Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

20 de agosto na História

Hoje é dia de São Bernardo Claraval; em 1940, Leon Trótski é atacado com um machado de gelo na Cidade do México; em 1988, um cessar fogo põe fim à Guerra Irã-Iraque; em 2018, um atentado suicida mata 54 pessoas em uma festa de casamento na Turquia


Por Redação Educadora Publicado 20/08/2020
Foto: Domínio Público/Wikimedia Commons

Em 1940, o revolucionário russo Leon Trotski é atacado na Cidade do México e morre no dia seguinte;
Em 1988, um acordo de cessar fogo põe fim à Guerra Irã-Iraque após oito anos de conflitos;
Em 2018, um atentado suicida mata 54 pessoas em uma festa de casamento na Turquia;

São Bernardo Claraval
Com muita alegria celebramos a santidade do abade e doutor da Igreja: São Bernardo Claraval. Nascido no Castelo de Fontaine em 1090, perto de Dijon (França), pertencia a uma família nobre, a qual se assustou com sua decisão radical de seguir Jesus como monge cisterciense.

São Bernardo Claraval é considerado pela Família Cisterciense um segundo fundador, pois atraía muitos para a Ordem, que as mães e esposas afastavam os filhos e maridos do santo; tamanho era real o poder de atração de Bernardo que todos os irmãos, primos e amigos o seguiram. Homem de oração, destacou-se como pregador, prior, místico, escritor, fundador de mosteiros, abade, conselheiro de Papas, Reis, Bispos e também polemista, político e pacificador.

Aconteceu que São Bernardo Claraval, mesmo sendo contemplativo, entrou no concreto da realidade da sua época, a ponto de participar de várias polêmicas internas e externas da Igreja da época.

No ano de 1115, o seu abade Estevão mandou-o com doze companheiros fundar, no Vale do Absíntio, aquilo a que São Bernardo chamou Vale Claro (Claraval). Do Mosteiro de Claraval, o santo irradiava a luz do Cristianismo, isto também pelos escritos, como o Tratado do Amor de Deus e o Comentário ao Cântico dos Cânticos; a invocação é fruto de sua profunda e sólida devoção a Nossa Senhora: “Ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre Virgem Maria”. Pela Mãe do Céu, foi acolhido na eternidade em 1153.

Escreveu numerosas obras, milhares de cartas, mais de 300 sermões; interveio em todas as disputas doutrinais, em todas as grandes questões religiosas e seculares da época. Por ordem de tempo, considera-se o último dos Padres da Igreja. Um seu editor, falecido em 1707, Mabillon, escreveu sobre ele: “É o último dos Padres mas iguala os maiores”.

  • 14 — Agripa Póstumo, neto materno do falecido imperador romano Augusto, é executado por seus guardas em circunstâncias misteriosas enquanto estava no exílio.
  • 636 — Batalha de Jarmuque: as forças árabes lideradas por Calide ibne Ualide assumem o controle do Levante, afastando-se do Império Bizantino, marcando a primeira grande onda de conquistas muçulmanas e o rápido avanço do Islã fora da Arábia.
  • 917 — Batalha de Anquíalo: o czar Simeão I da Bulgária derrota decisivamente um exército bizantino.
  • 1083 — Canonização do primeiro rei da Hungria, Santo Estêvão e seu filho Santo Emérico comemorado como um Dia Nacional na Hungria.
  • 1308 — Papa Clemente V perdoa Jacques de Molay, o último Grão-mestre dos Templários, absolvendo-o de acusações de heresia.
  • 1858 — Charles Darwin publica pela primeira vez sua teoria da evolução através da seleção natural no Journal of the Proceedings of the Linnean Society de Londres, juntamente com a mesma teoria de Alfred Russel Wallace.
  • 1866 — O presidente Andrew Johnson declara formalmente o término da Guerra de Secessão.
  • 1914 — Tropas alemãs ocupam Bruxelas. Fundação da Confederação Brasileira de Desportos.
  • 1920 — A National Football League é organizada como a Conferência Americana de Futebol Profissional em Canton, Ohio.
  • 1940 — Na Cidade do México, o revolucionário russo exilado Leon Trótski é fatalmente ferido com um machado de gelo por Ramón Mercader. Ele morre no dia seguinte.
  • 1960 — O Senegal rompe com a Federação do Mali, declarando sua independência.
  • 1968 — Guerra Fria: as tropas do Pacto de Varsóvia invadem a Tchecoslováquia, esmagando a Primavera de Praga. A participação da Alemanha Oriental é limitada a alguns especialistas devido às lembranças da recente guerra. Apenas a Albânia e a Romênia se recusam a participar.
  • 1975 — Programa Viking: a NASA lança a sonda Viking 1 em direção a Marte.
  • 1977 — Programa Voyager: a NASA lança a nave espacial Voyager 2.
  • 1988 — Guerra Irã-Iraque: um cessar-fogo é acordado, depois de quase oito anos de guerra.
  • 1991 — Uma multidão protesta contra o golpe que derrubou o líder soviético Mikhail Gorbachev por um dia. O povo abraçou o prédio do Parlamento com bandeiras da Rússia.
  • 2007 — O voo China Airlines 120 pega fogo e explode depois do pouso no aeroporto de Naha, em Okinawa, Japão.
  • 2008 — O voo Spanair 5022, de Madri, na Espanha, para a Grã-Canária, saiu do solo momentaneamente, rolou para a direita, e impactou no chão do aeroporto de Barajas. Das 172 pessoas a bordo, 146 morrem imediatamente e outras oito morrem depois de ferimentos sofridos no acidente.
  • 2016 — Cinquenta e quatro pessoas morrem quando um suicida detonou-se em uma festa de casamento curda em Gaziantepe, Turquia.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.