Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

2 de março na História

Hoje é dia de São Simplício; em 1965, Estados Unidos inicia bombardeios ao Vietnã do Norte; em 1996, os Mamonas Assassinas morrem em acidente aéreo; em 2002, Estados Unidos invadem o Afeganistão


Por Redação Educadora Publicado 02/03/2020
A banda Mamonas Assassinas

Em 1965, Força Aérea e Marinha dos EUA e Vietnã do Sul começam bombardeios contra o Vietnã do Norte na operação Rolling Thunder;

Em 1996, acidente aéreo mata a banda Mamonas Assassinas na Serra da Cantareira, em São Paulo;

Em 2002, Estados Unidos invadem o Afeganistão.

São Simplício

Papa da Igreja, pertencente ao Clero de Roma, o santo viveu mergulhado num contexto de grande instabilidade, seja por parte das heresias que rondavam a Igreja, como também por parte externa, da sociedade e do Império que estava para ruir.

Foi escolhido para sucessor de São Pedro no ano de 468. Um homem de testemunho e oração, sensível aos ataques internos que a Igreja sofria por parte do Nestorianismo – que buscava espalhar a mensagem entre os cristãos de que Cristo não teria nenhuma ligação com Deus, negando o mistério da Encarnação – e também o Monofisismo, onde pregavam como verdade que a natureza divina suprimiu a natureza humana de Cristo.

Simplício se deparava com essa realidade, mas com autoridade, cheio do Espírito Santo e em comunhão com o Clero, se tornou cada vez mais canal da luz, que é Cristo, para essas situações.

São Simplício demonstrou com a vida que vale a pena caminharmos com o coração fixo na recompensa que o Senhor quer nos dar na Glória.

·  986 — Luís V torna-se rei dos francos.

·  1458 — Jorge de Poděbrady é escolhido para ser o rei da Boêmia.

·  1484 — Colégio de Armas é formalmente incorporado pela Carta Régia assinada pelo rei Ricardo III da Inglaterra.

·  1498 — Navegador e explorador português Vasco da Gama completa o contorno da costa africana e aporta em Moçambique, depois de haver sofrido medonhos temporais e de ter sufocado uma revolta da marinhagem.

·  1630 — Invasões holandesas do Brasil: holandeses tomam o Forte de São Jorge, Recife.

·  1657 — Grande incêndio de Meireiki: um incêndio em Edo (atual Tóquio), no Japão, provoca mais de 100 000 mortes e dura três dias.

·  1855 — Alexandre II torna-se czar da Rússia.

·  1896 — Batalha de Adwa: o Exército Italiano é derrotado pelo Exército Etíope em Adwa, Etiópia.

·  1897 — Guerra de Canudos: um terceiro ataque é realizado pela expedição de Antônio Moreira César, composta de 1200 homens.

·  1901 — Congresso dos Estados Unidos aprova a Emenda Platt, limitando a autonomia de Cuba como condição para a retirada das tropas americanas.

·  1919 — Primeira Internacional Comunista se reúne em Moscou.

·  1933 — King Kong estreia no Radio City Music Hall de Nova Iorque.

·  1939 — Cardeal Eugenio Pacelli é eleito papa e toma o nome de Pio XII.

·  1941 — Segunda Guerra Mundial: As primeiras unidades militares alemãs entram na Bulgária depois dela se juntar às Forças do Eixo.

·  1943 — Segunda Guerra Mundial: Batalha do Mar de Bismarck: Estados Unidos e as forças australianas afundam navios do comboio japonês.

·  1946 — Ho Chi Minh é eleito Presidente do Vietname do Norte.

·  1956 — Marrocos declara sua independência da França.

·  1962 — Na Birmânia, o exército liderado pelo general Ne Win toma o poder em um golpe de Estado.

·  1965 — Tem início a Operação Rolling Thunder, uma campanha de bombardeio sustentado contra o Vietnã do Norte feita por forças aéreas e navais dos Estados Unidos e do Vietnã do Sul.

·  1969 — Em Toulouse, França, é realizado o primeiro voo de teste do Concorde.

·  1970 — Rodésia rompe formalmente seus vínculos com a Coroa britânica e declara-se uma república.

·  1972 — Sonda espacial Pioneer 10 é lançada de Cabo Canaveral, Flórida com a missão de explorar planetas distantes.

·  1977 — Líbia se torna a Jamahiriya Árabe Popular Socialista da Líbia, quando o Congresso Geral do Povo aprovou a “Declaração do Estabelecimento da Autoridade Popular”.

·  1978 — O tcheco Vladimír Remek se torna o primeiro homem não-russo e não-americano a ir para o espaço, quando é lançado a bordo da nave espacial soviética Soyuz 28.

·  1983 — Compact Discs e players são vendidos pela primeira vez nos Estados Unidos e em outros mercados. Eles estavam anteriormente disponíveis apenas no Japão.

·  1989 — Doze nações da Comunidade Europeia concordam em banir a produção de todos os clorofluorcarbonetos (CFCs) até o fim do século.

·  1990 — Nelson Mandela é eleito vice-presidente do Congresso Nacional Africano.

·  1992

  • Início da Guerra da Transnístria.
  • Armênia, Azerbaijão, Cazaquistão, Quirguistão, Moldávia, San Marino, Tajiquistão, Turquemenistão e Uzbequistão tornam-se membros da Nações Unidas.

·  1995

  • Pesquisadores do Fermilab anunciam a descoberta do quark top.
  • Yahoo! é incorporado.

·  1996 — Os integrantes da banda de rock brasileira Mamonas Assassinas morrem em um acidente aéreo na Serra da Cantareira em São Paulo.

·  1998 — Dados enviados da sonda espacial Galileu indicam que a lua de Júpiter, Europa tem um oceano líquido sob uma grossa camada de gelo.

·  2002 — Invasão norte-americana do Afeganistão: início da Operação Anaconda, (que termina em 19 de março depois de matar 500 militantes talibãs e da Al-Qaeda, com 11 mortes nas tropas ocidentais).

·  2004 — Guerra do Iraque: Al-Qaeda realiza o Massacre de Ashoura no Iraque, matando 170 pessoas e ferindo mais de 500.

·  2008 — Hugo Chávez e Rafael Correa, presidentes da Venezuela e do Equador, fecham suas embaixadas na Colômbia e mobilizam tropas na fronteira entre os três países, provocando grave crise diplomática entre os três países.

·  2017

  • Elementos moscóvio, tenesso e oganesson são adicionados oficialmente à tabela periódica em uma conferência em Moscou, Rússia.
  • Exército Sírio, com apoio da Força Aérea Russa, retoma pela segunda vez o controle de Palmira do Estado Islâmico.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.