Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

24 de junho na História

Hoje é dia da Solenidade do Nascimento de João Batista; em, 1947, acontece o primeiro avistamento de ovnis amplamente divulgado pela mídia; em 1948, começa o Bloqueio de Berlim; em 2013, Silvio Berlusconi é condenado a sete anos de prisão por abuso sexual


Por Redação Educadora Publicado 24/06/2020
Foto: Reprodução

Em 1947, acontece o primeiro avistamento de óvnis amplamente divulgado pela mídia, nos Estados Unidos;

Em 1948, a União Soviética proíbe a viagens por terra entre Berlim Ocidental e Berlim Oriental, é o chamado Bloqueio de Berlim;

Em 2013, o ex-primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi é condenado a sete anos de prisão por abuso sexual;

Solenidade do Nascimento de São João Batista

Com muita alegria, a Igreja, solenemente, celebra o nascimento de São João Batista. Santo que, juntamente com a Santíssima Virgem Maria, é o único a ter o aniversário natalício recordado pela liturgia.

São João Batista nasceu seis meses antes de Jesus Cristo, seu primo, e foi um anjo quem revelou seu nome ao seu pai, Zacarias, que há muitos anos rezava com sua esposa para terem um filho. Estudiosos mostram que possivelmente depois de idade adequada, João teria participado da vida monástica de uma comunidade rigorista, na qual, à beira do Rio Jordão ou Mar Morto, vivia em profunda penitência e oração.

Pode-se chegar a essa conclusão a partir do texto de Mateus: “João usava um traje de pêlo de camelo, com um cinto de couro à volta dos rins; alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre”. O que o tornou tão importante para a história do Cristianismo é que, além de ser o último profeta a anunciar o Messias, foi ele quem preparou o caminho do Senhor com pregações conclamando os fiéis à mudança de vida e ao batismo de penitência (por isso “Batista”).

Como nos ensinam as Sagradas Escrituras: “Eu vos batizo na água, em vista da conversão; mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu: eu não sou digno de tirar-lhe as sandálias; ele vos batizará no Espírito Santo” (Mateus 3,11).

Os Evangelhos nos revelam a inauguração da missão salvífica de Jesus a partir do batismo recebido pelas mãos do precursor João e da manifestação da Trindade Santa. São João, ao reconhecer e apresentar Jesus como o Cristo, continuou sua missão em sentido descendente, a fim de que somente o Messias aparecesse.

Grande anunciador do Reino e denunciador dos pecados, ele foi preso por não concordar com as atitudes pecaminosas de Herodes, acabando decapitado devido ao ódio de Herodíades, que fora esposa do irmão deste [Herodes], com a qual este vivia pecaminosamente.

O grande santo morreu na santidade e reconhecido pelo próprio Cristo: “Em verdade eu vos digo, dentre os que nasceram de mulher, não surgiu ninguém maior que João , o Batista” (Mateus 11,11).

Fonte: Canção Nova

  • 217 a.C. — Os romanos, liderados por Caio Flamínio, são emboscados e derrotados por Aníbal na Batalha do Lago Trasimeno.
  • 109 — O imperador romano Trajano inaugura a Água Trajana, um aqueduto que canaliza a água do Lago de Bracciano, a 40 quilômetros ao noroeste de Roma.
  • 474 — Júlio Nepos obriga o usurpador romano Glicério a abdicar do trono e se proclama imperador do Império Romano do Ocidente.
  • 1128 — Batalha de São Mamede, perto de Guimarães: forças lideradas por Afonso I de Portugal derrotam as forças lideradas por sua mãe Teresa de Leão e seu amante Fernão Peres de Trava.
  • 1314 — Primeira Guerra de Independência da Escócia: a Batalha de Bannockburn termina com uma vitória decisiva das forças escocesas lideradas por Roberto de Bruce.
  • 1340 — Guerra dos Cem Anos: Batalha de Sluys: a frota francesa é quase completamente destruída pela frota inglesa comandada pessoalmente pelo rei Eduardo III.
  • 1374 — Um súbito surto de Dança de São João faz com que as pessoas nas ruas de Aachen, na Alemanha, experimentem alucinações e comecem a pular e contrair-se incontrolavelmente até desmaiarem de cansaço.
  • 1497 — Giovanni Caboto desembarca na América do Norte, na ilha da Terra Nova liderando a primeira exploração europeia da região desde os vikings.
  • 1535 — O estado anabatista de Münster é conquistado e desfeito.
  • 1662 — Batalha de Macau: os holandeses tentam, mas não conseguem capturar Macau.
  • 1779 — Guerra de Independência dos Estados Unidos: começa o Grande Cerco de Gibraltar.
  • 1812 — Guerras Napoleônicas: tem início a Campanha da Rússia; as tropas de Napoleão Bonaparte atravessam o rio Neman.
  • 1821 — Início da Batalha de Carabobo. É a batalha decisiva na guerra de independência da Venezuela da Espanha.
  • 1859 — Batalha de Solferino (Batalha dos Três Soberanos): a Sardenha e a França derrotam a Áustria em Solferino, norte da Itália.
  • 1866 — Batalha de Custoza: um exército austríaco derrota o exército italiano durante a Guerra Austro-Prussiana.
  • 1939 — Sião é renomeado Tailândia por Plaek Pibulsonggram, o terceiro primeiro-ministro do país.
  • 1947 — Kenneth Arnold faz o primeiro avistamento de OVNIs amplamente divulgado perto do Monte Rainier, em Washington.
  • 1948 — Guerra Fria: início do Bloqueio de Berlim: a União Soviética torna impossível viajar por terra entre a Alemanha Ocidental e Berlim Ocidental.
  • 1963 — O Reino Unido concede autogoverno interno a Zanzibar.
  • 1981 — Aberta para o tráfego a Ponte Humber, ligando Yorkshire e Lincolnshire. Seria a ponte mais longa do mundo por 17 anos.
  • 1982 — “O Incidente de Jacarta”: o voo British Airways 9 entra numa nuvem de cinzas vulcânicas lançada pela erupção do Monte Galunggung, resultando na parada de todos os quatro motores.
  • 1995 — “Final da Copa do Mundo de Rúgbi”: África do Sul derrota a Nova Zelândia, Nelson Mandela entra a François Pienaar o troféu Webb-Ellis em um icônico momento pós-apartheid.
  • 2002 — Colisão de trens em Igandu na Tanzânia mata 281 pessoas, o pior acidente de trem na história da África.
  • 2010 — John Isner dos Estados Unidos derrota Nicolas Mahut da França em Wimbledon, na partida mais longa da história do tênis profissional.
  • 2013 — O ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi é considerado culpado de abusar de seu poder e ter relações sexuais com uma prostituta menor de idade, e é condenado a sete anos de prisão.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.