Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

23 de setembro na História

Hoje é dia de São Pio de Petrelcina; em 1846, o planeta Netuno é descoberto; em 2002, a primeira versão pública do navegador Firefox é lançada; em 2004, mais de 3 mil pessoas morrem após a passagem do furacão Jeanne, no Haiti


Por Redação Educadora Publicado 23/09/2020
Foto: Divulgação/Nasa

Em 1846, o planeta Netuno é descoberto;
Em 2002, é lançada a primeira versão pública do navegador Firefox;
Em 2004, mais de 3 mil pessoas morrem no Haiti após a passagem do furação Jeanne;

São Pio de Pietrelcina
Este digníssimo seguidor de São Francisco de Assis nasceu no dia 25 de maio de 1887 em Pietrelcina (Itália). Seu nome verdadeiro era Francesco Forgione. Ainda criança era muito assíduo com as coisas de Deus, tendo uma inigualável admiração por Nossa Senhora e o seu Filho Jesus, os quais via constantemente devido à grande familiaridade. Ainda pequenino havia se tornado amigo do seu Anjo da Guarda, a quem recorria muitas vezes para auxiliá-lo no seu trajeto nos caminhos do Evangelho.

Conta a história que ele recomendava muitas vezes as pessoas a recorrerem ao seu Anjo da Guarda estreitando assim a intimidade dos fiéis para com aquele que viria a ser o primeiro sacerdote da história da Igreja a receber os estigmas do Cristo do Calvário. Com quinze anos de idade entrou no Noviciado da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em Morcone, adotando o nome de “Frei Pio” e foi ordenado sacerdote em 10 de agosto de 1910 na Arquidiocese de Benevento. Após a ordenação, Padre Pio precisou ficar com sua família até 1916, por motivos de saúde e, em setembro desse mesmo ano, foi enviado para o convento de São Giovanni Rotondo, onde permaneceu até o dia de sua morte.

Abrasado pelo amor de Deus, marcado pelo sofrimento e profundamente imerso nas realidades sobrenaturais, Padre Pio recebeu os estigmas, sinais da Paixão de Jesus Cristo, em seu próprio corpo. Entregando-se inteiramente ao Ministério da Confissão, buscava por meio desse sacramento aliviar os sofrimentos atrozes do coração de seus fiéis e libertá-los das garras do demônio, conhecido por ele como “barba azul”.

Torturado, tentado e testado muitas vezes pelo maligno, esse grande santo sabia muito da sua astúcia no afã de desviar os filhos de Deus do caminho da fé. Percebendo que não somente deveria aliviar o sofrimento espiritual, recebeu de Deus a inspiração de construir um grande hospital, conhecido como “Casa Alívio do Sofrimento”, que se tornou uma referência em toda a Europa. A fundação deste hospital se deu a 5 de maio de 1956.

Devido aos horrores provocados pela Segunda Guerra Mundial, Padre Pio cria os grupos de oração, verdadeiras células catalisadoras do amor e da paz de Deus, para serem instrumentos dessas virtudes no mundo que sofria e angustiava-se no vale tenebroso de lágrimas e sofrimentos. Na ocasião do aniversário de 50 anos dos grupos de oração, Padre Pio celebrou uma Missa nesta intenção. Essa Celebração Eucarística foi o caminho para o seu Calvário definitivo, na qual entregaria a alma e o corpo ao seu grande Amor: Nosso Senhor Jesus Cristo; e a última vez em que os seus filhos espirituais veriam a quem tanto amavam.

Era madrugada do dia 23 de setembro de 1968, no seu quarto conventual com o terço entre os dedos repetindo o nome de Jesus e Maria, descansa em paz aquele que tinha abraçado a Cruz de Cristo, fazendo desta a ponte de ligação entre a terra e o céu.

Foi beatificado no dia 2 de maio de 1999 pelo Papa João Paulo II e canonizado no dia 16 de junho de 2002 também pelo saudoso Pontífice. Padre Pio dizia: “Ficarei na porta do Paraíso até o último dos meus filhos entrar!”

  • 1122 — Papa Calisto II resolve a questão das investiduras por meio da Concordata de Worms, que marca o início da supremacia da autoridade papal sobre a imperial.
  • 1459 — Guerra das Rosas – Batalha de Blore Heath: Margarida de Anjou perde a batalha para o Conde de Warwick, que se junta ao resto do exército de York em Ludlow.
  • 1529 — O Cerco de Viena impede que Solimão I ataque a cidade.
  • 1779 — Durante a Revolução Americana, o esquadrão comandado por John Paul Jones no USS Bonhomme Richard ganhou a Batalha de Flamborough Head, na costa da Inglaterra, contra dois navios de guerra britânicos.
  • 1780 — Durante a Revolução Americana: o major britânico John André é preso por soldados americanos sob a acusação de espionagem.
  • 1803 — Segunda Guerra Anglo-Marata: Batalha de Assaye entre a Companhia Britânica das Índias Orientais e o Império Marata na Índia.
  • 1806 — Lewis e Clark retornam a St. Louis depois de explorar o noroeste do Pacífico dos Estados Unidos.
  • 1846 — O astrônomo Johann Gottfried Galle descobre o oitavo planeta do Sistema Solar, Netuno.
  • 1868 — Grito de Lares (“Revolta de Lares”) ocorre em Porto Rico contra o domínio espanhol.
  • 1889 — A Nintendo Koppai (mais tarde Nintendo Company, Limited) é fundada por Fusajiro Yamauchi para produzir e comercializar o jogo de cartas Hanafuda.
  • 1905 — Noruega e Suécia assinam o “Tratado de Karlstad”, dissolvendo pacificamente a união entre os dois países.
  • 1913 — Roland Garros efetua a primeira travessia do Mediterrâneo em um avião.
  • 1923 — Fundação do atual Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, então chamada Academia de Belas Artes.
  • 1932 — A unificação da Arábia Saudita é concluída.
  • 1938 — O exército da Tchecoslováquia é mobilizado em resposta ao Acordo de Munique.
  • 1943 — Segunda Guerra Mundial: fundação do Estado fantoche nazista conhecido como República Social Italiana.
  • 1944 — Roosevelt faz seu famoso Discurso de Fala.
  • 1983 — São Cristóvão e Nevis é admitido como Estado-Membro da ONU.
  • 2002 — Lançada a primeira versão pública do navegador Mozilla Firefox (“Phoenix 0.1”).
  • 2004 — Mais de 3 000 pessoas morrem no Haiti depois que o furacão Jeanne produz enormes inundações e deslizamentos de terra.
  • 2008 — Matti Saari mata dez pessoas antes de cometer suicídio.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.