Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

21 de maio na História

Hoje é dia de Santo André Bóbola; em 1904 é fundada a Fifa; em 1927, o piloto Charles Lindbergh completa o primeiro voo solo ao redor do mundo da história; em 2018, tem início a greve dos caminhoneiros


Por Redação Educadora Publicado 21/05/2020
Foto: Reprodução/Twitter

Em 1904, é fundada a Fifa;

Em 1927, o piloto Charles Lindbergh completa o primeiro voo solo sem escalas do mundo;

Em 2018, tem início a Greve dos Caminhoneiros, no Brasil;

Santo André Bóbola

Santo do século XVII, ele nasceu na Polônia e ficou conhecido como “caçador de almas”. Santo André Bóbola pertenceu à Companhia de Jesus como sacerdote jesuíta dedicado aos jovens e ao anúncio da Palavra de Deus num tempo dos cismas, quando a fé católica não era obedecida. Viveu também dentro de um contexto onde politicamente existia um choque entre a Polônia e a Rússia.

Certa vez, com a invasão dos soldados cossacos, ou seja russos na Polônia, os cismáticos aproveitaram a ocasião para entregar o santo. Ele, que tinha sido instrumento para muito se voltarem ao Senhor, foi preso injustamente e sofreu na mão dos acusadores. Foi violentado, mas não renunciou a sua fé. Renunciou a própria vida, mas não a vida em Deus. No ano de 1657, morreu mártir. O “caçador de almas” hoje intercede para que nós.

·  78 — Criação do Shaka Samvat, o calendário nacional indiano.

·  293 — Os imperadores romanos Diocleciano e Maximiano nomeiam Galério como César para Diocleciano, iniciando o período de quatro governantes conhecidos como a Tetrarquia.

·  878Siracusa, na Itália, é capturada pelo sultão muçulmano da Sicília.

·  879Papa João VIII dá a bênção a Branimiro e aos Croatas, considerando internacionalmente o reconhecimento do estado Croata.

·  1502Santa Helena (território) é descoberta pelo navegador português João da Nova.

·  1725 — A Ordem de Santo Alexandre Nevsky é instituída na Rússia pela imperatriz Catarina I.

·  1809 — O primeiro dia da Batalha de Aspern-Essling entre o exército austríaco liderado pelo arquiduque Carlos e o exército francês liderado por Napoleão I da França, vê o ataque francês através do Danúbio.

·  1864 — As ilhas Jônicas são reintegradas à Grécia.

·  1871 — Tropas francesas invadem a Comuna de Paris e envolvem seus moradores em combates de rua. Ao final da “Semana Sangrenta”, cerca de 20 mil comunardos foram mortos e 38 mil presos.

·  1879Guerra do Pacífico: dois navios chilenos que bloqueiam o porto de Iquique (então pertencente ao Peru) enfrentam dois navios peruanos na Batalha de Iquique.

·  1904 — Fundação da Federação Internacional de Futebol (FIFA).

·  1911 — Presidente do México, Porfirio Díaz, e o revolucionário Francisco I. Madero assinam o Tratado de Ciudad Juárez para acabar com a luta entre as forças de ambos os homens, concluindo a fase inicial da Revolução Mexicana.

·  1927Charles Lindbergh pousa no campo de Le Bourget, em Paris, completando o primeiro voo solo sem escalas do mundo através do Oceano Atlântico.

·  1932 — O mau tempo força Amelia Earhart a pousar em um pasto em Derry, Irlanda do Norte, e assim ela se torna a primeira mulher a voar sozinha pelo Oceano Atlântico.

·  1969 — Agitação civil em Rosário, Argentina, conhecida como Rosariazo, após a morte de um estudante de 15 anos.

·  1972 — A escultura de Michelangelo, Pietà, é atingida por várias marteladas dadas por Laszlo Toth, um húngaro naturalizado australiano, na Capela Sistina, no Vaticano.

·  1981

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.