Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

23 de março na História

Hoje é dia de São Zacarias; em 1919, Benito Mussolini inicia o movimento fascista na Itália; em 1933, o parlamento alemão dá plenos poderes ao governo Hitler; em 2003, acontece o primeiro grande combate da Guerra do Iraque


Por Redação Educadora Publicado 23/03/2020

Em 1919, Benito Mussolini inicia o movimento fascista em Milão, Itália;

Em 1933, o parlamento alemão concede plenos poderes ao governo de Aldolf Hiter;

Em 2003, acontece a primeira grande batalha da Guerra do Iraque

São Zacarias

Filho de pai grego, residente na Calábria, foi eleito Papa em 741 e morreu em 752.

Ao contrário do seu predecessor Gregório III, relativamente a Liutprando, rei dos Lombardos, julgou ser melhor partido inaugurar com ele relações amistosas. Concluiu assim um acordo bastante vantajoso, recuperando quatro fortalezas e vários patrimônios; estipulou também com ele uma trégua de trinta anos. Mas não conseguiu impedir os Lombardos de tirarem aos Bizantinos o exarcado de Ravena.

Zacarias soube tornar favorável à Igreja romana o imperador Constantino V e recebeu mesmo territórios como dádiva. Em 747 aprovou a mudança de regime na França, com a proclamação de Pepino, o Breve.

Foi um bom administrador das terras da Igreja, as quais progrediram no seu tempo. Restaurou o palácio de Latrão e embelezou, no sopé do Palatino, a igreja de Santa Maria Antiga, onde se conserva ainda o seu retrato, pintado quando ele ainda vivia.

·  625 — Batalha de Uude, a segunda batalha pela conquista de Meca pelas forças muçulmanas comandadas por Maomé.

·  752 — Estêvão é eleito Papa. Ele morre três dias após, antes de ser ordenado bispo e não é considerado um papa legitimado.

·  1324 — Papa João XXII excomunga o imperador Luís IV da Baviera.

·  1540 — A Abadia de Waltham se rende ao rei Henrique VIII da Inglaterra. a última comunidade religiosa a ser fechada durante a Dissolução dos Mosteiros.

·  1553 — Duarte da Costa é nomeado governador-geral do Brasil.

·  1648 — A França e a República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixos assinam o Tratado de Concórdia, que regulamenta a divisão da ilha de São Martinho.

·  1757 — Captura do forte de Chandannagar pelas forças britânicas.

·  1801 — O czar Paulo I da Rússia é golpeado com uma espada, depois estrangulado até a morte em sua cama no Castelo de São Miguel.

·  1821 — Guerra de independência da Grécia: batalha e queda da cidade de Calamata.

·  1843 — O Chile toma posse do Estreito de Magalhães e mantém a soberania sobre ele até hoje.

·  1849 — Após as fracassadas tentativas de conseguir o Risorgimento da Itália e considerando que a sua utilidade para o país havia terminado, Carlos Alberto da Sardenha abdica em favor de seu filho Vítor Emanuel II e se exila em Portugal, vindo a morrer meses depois.

·  1857 — O primeiro elevador de Elisha Graves Otis é instalado em Nova Iorque.

·  1868 — Guerra do Paraguai: após dois anos impedindo o progresso das forças aliadas, o forte paraguaio de Curupaiti é tomado pelas forças lideradas pelo comandante-em-chefe do Exército brasileiro no Paraguai, o então Marquês de Caxias.

·  1869 — Luís Alves de Lima e Silva recebe o título de Duque de Caxias, tornando-se o último duque do Império do Brasil.

·  1879 — Ocorre a primeira batalha da Guerra do Pacífico, no confronto do Chile com as forças conjuntas da Bolívia e do Peru.

·  1881 — Término da Primeira Guerra dos Bôeres na África do Sul.

·  1900 — O arqueólogo britânico Arthur Evans inicia as escavação da minoica Cnossos, uma atividade que duraria mais de quatorze anos.

·  1919 — Em Milão, Itália, Benito Mussolini funda seu movimento político fascista.

·  1933 — O parlamento alemão concede plenos poderes ao governo de Hitler.

·  1940 — A Resolução de Lahore é apresentada na Convenção Geral Anual da Liga Muçulmana.

·  1942 — Segunda Guerra Mundial: no Oceano Índico, as forças japonesas capturam as Ilhas Andamão.

·  1956 — O Paquistão torna-se a primeira república islâmica do mundo.

·  1962 — Em resposta ao alinhamento de Cuba com a União Soviética em plena guerra fria, o presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy amplia as medidas tomadas por Eisenhower mediante a emissão de uma ordem executiva, ampliando as restrições comerciais contra Cuba.

·  1965 — A NASA lança a Gemini III, o primeiro voo espacial estado-unidense tripulado por duas pessoas (Gus Grissom e John Young).

·  1978 — As primeiras tropas da FINUL chegam ao Líbano para missões de manutenção da paz ao longo da Linha Azul.

·  1983 — Iniciativa Estratégica de Defesa: o presidente Ronald Reagan faz sua proposta inicial para desenvolver tecnologia para interceptar mísseis inimigos.

·  1988 — Guerra Civil Angolana: término da Batalha de Cuito Cuanavale e início da saída das tropas estrangeiras do conflito.

·  1991 — A Frente Revolucionária Unida, com o apoio das forças especiais da Frente Patriótica Nacional da Libéria, de Charles Taylor, invade Serra Leoa em uma tentativa de derrubar Joseph Saidu Momoh, desencadeando 11 anos de Guerra Civil de Serra Leoa.

·  1994 — O voo Aeroflot 593 cai na Sibéria, quando o filho de quinze anos de idade do piloto acidentalmente desliga o piloto automático, matando todas as 75 pessoas a bordo.

·  1996 — Taiwan realiza suas primeiras eleições diretas e escolhe Lee Teng-hui como presidente.

·  2001 — A estação espacial russa Mir é desativada, e se fragmenta na atmosfera antes de cair no sul do Oceano Pacífico, perto das ilhas Fiji.

·  2003 — Batalha de Nasiriyah, o primeiro grande conflito durante a invasão do Iraque.

·  2017 — O Papa Francisco autoriza a Canonização dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu do Brasil e também de Jacinta e Francisco Marto, pastorinhos das aparições da Virgem de Fátima no ano de 1917.

·  2019 — Estado Islâmico do Iraque e do Levante perde seu último território na Síria após derrota imposta pelas Forças Democráticas Sírias e pela coalizão liderada pelos Estados Unidos.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.