Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

25 de outubro na História

Hoje é dia de Santo Antônio de Sant'Anna Galvão; em 1964, governadores da Guanabara e de Minas Gerais, que apoiaram o golpe militar de 1964, rompem com o governo; em 1993, pesquisadores da Universidade George Washington, nos EUA, realizam a primeira clonagem de embriões humanos; em 2001, a Microsoft lança o Windows XP;


Por Redação Educadora Publicado 25/10/2020
O governador do Estado da Guanabara, atual Rio de Janeiro, Carlos Lacerda. Foto: Domínio Público

Em 1964, governadores da Guanabara e de Minas Gerais, que apoiaram o golpe militar de 1964, rompem com o governo;
Em 1993, pesquisadores da Universidade George Washington, nos EUA, realizam a primeira clonagem de embriões humanos;
Em 2001, a Microsoft lança o Windows XP;

Santo Antônio de Sant’Anna Galvão
Conhecido como “o homem da paz e da caridade”, Antônio de Sant’Anna Galvão, popularmente conhecido como Frei Galvão nasceu no dia 10 de maio de 1739, na cidade de Guaratinguetá (SP).

Filho de Antônio Galvão, português natural da cidade de Faro em Portugal, e de Isabel Leite de Barros, natural da cidade de Pindamonhangaba, em São Paulo. O ambiente familiar era profundamente religioso. Antônio viveu com seus irmãos numa casa grande e rica, pois seus pais gozavam de prestígio social e influência política.

O pai, querendo dar uma formação humana e cultural segundo suas possibilidades econômicas, mandou Antônio, com a idade de 13 anos, à Bahia, a fim de estudar no seminário dos padres jesuítas.

Em 1760, ingressou no noviciado da Província Franciscana da Imaculada Conceição, no Convento de São Boaventura do Macacu, na Capitania do Rio de Janeiro. Foi ordenado sacerdote no dia 11 de julho de 1762, sendo transferido para o Convento de São Francisco em São Paulo.

Em 1774, fundou o Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição da Divina Providência, hoje Mosteiro da Imaculada Conceição da Luz, das Irmãs Concepcionistas da Imaculada Conceição.

Cheio do espírito da caridade, não media sacrifícios para aliviar os sofrimentos alheios. Por isso o povo a ele recorria em suas necessidades. A caridade de Frei Galvão brilhou, sobretudo, como fundador do mosteiro da Luz, pelo carinho com que formou as religiosas e pelo que deixou nos estatutos do então recolhimento da Luz. São páginas que tratam da espiritualidade, mas em particular da caridade de como devem ser vivida a vida religiosa e tratadas as pessoas de dentro e de fora do “recolhimento”.

Às 10 horas do dia 23 de dezembro de 1822, no Mosteiro da Luz de São Paulo, havendo recebido todos os sacramentos, adormeceu santamente no Senhor, contando com seus quase 84 anos de idade. Foi sepultado na Capela-Mor da Igreja do Mosteiro da Luz, e sua sepultura ainda hoje continua sendo visitada pelos fiéis.

Sobre a lápide do sepulcro de Frei Galvão está escrito para eterna memória: “Aqui jaz Frei Antônio de Sant’Anna Galvão, ínclito fundador e reitor desta casa religiosa, que tendo sua alma sempre em suas mãos, placidamente faleceu no Senhor no dia 23 de dezembro do ano de 1822”. Sob o olhar de sua Rainha, a Virgem Imaculada, sob a luz que ilumina o tabernáculo, repousa o corpo do escravo de Maria e do Sacerdote de Cristo, a continuar, ainda depois da morte, a residir na casa de sua Senhora ao lado de seu Senhor Sacramentado.

Frei Galvão é o religioso cujo coração é de Deus, mas as mãos e os pés são dos irmãos. Toda a sua pessoa era caridade, delicadeza e bondade: testemunhou a doçura de Deus entre os homens. Era o homem da paz, e como encontramos no Registro dos Religiosos Brasileiros: “O seu nome é em São Paulo, mais que em qualquer outro lugar, ouvido com grande confiança e não uma só vez, de lugares remotos, muitas pessoas o vinham procurar nas suas necessidades”.

O dia 25 de outubro, dia oficial do santo, foi estabelecido, na Liturgia, pelo saudoso Papa João Paulo II, na ocasião da beatificação de Frei Galvão em 1998 em Roma. Com a canonização do primeiro santo que nasceu, viveu e morreu no Brasil, a 11 de maio de 2007, o Papa Bento XVI manteve a data de 25 de outubro.

285 (ou 286) — Execução dos santos Crispim e Crispiniano durante o reinado de Diocleciano, padroeiros dos trabalhadores de couro, correntes e sapateiros.
473 — O imperador Leão I, o Trácio aclama seu neto Leão II como César do Império Romano do Oriente.
1147 — Reconquista: após um cerco de quatro meses, os cavaleiros cruzados reconquistam Lisboa.
1415 — Guerra dos Cem Anos: Henrique V da Inglaterra, com sua infantaria e arqueiros levemente blindados, derrota a cavalaria francesa fortemente blindada na Batalha de Azincourt.
1533 — Carlos V nomeia Gonzalo Fernández de Oviedo primeiro cronista das Índias.
1535 — Assinatura de um tratado de paz e comércio entre Portugal e Badur Xá, sultão de Guzarate, no qual este autorizava a construção de uma fortaleza em Diu e abdicava completa e permanentemente da posse das ilhas de Baçaim e Bombaim, que tinham sido cedidas menos de um ano antes pelo Tratado de Baçaim.
1555 — Carlos V abdica do trono imperial e de suas posses alemãs a favor do seu irmão Fernando.
1616 — O capitão-do-mar holandês Dirk Hartog faz o segundo desembarque registrado por um europeu em solo australiano, na mais tarde nomeada Ilha Dirk Hartog, na costa oeste da Austrália.
1636 — João Maurício de Nassau parte do porto de Texel em direção ao Brasil.
1671 — Giovanni Domenico Cassini descobre Jápeto, lua de Saturno.
1747 — Assinatura do Pacto de Família, que estabeleceu uma aliança defensiva entre Espanha e França.
1833 — Espanha: Aprova-se o decreto de criação da Caixa econômica de Madri.
1836 — França: Instala-se na Praça da Concórdia em Paris o Obelisco de Luxor, do Templo de Luxor, presente do vice-rei do Egito, Mehmet Ali.
1854 — A Batalha de Balaclava ocorre durante a Guerra da Crimeia. Logo é memorizada em versos como A Carga da Brigada Ligeira.
1863 — O exército guatemalteco, depois de um sítio de 25 dias, conquista e saqueia a cidade de San Salvador.
1900 — O Reino Unido anexa o Transvaal.
1905 — Revolução russa: Greve geral ferroviária no Império Russo.
1924 — A Carta de Zinoviev, que o próprio Zinoviev negou escrever, é publicada no Daily Mail; o Partido Trabalhista mais tarde culparia esta carta pela vitória esmagadora das eleições dos Conservadores quatro dias depois.
1927 — O navio de luxo italiano SS Principessa Mafalda afunda na costa do Brasil, matando 314 pessoas.
1936 — Adolf Hitler assina aliança com o ditadoritalianofascistaBenito Mussolini.
1939 — Segunda Guerra Mundial: Primeiro voo ao serviço da RAF do bombardeiro britânico Handley Page Halifax.
1941 — Segunda Guerra Mundial: Início da ofensiva alemã contra Moscovo, durante a Operação Barbarossa, na Segunda Guerra Mundial.
1942 — Segunda Guerra Mundial: Prisioneiros judeus são deportados da Noruega para Auschwitz.

1944

  • Segunda Guerra Mundial: Combates de rua em Cherbourg. A cidade russa de Vitebsk é libertada.
  • Segunda Guerra Mundial: Navios japoneses afundam o contratorpedeiro norte-americano USS Hoel (DD-533).
  • Segunda Guerra Mundial: Pilotos japoneses realizam missões kamikazes nas proximidades de Leyte.
  • Segunda Guerra Mundial: Heinrich Himmler ordena uma repressão aos Piratas de Edelweiss, uma cultura juvenil pouco organizada na Alemanha nazista que ajudou os desertores do exército e outros a se esconderem do Terceiro Reich.

1945

  • Japão entrega a Ilha Formosa à República da China.
  • Lançamento à água do submarino britânico HMS Aeneas.

1949 — O quadrimotorde Havilland Comet, primeiro avião comercial propulsionado por motores a jato, realiza um voo de prova Londres-Trípoli-Londres em 6 horas e 36 minutos, duas vezes mais rápido que os aviões convencionais.
1951 — Egito forma um comando militar unificado com a Síria e a Jordânia.
1962 — Crise dos mísseis de Cuba: Adlai Stevenson mostra ao Conselho de Segurança das Nações Unidas fotografias de reconhecimento de mísseis balísticos soviéticos em Cuba.
1964 — Anos de Chumbo: os governadores da Guanabara, Carlos Lacerda e de Minas Gerais, Magalhães Pinto, civis que apoiaram os golpistas, rompem com o presidente militar.
1971 — A República Popular da China substitui a República da China nas Nações Unidas.
1977 — Lançamento do computador VAX por Digital Equipment Corporation.
1980 — Descoberto em Cádis o teatro romano mais antigo de Espanha.
1983 — Os Estados Unidos e seus aliados do Caribe invadem Granada, seis dias após o primeiro-ministro Maurice Bishop e vários de seus apoiadores serem executados em um golpe de Estado.
1993 — Investigadores da Universidade George Washington, Estados Unidos, realizam a primeira clonagem de embriões humanos.
1997 — Após uma breve guerra civil, Denis Sassou Nguesso se proclama presidente da República do Congo.
2001 — A Microsoft lança o Windows XP.
2002 — As Forças de Defesa de Israel ocupam novamente a cidade de Jenin, na Cisjordânia.
2007 — Airbus A380 faz o seu voo inaugural entre Singapura e Sydney.
2015 — Passagem do cometa 22P/Kopff pelo seu periélio.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.