálogo com o Papa Eleutério sobre a falta de unidade na data da celebração da Páscoa, pois o Oriente corria ao risco de excomunhão, sendo fiel ao significado do seu próprio nome – portador da paz – logrou êxito nessa missão, já que isto nada interferia na unidade da fé.

Ao voltar da missão deparou-se com a morte do bispo Potino, o qual o havia enviado para Roma e, sendo assim, foi ele o escolhido para sucessor do episcopado de Lião. Erudito, simples, orante e zeloso bispo, foi Santo Irineu quem escreveu contra os hereges, sobre a sucessão apostólica e muito dos dados que temos hoje, sobre a história da Igreja do século II.

Este grande bispo morreu mártir na perseguição do imperador Severo.

Fonte: Canção Nova

·  572 — Assassinato de Alboíno, Rei dos lombardos.

·  1098 — Derrota de Cerboga pelos exércitos da Primeira Cruzada na batalha de Antioquia.

·  1360 — Maomé VI torna-se o décimo rei nasrida de Granada após assassinar o seu cunhado Ismail II.

·  1575 — Período Sengoku do Japão: as forças combinadas de Oda Nobunaga e Tokugawa Ieyasu são vitoriosas na Batalha de Nagashino.

·  1635 — Guadalupe se torna colônia da França.

·  1807 — Segunda invasão britânica do Rio da Prata: John Whitelocke desembarca em Ensenada em uma tentativa de recapturar Buenos Aires e é derrotado pelos habitantes locais.

·  1846 — Adolphe Sax patenteia o saxofone.

·  1859 — A primeira exposição de cães é realizada em Newcastle upon Tyne, Inglaterra.

·  1865 — O Exército do Potomac é desmobilizado.

·  1881 — A Aliança Austro-Sérvia de 1881 é secretamente assinada.

·  1895 — El Salvador, Honduras e Nicarágua formam a República da América Central.

·  1911 — O meteorito Nakhla, o primeiro a sugerir sinais de processos aquosos em Marte, cai na Terra, na região de Nakhla, Alexandria, Egito.

·  1914 — O arquiduque Francisco Fernando da Áustria-Hungria e sua esposa Sofia são assassinados em Sarajevo; este é o casus belli da Primeira Guerra Mundial.

·  1919 — O Tratado de Versalhes é assinado, terminando o estado de guerra entre a Alemanha e os Aliados da Primeira Guerra Mundial.

·  1922

  • Instituída, pela primeira vez, na República Federativa do Brasil, a instituição do Tribunal do Júri.
  • Começa a Guerra Civil Irlandesa com o bombardeio do Four Courts em Dublin pelas forças do Estado Livre.

·  1926 — A Mercedes-Benz é formada por Gottlieb Daimler e Karl Benz fundindo suas duas empresas.

·  1936 — O estado fantoche japonês de Mengjiang é formado no norte da China.

·  1942 — Segunda Guerra Mundial: a Alemanha Nazista inicia sua ofensiva estratégica de verão contra a União Soviética, codinome Caso Azul.

·  1948 — Guerra Fria: a Ruptura Tito-Stalin resulta na expulsão da Liga dos Comunistas da Iugoslávia do Cominform.

·  1950 — Guerra da Coreia: suspeitos de serem simpatizantes comunistas (entre 100 000 a 200 000) são executados nos Massacres das Ligas Bodo.

·  1969 — Começa a Rebelião de Stonewall na cidade de Nova Iorque, marcando o início dos Movimentos civis LGBT.

·  1972 — O Congresso Nacional aprova a criação da empresa Telecomunicações Brasileiras S/A (Telebras).

·  1989 — No aniversário de 600 anos da Batalha do Kosovo, Slobodan Milošević profere o Discurso de Gazimestan no local da batalha histórica.

·  1992 — É adotada a atual Constituição da Estônia.

·  2004 — Guerra do Iraque: o poder soberano é entregue ao Governo Interino Iraquiano pela Autoridade Provisória da Coalizão, pondo fim ao governo norte-americano dessa nação.

·  2006 — Montenegro é aceito pela ONU como país independente.

·  2009 — O presidente hondurenho Manuel Zelaya é afastado por um golpe militar local depois de um pedido fracassado de realizar um referendo para reescrever a Constituição hondurenha. Este foi o começo da crise constitucional hondurenha de 2009.

·  2016 — Um ataque terrorista no Aeroporto Atatürk, em Istambul, na Turquia, mata 42 pessoas e fere mais de 230 outras.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.