Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

24 de setembro na História

Hoje é dia de São Geraldo; em 1948, é fundada a Honda Motors; em 1996, representantes de 71 nações assinam o Tratado de Interdição Completa de Ensaios Nucleares nas Nações Unidas; em 2014, a sonda indiana Mars Orbiter Mission se torna a primeira sonda asiática a atingir a órbita de Marte, e a primeira missão a atingir a órbita na primeira tentativa;


Por Redação Educadora Publicado 24/09/2020
O teste nuclear francês, denominado Gerboise Bleue. Foto: Divulgação

Em 1948, é fundada a Honda Motors;
Em 1996, representantes de 71 nações assinam o Tratado de Interdição Completa de Ensaios Nucleares nas Nações Unidas;
Em 2014, a sonda indiana Mars Orbiter Mission se torna a primeira sonda asiática a atingir a órbita de Marte, e a primeira missão a atingir a órbita na primeira tentativa;

São Geraldo
O santo de hoje nasceu em Veneza, em 980. Estudou em escola beneditina e teve uma ótima formação, que inclui o zelo pela salvação das almas. Abraçou a vida religiosa na Ordem Beneditina e em pouco tempo São Geraldo chegou ao serviço de abade do mosteiro.

Voltando de uma viagem à Terra Santa, passou pela Hungria e a pedido do rei assumiu a missão de evangelizar com seu grupo aquela nação. Combateu as idolatrias e o sagrado Bispo não deixava de recorrer e recomendar a Onipotência Suplicante da Virgem Maria.

Com a morte do rei, entrou a luta pelo poder e ele lutou pela paz onde reinava a discórdia. Um dos pretendentes não só era contra o Bispo, mas cultivava ódio pelo Cristianismo.

Numa viagem em socorro do povo com a fé ameaçada, São Geraldo foi preso e apedrejado até a morte pelos inimigos da fé, isto em 24 de setembro de 1046. Deixou escrito lindos testemunhos do religioso Bispo e fiel cristão, o qual tornou-se com a graça de Deus.

787 — Segundo Concílio de Niceia: o concílio se reúne na Basílica de Santa Sofia. 1180 — Morre Manuel I Comneno, o último imperador bizantino da Restauração Comnena.
1674 — Segunda coroação tântrica de Chhatrapati Shivaji Maharaj.
1841 — O sultanato de Brunei cede Sarawak ao Reino Unido.
1846 — Guerra Mexicano-Americana: o general Zachary Taylor captura Monterrei.
1852 — O primeiro dirigível movido por um motor (a vapor), criado por Henri Giffard, percorre 27 km de Paris até Trappes.
1877 — A Batalha de Shiroyama é uma vitória decisiva do Exército Imperial Japonês sobre a Rebelião Satsuma.
1906 — O presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt, proclama a Torre do Diabo em Wyoming como o primeiro Monumento Nacional.
1948 — Fundação da Honda Motor Company.
1960 — Lançamento do USS Enterprise, o primeiro porta-aviões nuclear do mundo.
1964 — Golpe Militar de 64: Carlos Lacerda viaja ao Uruguai para se encontrar com João Goulart.
1968 — Essuatíni é admitida como Estado-Membro da ONU.
1973 — A Guiné-Bissau declara sua independência de Portugal.
1993 — A monarquia cambojana é restaurada, com Norodom Sihanouk como rei. 1996 — Representantes de 71 nações assinam o Tratado de Interdição Completa de Ensaios Nucleares nas Nações Unidas.
2005 — O furacão Rita atinge os Estados Unidos, devastando porções do sudoeste da Luisiana e do extremo sudeste do Texas.
2007 — Entre 30 000 e 100 000 pessoas participam de protestos contra o governo em Yangon, Myanmar, o maior em vinte anos.
2013 — Um sismo de magnitude 7,7 atinge o sul do Paquistão, matando pelo menos 327 pessoas.
2014 — A Mars Orbiter Mission faz da Índia a primeira nação asiática a atingir a órbita de Marte e a primeira nação do mundo a fazê-lo em sua primeira tentativa.
2015 — Pelo menos 1 100 pessoas morrem e outras 934 ficaram feridas após um tumulto durante o Haje na Arábia Saudita.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.