Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

22 de junho na História

Hoje é dia dos Santos João Fishcer e Thomas More; em 1941, a Alemanha Nazista invade a União Soviética; em 1978, é descoberto o primeiro satélite de Plutão; em 1990, o Checkpoint Charlie é desmantelado em Berlim


Por Redação Educadora Publicado 22/06/2020
Foto: Reprodução

Em 1941, a Alemanha Nazista invade a União Soviética na Segunda Guerra Mundial;

Em 1978, Caronte, o primeiro satélite de Plutão é descoberto;

Em 1990, o Checkpoint Charlie, ponto de trocas de prisioneiros, é desmantelado em Berlim;

Santos João Fischer e Thomas More

João Fischer era inglês, chamado por Deus à vida sacerdotal. Fez uma linda caminhada acadêmica até chegar a ser Arcebispo de Rochester.

Foi um homem de grande influência intelectual, cultural e religiosa a partir do seu testemunho. Ele não se vendia, e diante do contexto das confusões da Reforma, ele já havia se declarado contra. Também escreveu e defendeu a fé católica.

Henrique VIII, por causa de um envolvimento com uma amante, quis que a Igreja declarasse nulo seu casamento. Mas, ao ser analisado pelo Bispo de Rochester, viu-se que não era o caso. Mas com insistência e imposição, Henrique VIII se “autodeclarou” chefe da Igreja da Inglaterra.

Em meio às confusões religiosas e políticas, o testemunho de Fischer indicou a verdade, que nem sempre é acolhida. O Papa já o havia escolhido para Cardeal, mas Henrique VIII o condenou à morte. E ao ser apresentado para o martírio, São João Fischer deixou claro que era pela fé da Igreja Católica e de Cristo que ele estava ali. E seu sangue foi derramado em 1535.

No mesmo ano, Tomás More, pai de família e de grande influência no meio universitário, era chanceler do rei, mas não se vendeu diante do ato de supremacia de Henrique VIII. Também foi martirizado. Era leal ao rei, mas acima de tudo a Deus. Em 1535, Tomás More foi decapitado. Em meio às confusões, o testemunho faz a diferença.

Fonte: Canção Nova

  • 217 a.C. — Batalha de Ráfia: Ptolemeu IV Filópator do Egito derrota Antíoco III Magno do Império Selêucida.
  • 168 a.C. — Batalha de Pidna: os romanos, comandados por Lúcio Emílio Paulo Macedônico, derrotam e capturam o rei macedônico Perseu, encerrando a Terceira Guerra Macedônica.
  • 813 — Batalha de Versinícias: os protobúlgaros liderados por Crum derrotam o exército bizantino perto de Edirne. O imperador Miguel I é forçado a abdicar em favor de Leão V, o Armênio.
  • 1622 — Forças portuguesas repelem uma invasão holandesa na Batalha de Macau durante a Guerra Luso-Holandesa.
  • 1633 — A Congregação para a Doutrina da Fé em Roma força Galileu Galilei a renegar a sua ideia de que o Sol, e não a Terra, é o centro do universo.
  • 1774 — Os britânicos aprovam o Ato de Quebec, estabelecendo regras de governo para a colônia de Quebec na América do Norte Britânica.
  • 1874 — Inaugurado o telégrafo submarino ligando o Brasil (Rio de Janeiro) à Europa.
  • 1921 — Guerra do Rife: o Exército da Espanha sofre sua pior derrota militar nos tempos modernos para os berberes da região do Rife do Marrocos espanhol.
  • 1940 — Segunda Guerra Mundial: a França é obrigada a assinar o Segundo Armistício de Compiègne com a Alemanha, no mesmo vagão ferroviário em que os alemães assinaram o Armistício em 1918.
  • 1941 — Segunda Guerra Mundial: a Alemanha Nazista invade a União Soviética na Operação Barbarossa.
  • 1944 — Segunda Guerra Mundial: dia da abertura da Operação Bagration da União Soviética contra o Grupo de Exércitos Centro.
  • 1945 — Segunda Guerra Mundial: fim da Batalha de Okinawa.
  • 1978 — Caronte, o primeiro satélite de Plutão, foi descoberto no Observatório Naval dos Estados Unidos por James Walter Christy.
  • 1990 — Guerra Fria: Checkpoint Charlie é desmantelado em Berlim.
  • 2002 — Um sismo de 6,5 Mw atinge uma região do noroeste do Irã, matando pelo menos 261 pessoas e ferindo outras 1 300, causando uma revolta pública devido à lenta resposta oficial.
  • 2012 — O presidente paraguaio, Fernando Lugo, é afastado do cargo por impeachment e sucedido por Federico Franco.
  • 2015 — O edifício da Assembleia Nacional do Afeganistão é atacado por homens armados após um atentado suicida. Todos os seis pistoleiros são mortos e 18 pessoas ficam feridas.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.