Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

28 de abril na História

Hoje é dia de São Luís Maria Grignion de Montfort; em 1945, Benito Mussolini é executado; em 1967, o boxeador Muhammad Ali se recusa a lutar na Guerra do Vietnã; em 2001, Dennis Tito se torna o primeiro turista espacial, aos 60 anos


Por Redação Educadora Publicado 28/04/2020
O pugilista Muhammad Ali durante protesto contra a Guerra do Vietnã

Em 1945, o ditador italiano Benito Mussolini é executado por um pelotão de fuzilamento formado por integrantes da resistência italiana;

Em 1967, o boxeador Muhammad Ali se recusa a lutar na Guerra do Vietnã;

Em 2001, Dennis Tito se torna o primeiro turista espacial da história;

São Luís Maria Grignion de Montfort

Neste dia, nós contemplamos o fiel testemunho de Luís que, ao ser crismado, acrescentou ao seu prenome o nome de Maria, devido sua devoção à Virgem Maria, que permeou toda sua vida.

Nascido na França, no ano de 1673, de uma família muito numerosa, ele sentiu bem cedo o desejo de seguir o sacerdócio e assim percorreu o caminho dos estudos.

Como padre, São Luís começou a comunicar o Santo Evangelho e a levar o povo, através de suas missões populares, a viver Jesus pela intercessão e conhecimento de Maria. Foi grande pregador, homem de oração, amante da Santa Cruz, dos doentes e pobres; como bom escravo da Virgem Santíssima não foi egoísta e fez de tudo para ensinar a todos o caminho mais rápido, fácil e fascinante de unir-se perfeitamente a Jesus, que consistia na consagração total e liberal à Santa Maria.

São Luís já era um homem que praticava sacrifícios pela salvação das almas, e sua maior penitência foi aceitar as diversas perseguições que o próprio Maligno derramou sobre ele; tanto assim que foi a Roma para pedir ao Papa permissão para sair da França, mas este não lhe concedeu tal pedido. Na força do Espírito e auxiliado pela Mãe de Deus, que nunca o abandonara, São Luís evangelizou e combateu na França os jansenistas, os quais estavam afastando os fiéis dos sacramentos e da misericórdia do Senhor.

São Luís, que morreu em 1716, foi quem escreveu o “Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem”, que influencia ainda hoje, muitos filhos de Maria. Influenciou inclusive o saudoso Papa João Paulo II, que por viver o que São Luís nos partilhou, adotou como lema o Totus Tuus, Mariae, isto é, “Sou todo teu, ó Maria”.

·  357 — Imperador Constâncio II entra em Roma pela primeira vez para celebrar sua vitória sobre Magnêncio.

·  1192 — Assassinato de Conrado de Monferrato (Conrado I), rei de Jerusalém, em Tiro, dois dias depois de seu título ao trono ser confirmado por eleição.

·  1253 — Nichiren Daishonin, um monge budista japonês, recita pela primeira vez o Namu-myoho-rengue-kyo e declara que ele é a essência do budismo, fundando o Budismo de Nichiren.

·  1789 — Motim do HMS Bounty: o tenente William Bligh e 18 marinheiros ficam à deriva e os amotinados regressam ao Taiti e depois embarcam para as ilhas Pitcairn.

·  1792 — Início das Guerras revolucionárias francesas: a França invade os Países Baixos Austríacos (atual Bélgica e Luxemburgo).

·  1796 — Assinado o Armistício de Cherasco por Napoleão Bonaparte e Vítor Amadeu III, rei da Sardenha, expandindo o território francês ao longo da costa mediterrânea.

·  1910 — O francês Louis Paulhan vence a Corrida Aérea de Londres para Manchester de 1910, a primeira corrida aérea de longa distância na Inglaterra.

·  1920 — Azerbaijão é adicionado à União Soviética.

·  1927 — Início da travessia pioneira sem escalas do oceano Atlântico Sul com o hidroavião Jahu, pilotado pelo comandante brasileiro João Ribeiro de Barros.

·  1932 — Anunciada, para uso em seres humanos, uma vacina contra a febre amarela.

·  1945 — Benito Mussolini e sua amante Clara Petacci são executados por um pelotão de fuzilamento formado por membros do movimento de resistência italiano.

·  1947 — Thor Heyerdahl e cinco companheiros partem do Peru a bordo do Kon-Tiki para provar que os nativos peruanos podem ter colonizado a Polinésia.

·  1952

  • Ocupação do Japão pelo Comandante Supremo das Forças Aliadas: entra em vigor o Tratado de São Francisco, que serviu para finalizar oficialmente a Segunda Guerra Mundial.
  • Assinado o Tratado de Taipei entre o Japão e Taiwan para encerrar oficialmente a Segunda Guerra Sino-Japonesa.

·  1965 — Guerra Civil na República Dominicana: tropas americanas desembarcam na República Dominicana para “impedir o estabelecimento de uma ditadura comunista” e para evacuar tropas do Exército dos Estados Unidos.

·  1967 — Muhammad Ali recusa-se a lutar na Guerra do Vietnã. Ele foi punido com a cassação do título mundial de boxe.

·  1969 — Consistório presidido pelo Papa Paulo VI, cria 35 cardeais, dentre os quais os brasileiros Eugênio Sales e Vicente Scherer.

·  1977 — Assinado o Tratado de Budapeste sobre o Reconhecimento Internacional do Depósito de Micro-organismos para Efeitos do Procedimento em Matéria de Patentes.

·  1988 — Perto de Maui, Havaí, a comissária Clarabelle “C.B.” Lansing é arremessada para fora do voo Aloha Airlines 243, um Boeing 737, após uma descompressão explosiva em pleno voo.

·  1996 — Massacre de Port Arthur, Tasmânia: um atirador, Martin Bryant, abre fogo no Broad Arrow Cafe em Port Arthur, na Tasmânia, matando 35 pessoas e ferindo outras 23.

·  2001 — Aos 60 anos, Dennis Tito torna-se o primeiro turista espacial ao partir na nave russa Soyuz TM-32.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.