Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

25 de fevereiro na História

Hoje é dia de Santa Valburga; em 1956, o líder soviético Nikita Krushchov denuncia culto à personalidade de Josef Stalin; em 1991, o Pacto de Varsóvia é abolido; em 1992, tropas armênas assassinam 613 pessoas no Azerbaijão


Por Redação Educadora Publicado 25/02/2020
Nikita Krushchov e Josef Stalin

Em 1956, o líder soviético Nikita Khrushchov denuncia culto à personalidade de Josef Stalin;

Em 1991 é abolido o Pacto de Varsóvia;

Em 1992, forças armênias assassinam 613 pessoas no Azerbaijão, em um dos massacres mais conhecidos da história ;

Santa Valburga

Santa Valburga nasceu no ano de 710. Era filha de São Ricardo, rei dos Saxões do Oeste. Santa Valburga tinha dois irmãos: o bispo Vilibaldo e o monge Vunibaldo. Durante uma peregrinação com seu pai, mãe e irmãos aos Lugares Santos, Santa Valburga retirou-se numa abadia. E foi ali que descobriu a beleza do chamado de Deus, consagrando-se inteiramente ao Senhor. Seu pai veio a falecer durante a viagem de volta dessa peregrinação.

Em 748, foi enviada por sua abadessa à Alemanha, junto com outras religiosas, para fundar e implantar mosteiros e escolas entre populações recém-convertidas. Na viagem, uma grande tempestade foi aplacada pelas preces de Valburga, por ela Deus já operava milagres. Naquele país, foi recebida e apoiada pelo bispo Bonifácio, seu tio, que consolidava um grande trabalho de evangelização, auxiliado pelos sobrinhos missionários. Designou a sobrinha para a diocese de Eichestat onde Vunibaldo havia construído um mosteiro em Heidenheim e tinha projeto para um feminino na mesma localidade. Ambos concluíram o novo mosteiro e Valburga eleita a abadessa. Após a morte do irmão, ela passou a dirigir os dois mosteiros, função que exerceu durante dezessete anos. Nessa época transpareceu a sua santidade nos exemplos de sua mortificação, bem como no seu amor ao silêncio e na sua devoção ao Senhor. As obras assistenciais executadas pelos seus religiosos fizeram destes mosteiros os mais famosos e procurados de toda a região.

·  138 — Imperador romano Adriano adota efetivamente Antonino Pio, fazendo dele seu sucessor.

·  493 — Odoacro entrega Ravena após um cerco de três anos e concorda com um acordo de paz com Teodorico, o Grande.

·  628 — Cosroes II, o último grande rei do Império Sassânida, é destronado por seu filho Cavades II.

·  1551 — Criação da Diocese de São Salvador da Bahia, a primeira do Brasil, pelo Papa Júlio III.

·  1603 — Navio português Santa Catarina é capturado pela Companhia Holandesa das Índias Orientais na costa leste de Singapura.

·  1836 — Samuel Colt recebe a patente dos Estados Unidos para o revólver Colt.

·  1869 — Abolida a escravatura em todos os domínios portugueses.

·  1921 — Tbilisi, capital da República Democrática da Geórgia, é ocupada pela Rússia bolchevique.

·  1925 — Oficialmente instituída a Bibliotheca Municipal de São Paulo, Brasil.

·  1933 — Lançamento do USS Ranger, o primeiro navio da Marinha dos Estados Unidos a ser projetado desde o início da construção como porta-aviões.

·  1948 — Partido Comunista assume o controle do governo na Tchecoslováquia e termina o período da Terceira República.

·  1951 — Aberta oficialmente em Buenos Aires, Argentina, pelo presidente Juan Perón, a primeira edição dos Jogos Pan-Americanos.

·  1956 — Em seu discurso Sobre o Culto da Personalidade e suas Consequências, Nikita Khrushchov, líder da União Soviética denuncia o culto à personalidade de Josef Stalin.

·  1980 — Governo do Suriname é derrubado por um golpe militar liderado por Dési Bouterse.

·  1986 — Revolução do Poder Popular: o presidente das Filipinas Ferdinando Marcos foge do país após 20 anos de governo; Corazón Aquino se torna a primeira mulher presidente das Filipinas.

·  1991 — Abolido o Pacto de Varsóvia.

·  1992 — Massacre de Khojaly: cerca de 613 civis são mortos pelas forças armadas armênias durante o conflito na região do Nagorno-Karabakh no Azerbaijão.

·  1994 — Massacre do Túmulo dos Patriarcas: no Túmulo dos Patriarcas na cidade de Hebrom, na Cisjordânia, Baruch Goldstein abre fogo com um rifle automático, matando 29 palestinos muçulmanos e ferindo outros 125 antes de ser subjugado e espancado por sobreviventes.

·  2009

  • Membros da força paramilitar “Rifles de Bangladesh” se amotinam em seu quartel em Pilkhana, Daca, Bangladesh, resultando em 74 mortes, incluindo mais de 50 oficiais do exército.
  • Voo Turkish Airlines 1951 cai ao tentar aterrissar no Aeroporto Internacional de Schiphol, nos Países Baixos, principalmente devido a uma falha no radioaltímetro, resultando na morte de nove passageiros e tripulação, incluindo os três pilotos.

·  2015 — Pelo menos 310 pessoas morrem em avalanches no Nordeste do Afeganistão.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.