Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

20 de fevereiro na História

Hoje é dia de Santo Francisco e Santa Jacinta; em 1933, Adolf Hitler se reúne em segredo com industriais em busca de financiamento de campanha; em 1965, a sonda Ranger 8 se choca contra o solo lunar após fotografar locais de pouso para a missão Apollo; em 2013, a Nasa descobre o exoplaneta Kepler 37-b


Por Redação Educadora Publicado 20/02/2020
Sonda Ranger 8. Foto: Reprodução

Em 1933, Adolf Hitler se reúne em segredo com industriais em busca de financiamento para o partido nazista na campanha eleitoral seguinte;

Em 1965, a sonda Ranger 8 choca-se contra a superfície lunar depois de conseguir fotografar possíveis locais de pouso para a missão Apollo;

Em 2013, Nasa descobre o Kepler-37-b, o menor exoplaneta conhecido

Santo Francisco e Santa Jacinta

No ano de 1908, nasceu Francisco Marto. Em 1910, Jacinta Marto. Filhos de Olímpia de Jesus e Manuel Marto. Eles pertenciam a uma grande família; e eram os mais novos de nove irmãos. A partir da primavera de 1916, a vida dos jovens santos portugueses sofreria uma grande transformação: as diversas aparições do Anjo de Portugal (o Anjo da Paz) na “Loca do Cabeço” e, depois, na “Cova da Iria”. A partir de 13 de maio de 1917, Nossa Senhora apareceria por 6 vezes a eles.

O mistério da Santíssima Trindade, a Adoração ao Santíssimo Sacramento, a intercessão, o coração de Jesus e de Maria, a conversão, a penitência… Tudo isso e muito mais foi revelado a eles pelo Anjo e também por Nossa Senhora, a Virgem do Rosário. Na segunda aparição, no mês de junho, Lúcia (prima de Jacinta e Francisco) fez um pedido a Virgem do Rosário: que ela levasse os três para o Céu. Nossa Senhora respondeu-lhe: “Sim, mas Jacinta e Francisco levarei em breve”. Os bem-aventurados vivenciaram e comunicaram a mensagem de Fátima. Esse fato não demorou muito. Em 4 de abril de 1919, Francisco, atingido pela grave gripe espanhola, foi uma das primeiras vítimas em Aljustrel. Suas últimas palavras foram: “Sofro para consolar Nosso Senhor. Daqui, vou para o céu”.

Jacinta Marto, modelo de amor que acolhe, acolheu a dor na grave enfermidade, tendo até mesmo que fazer uma cirurgia sem anestesia. Tudo aceitou e ofereceu, como Nossa Senhora havia lhe ensinado, por amor a Jesus, pela conversão dos pecadores e em reparação aos ultrajes cometidos contra o coração imaculado da Virgem Maria. Por conta da mesma enfermidade que atingira Francisco, em 20 de fevereiro de 1920, ela partiu para a Glória. No dia 13 de maio do ano 2000, o Papa João Paulo II esteve em Fátima, e do ‘Altar do Mundo’ beatificou Francisco e Jacinta, os mais jovens beatos cristãos não-mártires.

  • 1472 — Órcades e as ilhas Shetland, possessões da Coroa Norueguesa, são prometidas como segurança para a Escócia até que o dote de Margarida da Dinamarca seja pago.
  • 1653 — Termina a Batalha de Portland durante a Primeira Guerra Anglo-Holandesa.
  • 1798 — Louis-Alexandre Berthier remove o Papa Pio VI do poder.
  • 1827 — Guerra da Cisplatina: inicia-se a Batalha do Passo do Rosário.
  • 1835 — Abalo sísmico destrói a cidade chilena de Concepción.
  • 1865 — Fim da Guerra do Uruguai, com um acordo de paz entre o presidente Tomás Villalba e o líder rebelde Venancio Flores, preparando o cenário para a Guerra do Paraguai.
  • 1909 — Publicação do Manifesto Futurista na revista francesa Le Figaro.
  • 1933 — Adolf Hitler se reúne secretamente com industriais alemães para conseguir financiamento para a próxima campanha eleitoral do Partido Nazista.
  • 1962 — Programa Mercury: a bordo da Mercury-Atlas 6, John Glenn torna-se o primeiro americano a orbitar a Terra, fazendo três órbitas em quatro horas e 55 minutos.
  • 1965 — Ranger 8 choca-se contra a superfície lunar, depois de uma missão bem sucedida de fotografar possíveis locais de pouso para os astronautas do Programa Apollo.
  • 1986 — União Soviética lança sua estação espacial Mir. Ela será ocupada por um total de doze anos além de sua vida útil original de quinze anos.
  • 1988 — Oblast Autônomo de Nagorno-Karabakh vota para se separar do Azerbaijão e se junta à Armênia, desencadeando a Guerra de Nagorno-Karabakh.
  • 2003 — Durante um concerto da banda Great White em West Warwick, Rhode Island, uma exibição de pirotecnia provoca um incêndio no The Station Nightclub, matando 100 pessoas e ferindo mais de 200 outras.
  • 2010 — Aluvião na ilha da Madeira provoca uma das maiores catástrofes de sempre em Portugal, com 42 mortos e centenas de feridos e desalojados.
  • 2013 — NASA descobre o menor exoplaneta, o Kepler-37b.
  • 2017 — Nações Unidas e Sudão do Sul declaram estado de carestia no país.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.